Congelar os alimentos da semana ou do mês é uma forma de agilizar a sua vida. Essa escolha, inclusive, tende a ser bastante benéfica para facilitar seus dias e economizar. Mas você sabe por quanto tempo é possível congelar carnes e outros alimentos? O Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje (01/10) dicas relacionadas ao assunto.
Por quanto tempo é possível congelar carnes e outros alimentos?
Congelar a comida para o consumo posterior é um método de conservação super comum e eficiente. Além disso, deixa o alimento o mais próximo possível do seu estado natural, impedindo que microrganismos se proliferem. Abaixo, veja por quanto tempo é possível congelar carnes e outros alimentos, cuja temperatura ideal é de -18°C.
Leia também: Como organizar os alimentos na geladeira? Existe uma forma correta! Confira já
Carnes cruas

As carnes cruas, assim como as aves podem ficar no congelador por até 12 meses. Mas é preciso que estejam em recipientes apropriados ou na própria embalagem que foi comprada. Essa durabilidade só se atinge, então, se as carnes não estiverem temperadas.
Por quanto tempo é possível congelar alimentos embutidos
Linguiça, presunto e bacon são os principais exemplos de embutidos. Eles devem permanecer no freezer ou no congelador por, no máximo, 2 meses. Para tanto, devem estar em saquinhos de plástico bem fechados para evitar a proliferação de microrganismos.
Queijo
De comum consumo e bastante versátil, o queijo pode ficar sob refrigeração por, no máximo, 1 mês. Esse tempo engloba tanto os queijos frescos como também os demais tipos. Assim, não deixe de se atentar ao período máximo de congelamento.
Por quanto tempo é possível congelar peixes
Há uma variação importante quanto à durabilidade dos peixes no congelador ou freezer. Os peixes magros, ou seja, sem muita gordura, podem ficar congelados por até 6 meses. No caso dos peixes mais gordurosos, o tempo diminui. Nessa hipótese, o recomendável é que fiquem congelados somente por 2 meses, no máximo.
Congelamento do arroz
Por fim, também é possível congelar arroz. Aqui, o ideal é que haja a sua divisão em pequenas porções. Dessa forma, o tempo de congelamento pode ser de até 3 meses. Mas, lembre-se que somente a porção que for consumida no dia deve ser descongelada.
Além disso, também leia: 5 dicas para reaproveitar os alimentos: confira formas interessantes para não desperdiçar
Passo a passo para uma CARNE SUCULENTA e SABOROSA: saiba agora como fazer
Neste vídeo vamos dar dicas práticas para preparar aquele bife ou bisteca de uma maneira muito fácil e o resultado é delicioso. Confira, portanto, o passo a passo e garantimos que vai dar certo!