Peixe frito: aprenda técnicas com o chef Henrique Escábia a não errar na fritura nunca mais
Chega de carne engordurada ou murcha nas refeições ou para tira-gosto
Que delícia é um peixe frito bem feito, não é mesmo? Seja como tira-gosto ou como prato principal de uma refeição, essa delícia fica realmente incrível quando bem preparada. Para te ajudar a nunca mais errar a mão na hora de fritar o peixinho, o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te mostrar hoje (01/03) os truques que o chef Henrique Escábia revelou para ter porções sequinhas, saborosas e crocantes.
Saiba como fazer o peixe frito
Segundo o chef, a melhor escolha sempre é usar o peixe fresco. É importante também tomar bastante cuidado em se preparar pratos simples, sem ficar carregando muito nos acompanhamentos ou temperos. Assim, não encobrirá o sabor mais delicado do ingrediente principal.
No momento do preparo, deve-se tomar mais cuidado no manuseio. Isso porque existem peixes que têm carnes mais sensíveis e macias. Estes devem ser preparados nas frigideiras antiaderentes, bem como virados com a ajuda da espátula. Peixes da carne firme são fáceis para manusear.
Qual seria o ponto ideal do peixe?
Como todos os alimentos, o peixe, se passar do ponto certo, ficará ruim. O ponto ideal do peixe é quando se encosta um garfo e a carne solta lascas sem muitos esforços. Se estiver cru, ficará mais resistente. Passada do ponto, a carne ficará fibrosa, seca e esfarelada.
Pode fazer peixe empanado frito?
O chef Henrique orienta a se fazer, tradicionalmente, como na praia: após temperar os pedaços, passar na mistura farinha branca, ovo e fubá. O que não se deve fazer jamais é empanar e fritar depois, pois a farinha absorve umidade, fazendo o peixe de desmanchar.
Assim, leia mais: Como Fazer Um Bife Incrível: Veja Os Segredos Com O Chef Erick Jacquin
Como não deixar o peixe frito encharcado?
A temperatura em que o óleo está conta muito. Ele deve estar quente, sem grandes quantidades da carne sendo fritas de uma vez.
Antigamente, fazia-se o teste do palito de fósforo, colocando um palito dentro da panela. Quando a gordura esquentasse, o palito acenderia. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado para não se queimar.
Como temperar o peixe para que fique mais gostoso?
O chef diz que temperar com limão em casa, assim como em restaurantes é algo básico e clássico. Contudo, deve-se tomar cuidado com o tempo em que se deixa a carne marinando. O caldo de limão pode acabar “cozinhando” o peixe, acredita?
Henrique sugere que se coloquem raspas do limão juntamente com outros temperos. Por exemplo, fica muito bom em diversos tipos de peixes, alho, azeite extravirgem, pimenta do reino e sal.
Hum… Gostoso demais, não é? Tente seguir as dicas do chef Henrique Escábia para fazer um peixe frito caprichado da próxima vez que quiser arrasar no tira-gosto ou no prato principal da refeição. Ah, não se esqueça daquela saladinha caprichada para acompanhar!
Dessa forma, confira mais: Salada De Macarrão: Receita Leve, Criação Da Chef De Cozinha Ana Bueno
Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima
A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universa
Comentários estão fechados.