Anúncio

Fogão cooktop: veja vantagens e desvantagens de cada modelo

Anúncio


Nos últimos anos, o fogão cooktop tem se tornado uma febre entre os consumidores, ainda mais por ser econômico e se apresentar com um design bem moderno. Dessa forma, hoje, 06/01, a coluna Receitas Fáceis do Folha Go, vai mostrar as vantagens e desvantagens de se ter esse aparelho em casa e suas especificidades.

Continua depois da publicidade
fogao cooktop
Fogão cooktop: veja vantagens e desvantagens (Imagem: web continental)

Além da praticidade, esses aparelhos trazem comodidade, por preencherem pouco espaço na cozinha. Na matéria abaixo, você vai conhecer os prós e os contras de cada modelo de cooktop para decidir se escolherá um para sua casa. Assim confira!

Assim, leia mais: Panela de pressão elétrica: confira dicas de como usar corretamente e faça uma receita saborosa.

Fogão cooktop

O cooktop é um aparelho de fogão elétrico, que pode se apresentar em versões a gás, por indução e elétrico. Dessa maneira, o aparelho é de certa forma novo no mercado. Assim, faz com que haja o surgimento de várias dúvidas por parte dos consumidores quando escolher, o que sanaremos a seguir.

Fogão cooktop: vantagens e desvantagens

Então, para dar início as dicas de vantagens e desvantagens desse aparelho, precisamos antes de mais nada, separar os modelos e explicar seus detalhes, para que você possa decidir se vale a pena ter o fogão, veja:

1- Cooktop por indução

fogao cooktop
Fogão cooktop: veja vantagens e desvantagens (Imagem: magazine luiza)

Esse cooktop é bem moderno e apresenta diversas vantagens, mas, também algumas desvantagens para comprá-lo, veja:

Continua depois da publicidade

Vantagens

Entre as vantagens está o design moderno, assim como, a facilidade na limpeza do aparelho com mero pano seco, esponja macia e e um detergente neutro.

Continua depois da publicidade

Outra vantagem trazida por esse aparelho é a segurança que oferece no momento de cozinhar. Isso, já que ele não precisa de usar gás natural.

Desvantagens

Entre as desvantagens desse aparelho está o fato de que ele só funciona com uso de panelas de aço inox multicamadas. E, além disso, não é tão econômico como os demais, já que consome muita energia elétrica por criar indução por campo magnético.

2- Fogão cooktop a gás

fogao cooktop
Fogão cooktop: veja vantagens e desvantagens (Imagem: gadget review)

Esse modelo de cooktop é parecido com o modelo de fogão tradicional que conhecemos há anos. Assim como o modelo por indução ele também apresenta vantagens e desvantagens, veja:

Vantagens

Entre as vantagens desse cooktop a gás está o design é a facilidade de limpeza. Também o fato de qualquer panela ser adaptável a ele, o que já diferente do cooktop por indução. É o modelo mais procurado por tais facilidades. E outra vantagem é a economia apresentada por esse aparelho, já que não consome energia.

Desvantagens

Entre as desvantagens está o fato de que precisa de usar o tradicional gás natural para funcionar, o que traz a tona os riscos apresentados pelo uso do gás comum. Também há o detalhe da limpeza precisar as vezes remover acendedores, queimadores e grades para efetuar uma boa limpeza.

3- Modelo Cooktop elétrico

fogao cooktop
Fogão cooktop: veja vantagens e desvantagens (Imagem: cabinets directs)

Esse modelo de cooktop é parecido com o modelo de indução e também apresenta vantagens e desvantagens, veja:

Vantagens

Entre as vantagens temos o design moderno e diferenciado que são característica dos cooktops. Assim como, a facilidade na limpeza como os demais. Ele também não precisa de gás natural, apresentando maior segurança para os consumidores, e, ainda, funciona com qualquer panela.

Desvantagens

Entre as desvantagens desse modelo está o consumo de energia elétrica, sendo bem menos econômico.

4- Fogão cooktop vitrocerâmico

fogaocooktop
Fogão cooktop: veja vantagens e desvantagens (Imagem: simpleslar)

Esse modelo de fogão cooktop se diferencia apenas pelo design em relação aos demais. Isso porque, ele pode ser elétrico, e ai terá as mesmas vantagens e desvantagens citadas acima. E ainda por ser de indução, não se apresenta como cooktop a gás.

Em suma, o fogão cooktop pode se apresentar nas versões: elétrico, a gás, por indução e evitrocerâmicco. Dessa forma, basta escolher a melhor opção de uso para você.

Portanto, esse aparelho, em geral oferece modernidade, facilidade de manuseio e praticidade na limpeza. Além de transformar a cozinha em uma ambiente planejado, aproveitando melhor os espaços.

Talvez seu grande ponto negativo, seja o fato de não possuir forno acoplado como um fogão tradicional. Assim, para os que assam muito os alimentos, será necessário uma compra separada do aparelho de forno.

Mas, por outro lado, para os que não precisam muito de forno, o fogão acaba sendo uma escolha para otimização do espaço da cozinha.

Portanto comprar um cooktop e escolher o modelo perfeito vai depender da necessidade rotineira da cozinha. Também do espaço existente, a observação do design dos móveis no local. Mas, de fato é um ótimo aparelho, e atende bem o que propõe a fazer.

Ademais, você também pode se interessar: Cuidados com a geladeira: veja 5 dicas para o bom funcionamento do eletrodoméstico e truques para limpeza.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais