Anúncio

Peixe frito: aprenda técnicas com o chef Henrique Escábia a não errar na fritura nunca mais

Chega de carne engordurada ou murcha nas refeições ou para tira-gosto

Anúncio


Que delícia é um peixe frito bem feito, não é mesmo? Seja como tira-gosto ou como prato principal de uma refeição, essa delícia fica realmente incrível quando bem preparada. Para te ajudar a nunca mais errar a mão na hora de fritar o peixinho, o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te mostrar hoje (01/03) os truques que o chef Henrique Escábia revelou para ter porções sequinhas, saborosas e crocantes.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o peixe frito

Segundo o chef, a melhor escolha sempre é usar o peixe fresco. É importante também tomar bastante cuidado em se preparar pratos simples, sem ficar carregando muito nos acompanhamentos ou temperos. Assim, não encobrirá o sabor mais delicado do ingrediente principal.

No momento do preparo, deve-se tomar mais cuidado no manuseio. Isso porque existem peixes que têm carnes mais sensíveis e macias. Estes devem ser preparados nas frigideiras antiaderentes, bem como virados com a ajuda da espátula. Peixes da carne firme são fáceis para manusear.

Qual seria o ponto ideal do peixe?

Como todos os alimentos, o peixe, se passar do ponto certo, ficará ruim. O ponto ideal do peixe é quando se encosta um garfo e a carne solta lascas sem muitos esforços. Se estiver cru, ficará mais resistente. Passada do ponto, a carne ficará fibrosa, seca e esfarelada.

Pode fazer peixe empanado frito?

O chef Henrique orienta a se fazer, tradicionalmente, como na praia: após temperar os pedaços, passar na mistura farinha branca, ovo e fubá. O que não se deve fazer jamais é empanar e fritar depois, pois a farinha absorve umidade, fazendo o peixe de desmanchar.

Assim, leia mais: Como Fazer Um Bife Incrível: Veja Os Segredos Com O Chef Erick Jacquin

Continua depois da publicidade

Como não deixar o peixe frito encharcado?

A temperatura em que o óleo está conta muito. Ele deve estar quente, sem grandes quantidades da carne sendo fritas de uma vez.

Antigamente, fazia-se o teste do palito de fósforo, colocando um palito dentro da panela. Quando a gordura esquentasse, o palito acenderia. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado para não se queimar.

Segundo o chef, a melhor escolha sempre é usar o peixe fresco
Segundo o chef, a melhor escolha sempre é usar o peixe fresco – Foto: Rede Food Service

Como temperar o peixe para que fique mais gostoso?

O chef diz que temperar com limão em casa, assim como em restaurantes é algo básico e clássico. Contudo, deve-se tomar cuidado com o tempo em que se deixa a carne marinando. O caldo de limão pode acabar “cozinhando” o peixe, acredita?

Henrique sugere que se coloquem raspas do limão juntamente com outros temperos. Por exemplo, fica muito bom em diversos tipos de peixes, alho, azeite extravirgem, pimenta do reino e sal.

Hum… Gostoso demais, não é? Tente seguir as dicas do chef Henrique Escábia para fazer um peixe frito caprichado da próxima vez que quiser arrasar no tira-gosto ou no prato principal da refeição. Ah, não se esqueça daquela saladinha caprichada para acompanhar!

Dessa forma, confira mais: Salada De Macarrão: Receita Leve, Criação Da Chef De Cozinha Ana Bueno

Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima

A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais