Anúncio

Dieta vegana, paleo e ortomolecular: conheça as diferenças e características

Modalidades de alimentação e estilo de vida

Anúncio


Buscar uma melhor qualidade de vida por meio da alimentação não é um tema recente. Diversas pesquisas e também os médicos em geral afirmam que a alimentação é um fator determinante para a saúde, bem como para a ausência dela. Tendo isso em vista, as pessoas aderem às dietas com objetivos distintos, seja para emagrecer, para fortificar o sistema imunológico ou, ainda, para ter um melhor condicionamento físico, por exemplo. Assim sendo, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa quinta-feira (15/07) esse artigo que trata sobre as diferenças da dieta vegana, paleo e ortomolecular.

Continua depois da publicidade

Confira, portanto, as principais características dessas dietas e entenda porque elas estão em alta. Saiba os benefícios de cada uma e, além de conhecer, aproveite para analisar qual delas seria mais adequada para você e sua rotina.

Dieta vegana, paleo e ortomolecular: conheça as diferenças e características
Dieta vegana, paleo e ortomolecular: conheça as diferenças e características – Imagem: Divulgação natuelife

Confira também: Você vai se surpreender com os 5 benefícios da maçã para consumir todos os dias

Dieta vegana, paleo e ortomolecular

A alimentação é um ponto bastante importante para a saúde, funcionamento do nosso corpo e também para o nosso organismo como um todo.

Desse modo, apostar e seguir algumas dietas tem sido muito importante para adquirir hábitos saudáveis.

Dito isso, conheça as principais características da dieta vegana, paleo e ortomolecular.

Continua depois da publicidade

Dieta vegana

Das três, a dieta vegana é a mais conhecida. Ela é baseada, principalmente, na exclusão completa de produtos de origem animal no que diz respeito ao consumo.

Continua depois da publicidade

Isso significa que os adeptos da deita não consomem alimentos, produtos de higiene (pessoal e doméstica), roupas, cosméticos e todos os outros que tenham em sua composição qualquer que seja o ingrediente ou composto animal e/ou que foram testados em animais.

Dessa forma, a base alimentícia dos veganos é composta por vegetais, frutas, legumes e grãos. Ao contrário do que se imagina no senso comum, a dieta vegana não é incompleta ou pobre de proteína, pois diversos outros alimentos contém a quantidade de nutrientes adequados.

Assim, a falta de carne é recompensada por outros alimentos que possuem tanto quanto ou mais proteínas. Então, a dieta vegana não causa prejuízos ao corpo e à saúde, pelo contrário.

Além disso, os veganos não frequentam lugares como circos ou zoológicos, pois a filosofia de vida do veganismo é conscientizar a população quanto aos maus tratos com os animais e exploração.

Dieta paleo ou paleolítica

Nessa modalidade, ao contrário da dieta vegana, o consumo de proteína animal é mais que permitido. É indicado que o adepto da dieta paleo consuma carnes magras, mariscos, peixes e outras fontes de proteínas em maior quantidade.

Além disso, deve-se consumir alimentos frescos e naturais sempre tendo em vista o equilíbrio. Nesse caso, o consumo de proteínas deve ser maior do que de carboidratos.

Deve-se evitar produtos processados, refinados, os grãos, o bom e velho pão francês, bolo, pizza e o arroz com feijão.

Dieta ortomolecular

Na dieta ortomolecular, o adepto busca um melhor equilíbrio químico do corpo, fazendo correções nutricionais; ou seja, a partir da análise individual, há a diminuição ou aumento de ingestão de vitaminas, bem como minerais e outros nutrientes.

Entre os benefícios dessa dieta, podemos destacar o combate ao envelhecimento precoce, mas há também fatores negativos.

Portanto, sempre deve-se buscar a orientação de um médico nutricionais, pois cada organismo reage diferente às dietas.

Confira ainda: Chá de gengibre com canela: conheça os benefícios dessa bebida poderosa

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro. A especialista fala sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros. Dentre os muitos benefícios, a ajuda no na prevenção do câncer, envelhecimento precoce, doenças degenerativas e muito mais.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais