Anúncio

Lavar o frango, pode ou não pode? Saiba agora mesmo qual a forma mais segura

Fique por dentro do assunto

Anúncio


Culturalmente, temos a ideia de que todos os alimentos devem ser higienizados antes do consumo, senão não será seguro consumi-los. Embora esse pensamento não esteja errado, será se pode ou não lavar o frango? Pois bem, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje, 08 de fevereiro de 2022, informações super importantes sobre o assunto; confira e entenda melhor sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Pode ou não pode lavar o frango? Eis a questão

Não pode lavar o frango! Se você é o tipo de pessoa que acha que deve lavar todos os alimentos, deve rever os hábitos agora mesmo!

É certo que higienizar frutas, legumes e verduras antes do consumo é super importante. No entanto, com relação às carnes, especialmente o frango, essa prática não deve ser feita.

Leia também: Como fazer uma carne moída fritinha perfeita e saborosa? Saiba agora com dicas incríveis

Por que não se pode lavar o frango

Lavar o frango, pode ou não pode? Saiba agora mesmo qual a forma mais segura
Lavar o frango, pode ou não pode? Saiba agora mesmo qual a forma mais segura – Imagem: Canva Pro

O principal risco quanto ao fato de lavar o frango antes do preparo se deve com relação à contaminação, isso você já sabe. Dessa forma, de acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), a carne de frango, mas também ovos e outros tipos de carne, como a carne vermelha, podem conter diversas bactérias, incluindo a Salmonella.

Ao lavar a carne, a propagação dessas bactérias é feita, podendo levar a pessoa contaminada a desenvolver quadros de infecções gastrointestinais. Geralmente esse tipo de infecção passa em alguns dias, mas nos casos mais graves, pode gerar complicações nada agradáveis.

Continua depois da publicidade

Dentre as mais graves estão, por exemplo, o desenvolvimento e contaminação com hepatite, pancreatite e síndrome de Guillain-Barré. Nesse último caso, é doença que leva o sistema imunológico a atacar os nervos, podendo até causar paralisia.

Como eliminar as bactérias do frango

Quando você lava o alimento, nesse caso, o frango, está espalhando diversas bactérias e micro-organismos na pia, o que aumenta as chances de contaminação e, pior, contaminação cruzada. Além da contaminação evidente na pia, essa prática pode contaminar utensílios domésticos, louças, mãos, superfícies, roupas (devido aos respingos) e até mesmo outros alimentos.

Você deve estar se preguntando então, como eliminar essa bactérias e consumir um alimento seguro. A resposta é mais simples do que você imagina: cozinhar bem! Isso mesmo, a alta temperatura no momento do preparo vai eliminar as bactérias nocivas que causam doenças.

Portanto, lave bem as mãos antes de manusear a carne ou qualquer outro alimento, não lave o frango e cozinhe-o bem! Nos casos de receitas não cozidas, a temperatura para o preparo deve ser alta.

Leia ainda: Aprenda a fazer tempero caseiro para carne vermelha, carnes brancas e feijão

APRENDA sobre o uso dos ÓLEOS ESSENCIAIS; Dicas Incríveis

Os óleos essenciais viraram os queridinhos nos lares de muitos brasileiro. Isso por causa das suas diversas propriedades de limpeza e cura, especialmente através da aromaterapia.

Os óleos essenciais são substâncias liberadas por plantas, sintetizadas e armazenadas. Ou seja, são de origem completamente vegetal.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais