Anúncio

Para acertar nas receitas: descubra os tipos de cebola e seu uso doméstico

Saiba tudo sobre o assunto

Anúncio


A cebola é um vegetal bastante utilizado na culinária. Ela tem o poder de deixar qualquer receita mais saborosa, seja um prato cozido, refogado ou assado, a cebola é um baita acompanhamento e tempero. Tendo isso em vista, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje, 28 de novembro de 2021, esse artigo sobre os tipos de cebola e seu uso doméstico. Veja dicas para conhecer e saber usar na culinária.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, confira tudo a respeito e veja quais são as principais diferenças entre os tipos, como cada um é utilizado e valoriza as receitas, no que diz respeito ao sabor e aroma.

Tipos de cebola e seu uso doméstico: veja as dicas

Então, se você é do tipo de pessoa que adora cozinhar, sabe bem que a maioria dos alimentos possuem variedades distintas.

No caso da cebola cada tipo é ideal para receitas diferentes entre si, também. Assim sendo, confira agora mesmo quais são os tipos de cebola e seu uso doméstico.

Leia ainda: Por quanto tempo posso congelar feijão? Veja agora mesmo como mantê-lo saboroso e fresco

Cebola roxa

Dicas para acertar nas receitas: descubra os tipos de cebola e seu uso doméstico
Dicas; para acertar nas receitas: descubra os tipos de cebola e seu uso doméstico – Imagem: Canva Pro

Então, a queridinha de muitas pessoas é realmente a cebola roxa. Ora, é menor do que a cebola branca e bem mais apurada com relação ao sabor, mas também bastante suave, esse tipo costuma agradar e ser a opção escolhida por quem já tem certa experiência na cozinha.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, a cebola roxa é perfeita para temperar pratos como:

Continua depois da publicidade
  • Saladas diversas, principalmente as saladas cruas;
  • Sanduíches;
  • Receitas caramelizadas.

Cebola amarela

Quem não ama cebola, não é mesmo? Deliciosa, versátil e perfeita para temperar os mais variados pratos, a cebola amarela é o tipo mais comum do vegetal.

Esse tipo é também conhecido como “cebola pera”. Pois o seu sabor é super intenso, ácido e um pouco doce, o que a torna ideal para temperar as seguintes opções:

  • Refogados;
  • Sopas;
  • Molhos;
  • Carne assada.

Cebola branca

Pois bem, a cebola branca também é um tipo super comum e versátil. Presente em praticamente todo o país, a cebola branca é perfeita para intensificar e deixar as opções mais saborosas; veja:

  • Molhos;
  • Refogados diversos, como tempero para feijão, arroz, carne cozida e refogado de legumes (abobrinha, beterraba, brócolis e muito mais).

Cebola doce

Com esse nome super sugestivo, de todos os tipos, esse tipo de cebola tem um sabor mais doce, mas calma, não é aquele doce que a gente sente de imediato. Quando está sendo preparada, a cebola libera enzimas que estimulam a parte da nossa língua que capta um sabor mais adocicado.

Além disso, ela é super semelhante à cebola amarela, exceto pelo fato de ser mais doce e também apresentar uma quantidade de água consideravelmente alta, quando comparada com outros tipos.

Por essa razão, a cebola doce é ideal para temperar:

  • Receitas caramelizadas;
  • Empanados diversos, como a onion rings.

Cebola pérola

Ora, de nome também super sugestivo, a cebola pérola é bem pequena. Assim ela é arredondada e saborosa, é conhecida como cebola bebê.

Ainda possui um sabor bem suave e adocicado e quase não tem acidez. Dessa maneira, ela é ideal para:

  • Conservas;
  • Sopas;
  • Receitas de carne cozida.

Cebola chalota

Muito embora tenha esse nome estranho, a cebola chalota é super comum e você certamente a conhece. Pois bem, ela tem um formato mais alongado e possui um sabor bem doce. Assim, esse tipo é indicado para incrementar:

  • Compotas;
  • Vinagretes;
  • Omeletes.

Leia ainda: Quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto? Saiba agora mesmo e confira as principais diferenças

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba dicas de como usar nas RECEITAS

Desse modo, o gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais