Anúncio

Dicas de como fazer fios de ovos e usar em diversas receitas: confira agora

Aprenda a preparar, de uma vez por todas, o emaranhado amarelinho que faz tanto sucesso

Anúncio


Originário de Portugal, os fios de ovos são feitos com gema, açúcar e água. Com um passo a passo simples que o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai apresentar hoje, 23 de janeiro, você nunca mais vai errar ao tentar fazer essa delícia. Sendo um item que pode decorar e dar sabor às mais variadas sobremesas, pode ser feita sem nenhum grau de dificuldade e fica pronta em 60 minutos. É receita tão versátil, que o doce se espalhou como queridinho por todos os continentes e faz muito sucesso aqui no Brasil. Confira mais detalhes conosco, as dicas fáceis de como fazer!

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer fios de ovos: dicas

Os fios de ovos são o tipo de decoração de doces que todo mundo admirou ao menos uma vez na vida. Os emaranhados amarelos espalhados em um bolo de aniversário, no pão doce ou até mesmo uma receita doce deixam qualquer prato mais bonito.

Mas, você sabe como eles são feitos? Se você está se perguntando como essas iguarias amarelas surgiram, confira tudo logo abaixo como fazer com nossas dicas.

Assim, leia mais: Aprenda A Fazer O Bolinho De Limão Com Cobertura De Leite Condensado Para O Café Da Manhã

Ingredientes da receita

  • 12 gemas de ovos;
  • 1 litro da água filtrada;
  • Algumas gotas da essência da baunilha;
  • 1 kg do açúcar cristal.

Passo a passo dos fios de ovos

Dicas de como fazer fios de ovos
Dicas de como fazer fios de ovos e usar em receitas – Foto: Canva
Para você

Qual melhor tipo de macarrão para servir com molho…

Continua depois da publicidade

5 passos para fazer um arroz gostoso e soltinho

Continua depois da publicidade

Após fazer a separação das gemas das claras, passe todas as gemas na peneira a fim de retirar sua película. Isso evitará que a iguaria fique com o aroma, bem como o gosto forte do ovo. Entretanto, nunca force a passagem das gemas com a ajuda de uma colher, pois a película geralmente passa junto nesses casos. Deixe reservado.

Na panela com fundo grosso, coloque a quantidade de água, a essência e o açúcar. Dessa forma, misture bem, deixando ferver no fogo alto. Tão logo levante fervura, adicione as gemas. Mas, para isso, é preciso usar um funil apropriado para fazer fio de ovos. Caso não seja possível obter, uma manga com bico fininho de confeiteiro também serve.

Abaixe o fogo para médio e, bem rápido, faça movimentos circulares, seja com funil ou com a manga em cima da panela. Tenha em mente que quanto mais rapidinho fizer, mais finos serão os fios. Mas, lembre-se que apenas o movimento deve ser ligeiro. As gemas podem ser colocadas com paciência para não errar a receita.

Quando os fios ficarem firmes, retire-os usando uma escumadeira. Então, coloque-os em cima de uma peneira a fim de escorrer a calda em excesso. Agora, para fazer a separação dos fios, molhe as mãos na água fria, separando com seus dedos.

Sugestão de consumo da receita

Os fios de ovos são doces caseiros que têm como base as gemas. A iguaria é saborosa pura ou em combinação com frutas, sorvetes, bolos, tortas, mousses, entre outras maravilhas da confeitaria. Contudo, cai muito bem em receitas salgadas também, por exemplo, com lombo, peru, tender, etc. Assim experimente fazer e provar!

Portanto, veja mais: Receita De Bolo De Limão Com Cobertura: 10 Porções Incríveis Para Servir No Café Da Manhã

10 fatos históricos sobre sobremesas que você não sabia

A sobremesa é uma das partes importantes da nossa refeição. No entanto essas delícias tem muito mais histórias ou curiosidades do que você possa imaginar. Assim, para te deixar a par sobre os fatos mais curiosos sobre as sobremesas, separamos 10 fatos históricos mais interessantes sobre as sobremesas. Acredite, muitas delas você nem imagina como são antigas!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais