Anúncio

Qual é o manuseio adequado dos ovos: aprenda o que fazer depois de comprá-los no mercado

Anúncio


A segurança alimentar é tema bem importante, e quando diz respeito aos ovos são necessários cuidados tanto quanto dispomos com as carnes e laticínios em geral. Por isso, o Receitas Fáceis, do Folha Go, está trazendo hoje (05/01) um guia do manuseio adequado dos ovos. Afinal, pode haver riscos para a saúde se eles não forem devidamente tratados.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, leia mais: Quiche vegetariano: receita saudável e nutritiva; confira

Alguns ovos chegam a se contaminar com bactérias, que podem causar intoxicações alimentares graves. Portanto, fique atento à matéria abaixo para entender mais sobre os devidos cuidados e sobre como evitar pratos que contenham esses alimentos crus.

cuidados no manuseio dos ovos (Imagem www.umavidacomsaude.com)

Como se faz o manuseio adequado dos ovos

Primeiramente, para desfrutar de ovos com segurança, compre-os limpos, não quebrados e que estejam dentro do prazo de validade. Assim, guarde-os na geladeira em sua caixa própria. Ao cozinhar, faça isso até que fiquem bem quentes.

Se você seguir essas dicas básicas de segurança alimentar, estará fazendo o manuseio adequado dos ovos. Dessa forma, poderá reduzir significativamente as chances de você ou da sua família ficarem doentes com bactérias ruins.

Evite ovos rachados e sujos

Bactérias de sujeira ou excrementos de frango por fora da casca podem entrar no através de rachaduras. Estas, às vezes, são finas demais para serem visíveis. Uma vez que está dentro do ovo, as bactérias podem crescer, aumentando o risco de doenças.

Continua depois da publicidade

Cuidados na compra e após dos ovos

Ao comprar ovos, você pode seguir uma série de etapas para manter o alimento seguro para consumo:

Continua depois da publicidade
  • Abra a caixa e verifique se os ovos estão limpos e não rachados antes de comprar;
  • Não compre ovos “self-service”, onde você seleciona-os individualmente. Assim, sabe-se de onde eles vêm, como foram armazenados e manuseados ou sua data de validade;
  • Considere que os ovos maiores têm cascas mais finas e são mais propensos a rachar;
  • Se você encontrar um ovo sujo ou rachado, jogue-o fora;
  • Não lave os ovos, pois a casca fica mais porosa quando molhada, facilitando a entrada de micro-organismos.

Assim, confira também: Salada de feijão fradinho: experimente essa receita diferente que fica pronta em 20 minutos

Manuseio adequado dos ovos dentro da geladeira

A melhor maneira de armazenar ovos é mantê-los em sua própria caixa na geladeira.  A data de validade na caixa pressupõe que eles estejam refrigerados. Caso fiquem fora, terão que ser consumidos em um prazo menor.

As cascas dos ovos são porosas, como dissemos. Portanto, contaminam-se por alimentos com cheiro forte na geladeira. Mantê-los na caixa torna isso menos provável de acontecer.

cuidados no manuseio dos ovos (Imagem www.umavidacomsaude.com)

Tome os mesmos cuidados com os ovos que faz com a carne ou laticínios

Tome os mesmos cuidados com os ovos que tomaria com frango, carne, frutos do mar ou laticínios:

  • Compre e use esses alimentos antes da data de validade;
  • Limpe bem as mãos, áreas de alimentos, superfícies, pratos, panos de limpeza e utensílios após o manuseio, especialmente se derramar algo;
  • Geladeira sempre (é bem importante frisar).

Cozinhe bem os ovos

Cozinhe os ovos e outros pratos com esse ingrediente até que estejam bem quentes. Uma vez que cozinhar ovos matará completamente as bactérias, e assim haverá menos riscos à saúde

Afinal, as bactérias sobrevivem se o alimento não for cozido, e até que esteja completamente quente, sabia? Quanto mais bem cozido o ovo, menor a probabilidade dos micro-organismos sobreviverem.

Alimentos que contêm ovos bem cozidos são geralmente seguros. Isso inclui bolos, bem como quiches e biscoitos. Assim, é importante não comer comidas com o alimento cru.

Alguns alimentos caseiros crus ou levemente cozidos geralmente estão relacionados à intoxicação alimentar. Exemplos comuns incluem:

  • Maionese caseira e molhos para salada;
  • Batidas com ovo;
  • Sorvete caseiro;
  • Mousses, cremes e tiramissu;
  • Massa para panquecas não cozidas, misturas para bolos, massa de pastelaria ou de biscoitos.

As versões comercialmente disponíveis são, em geral, seguras. Isso porque, certamente, produziu-se com ovo pasteurizado ou tratou-se termicamente. Para verificar, leia o rótulo ou entre em contato com o fabricante.

Sirva imediatamente pratos quentes com ovos ou resfrie-os rapidamente na geladeira. Dessa forma, eles poderão ser refrigerados até que sejam consumidos.

Então, saiba que o manuseio adequado dos ovos é simples, mas requer cuidados. Preste atenção nas dicas que demos e não abuse da sorte na hora de cuidar da alimentação. E se você tem algum método especial, conte nos comentários!

Portanto, você também pode se interessar: Pãozinho com calabresa e queijo: opção fácil, macia e gostosa para seu lanche

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais