Anúncio

Por quanto tempo pode conservar alimentos prontos na geladeira sem congelar? Saiba agora mesmo

Mantenha a segurança alimentar em sua casa

Anúncio


Graças à geladeira, conseguimos conservar melhor os alimentos e fazer com que eles durem mais. No entanto, você sabe por quanto tempo pode conservar alimentos prontos na geladeira sem congelar? Pois bem, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje, 13 de dezembro de 2021, esse artigo que vai te explicar melhor sobre esse assunto.

Continua depois da publicidade

Portanto, entenda melhor sobre esse prazo e mantenha a segurança alimentar em sua casa. Afinal de contas, não é porque o alimento está na geladeira que está totalmente livre de bactérias e contaminação.

Saiba por quanto tempo pode conservar alimentos prontos na geladeira sem congelar

A geladeira, como você bem sabe, possui compartimentos diferentes: congelador, gavetas superior e inferior, prateleiras e porta.

Em cada parte dela, há os alimentos certos a serem posicionados, você sabe por que? Essa divisão visa o melhor aproveitamento da capacidade do eletro em resfriar os alimentos, bem como de conservá-los.

Em outras palavras, a geladeira possui um sistema de refrigeração que refrigera os alimentos de forma diferente; ou seja, no congelador e nas primeiras prateleiras, bem como na parte superior da porta, a refrigeração é maior.

É por isso que as carnes, os laticínios e as comidas prontas devem ficar na área mais superior (em cima) do eletro. Já as verduras, frutas e alguns legumes devem ficar na parte mais inferior (nas últimas prateleiras e na gaveta de baixo), onde a refrigeração é menor e não prejudica esses tipos de alimentos.

Continua depois da publicidade

Agora que você já sabe sobre todos esses pontos super importantes, é hora de saber também: por quanto tempo pode conservar alimentos prontos na geladeira sem congelar?

Continua depois da publicidade

O tempo indicado para deixar comida pronta na geladeira que não vai ser congelada é de até 3 dias, no máximo. Esse tempo é o limite para que o alimento não se estrague, mantenha uma quantidade considerável das suas propriedades nutricionais e não seja contaminada.

Leia também: Por quanto tempo posso congelar feijão? Veja agora mesmo como mantê-lo saboroso e fresco

Como armazenar comida pronta na geladeira

Por quanto tempo pode conservar alimentos prontos na geladeira sem congelar? Saiba agora mesmo
Por quanto tempo pode conservar alimentos prontos na geladeira sem congelar? Saiba agora mesmo – Imagem: Canva Pro

Por falar em contaminação, a forma que você vai armazenar a comida sem levá-la para o congelador é super importante para evitar bactérias danosas à saúde.

Desse modo, é essencial que você guarde o alimento em um recipiente limpo e seco. Além disso, é fundamental que ele tenha tampa.

Assim sendo, coloque o alimento no recipiente (se for de plástico, certifique-se que ele não está com cheiro de outros alimentos. O mais indicado é usar utensílios de vidro com uma boa vedação, mas caso não seja possível, pode utilizar os de plástico mesmo), tampe e leve para a geladeira.

Como dito anteriormente, coloque o recipiente com a comida pronta de preferência na primeira prateleira da sua geladeira. Não leve o alimento quente para o eletro, espere esfriar e só então armazene no aparelho.

Para evitar que cristais se formem e encharquem a comida, coloque plástico filme no recipiente de modo que cubra o alimento e depois tampe bem.

Leia ainda: Alimento seguro: saiba por quanto tempo você pode conservar alguns tipos de carne

Como CONGELAR FEIJÃO COZIDO? Confira o passo a passo agora mesmo

Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais