Pão mofado faz mal para saúde? Saiba em que situação é seguro comer

Seja pão, fruta ou qualquer outro alimento, o mofo o deixa inutilizável; exceto em alguns tipos de queijo, por exemplo

Pão mofado faz mal para saúde? Saiba em que situação é seguro comer - Imagem: Canva Pro
0

- Advertisement -

Na hora do café da manhã, você pega o pacote de pão e percebe que o alimento está meio esverdeado, com uma aparência nada legal… e aí, o que você faz? Afinal de contas, comer pão mofado faz mal para a saúde? O Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa terça-feira (26/10) esse artigo que vai te explicar tudo sobre o assunto.

O mofo é na verdade um tipo de fungo que se alimenta de matéria orgânica. Desse modo, ele não está presente apenas no pão, mas em outros alimentos (frutas, por exemplo) e superfícies nada comuns como madeira e couro.

Pão mofado faz mal para saúde?

- Advertisement -

O pão mofou mesmo dentro do prazo de validade… daí você imagina que tudo bem fazer um sanduíche, basta tirar a parte mofada, não é mesmo? Na verdade, não!

Embora seja mais comum que o mofo apareça em pães velhos, aquele pacote que você comprou a poucos dias pode estragar facilmente depois de aberto. Isso acontece porque o alimento fica mais exposto à contaminação que tanto pode estar em nossas mãos, como no próprio ar.

Além disso, se a embalagem estiver úmida por dentro ou se o local de armazenamento do pão for quente, certamente o risco de aparecer mofo é maior.

Dessa forma, pão mofado faz mal para saúde? Faz sim! Não é indicado consumir nenhum alimento que apresente bolor (que pode ser verde, amarelo, branco, cinza) ou que tenha sofrido alteração em sua composição, principalmente na sua coloração e no seu cheiro.

Por isso, mesmo se a tentação de tirar aquele pedacinho mofado e comer o resto for maior do que a sua preocupação com a saúde, você deve resistir. Ou é isso ou é arriscar ficar doente. Afinal de contas, mofo é micro-organismo danoso à saúde humana.

Leia também: Segredo para panos de prato branquinhos: dê adeus à gordura e ao encardido! Veja como

Por que não pode comer pão mofado

Pão mofado faz mal para saúde? Saiba em que situação é seguro comer
Pão mofado faz mal para saúde? Saiba em que situação é seguro comer -Imagem: Canva Pro

Por motivos óbvios de segurança alimentar, não se deve fazer o consumo de alimentos mofados, nem mesmo partes do alimento que não têm mofo aparente, pois o calor da sanduicheira, por exemplo, não elimina o fungo.

Mas por que? Pois bem, se o mofo chegou ao ponto de parecer, certamente todo o alimento contem pequenas proporções do fungo, mesmo sem você ver.

Ao comer um pão (ou qualquer outro alimento) mofado, você pode sentir dores no estômago, náuseas, ter diarreia e até mesmo ter que ir ao hospital se a infecção apresentar um quadro mais grave.

Como não é possível saber qual o tipo de fungo crescendo no alimento, deve-se jogar fora todo o conteúdo da embalagem.

Como evitar que o pão mofe

Local seco e em temperatura ambiente são dois pontos importantes para armazenar o pão e evitar que ele mofe.

Você pode, inclusive, congelar as fatias e esquentá-las quando for consumi-las. No mais, sempre evite deixar o pão exposto ao ar, com o pacote aberto.

Em resumo, não é seguro comer pão com mofo, principalmente para pessoas de grupos considerados vulneráveis, como pessoas com sistema imunológico debilitado, crianças, idosos e mulheres grávidas.

Leia ainda: Qual a maneira correta para reaproveitar o óleo de cozinha? Confira dicas importantes

Passo a passo para uma CARNE SUCULENTA e SABOROSA: saiba agora como fazer

Neste vídeo vamos dar dicas práticas para preparar aquele bife ou bisteca de uma maneira muito fácil e o resultado é delicioso. Confira o passo a passo e garantimos que vai dar certo! Assista.

- Advertisement -

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais