Para acertar nas receitas: descubra os tipos de cebola e seu uso doméstico

Saiba tudo sobre o assunto

Para acertar nas receitas: descubra os tipos de cebola e seu uso doméstico - Imagem: Canva Pro
0

- Advertisement -

A cebola é um vegetal bastante utilizado na culinária. Ela tem o poder de deixar qualquer receita mais saborosa, seja um prato cozido, refogado ou assado, a cebola é um baita acompanhamento e tempero. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje, 28 de novembro de 2021, esse artigo sobre os tipos de cebola e seu uso doméstico. Veja dicas para conhecer e saber usar na culinária.

Assim sendo, confira tudo a respeito e veja quais são as principais diferenças entre os tipos, como cada um é utilizado e valoriza as receitas, no que diz respeito ao sabor e aroma.

Tipos de cebola e seu uso doméstico: veja as dicas

- Advertisement -

Então, se você é do tipo de pessoa que adora cozinhar, sabe bem que a maioria dos alimentos possuem variedades distintas.

No caso da cebola cada tipo é ideal para receitas diferentes entre si, também. Assim sendo, confira agora mesmo quais são os tipos de cebola e seu uso doméstico.

Leia ainda: Por quanto tempo posso congelar feijão? Veja agora mesmo como mantê-lo saboroso e fresco

Cebola roxa

Dicas para acertar nas receitas: descubra os tipos de cebola e seu uso doméstico
Dicas; para acertar nas receitas: descubra os tipos de cebola e seu uso doméstico – Imagem: Canva Pro

Então, a queridinha de muitas pessoas é realmente a cebola roxa. Ora, é menor do que a cebola branca e bem mais apurada com relação ao sabor, mas também bastante suave, esse tipo costuma agradar e ser a opção escolhida por quem já tem certa experiência na cozinha.

Dessa forma, a cebola roxa é perfeita para temperar pratos como:

  • Saladas diversas, principalmente as saladas cruas;
  • Sanduíches;
  • Receitas caramelizadas.

Cebola amarela

Quem não ama cebola, não é mesmo? Deliciosa, versátil e perfeita para temperar os mais variados pratos, a cebola amarela é o tipo mais comum do vegetal.

Esse tipo é também conhecido como “cebola pera”. Pois o seu sabor é super intenso, ácido e um pouco doce, o que a torna ideal para temperar as seguintes opções:

  • Refogados;
  • Sopas;
  • Molhos;
  • Carne assada.

Cebola branca

Pois bem, a cebola branca também é um tipo super comum e versátil. Presente em praticamente todo o país, a cebola branca é perfeita para intensificar e deixar as opções mais saborosas; veja:

  • Molhos;
  • Refogados diversos, como tempero para feijão, arroz, carne cozida e refogado de legumes (abobrinha, beterraba, brócolis e muito mais).

Cebola doce

Com esse nome super sugestivo, de todos os tipos, esse tipo de cebola tem um sabor mais doce, mas calma, não é aquele doce que a gente sente de imediato. Quando está sendo preparada, a cebola libera enzimas que estimulam a parte da nossa língua que capta um sabor mais adocicado.

Além disso, ela é super semelhante à cebola amarela, exceto pelo fato de ser mais doce e também apresentar uma quantidade de água consideravelmente alta, quando comparada com outros tipos.

Por essa razão, a cebola doce é ideal para temperar:

  • Receitas caramelizadas;
  • Empanados diversos, como a onion rings.

Cebola pérola

Ora, de nome também super sugestivo, a cebola pérola é bem pequena. Assim ela é arredondada e saborosa, é conhecida como cebola bebê.

Ainda possui um sabor bem suave e adocicado e quase não tem acidez. Dessa maneira, ela é ideal para:

  • Conservas;
  • Sopas;
  • Receitas de carne cozida.

Cebola chalota

Muito embora tenha esse nome estranho, a cebola chalota é super comum e você certamente a conhece. Pois bem, ela tem um formato mais alongado e possui um sabor bem doce. Assim, esse tipo é indicado para incrementar:

  • Compotas;
  • Vinagretes;
  • Omeletes.

Leia ainda: Quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto? Saiba agora mesmo e confira as principais diferenças

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba dicas de como usar nas RECEITAS

Desse modo, o gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

- Advertisement -

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais