Quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto? Saiba agora mesmo e confira as principais diferenças

Confira quais são para ter sucesso no preparo da receita

Quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto? Saiba agora mesmo e confira as diferenças entre os tipos - Imagem: Canva Pro
0

- Advertisement -

Quem não ama risoto, não é mesmo? A receita costuma agradar até os mais exigentes e por uma razão muito simples: é deliciosa, de fácil preparo e versátil, pois há diversas formas de temperá-la. Mas você sabe quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto? Pois bem, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa sexta-feira (15/10) essa matéria super interessante que vai te responder essa pergunta e te explicar sobre a diferença entre eles.

Assim sendo, confira agora mesmo os tipos de arroz para preparar o risoto da forma adequada e como deve ser: cremoso, saboroso e colorido.

Quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto

- Advertisement -

Brasileiro ama pratos cremosos e cheios de sabor. Por essa razão, o risoto é um prato que sempre está presente em reuniões familiares ou naquele almoço do domingão.

De acordo com a história da receita, ela surgiu na região da Lombardia e de forma acidental, quando um cozinheiro derrubou muito açafrão no preparo que ficou conhecido como “Risoto alla Milanese”.

Desse modo, o risoto é uma receita típica da culinária italiana muito famosa em diversos países. No Brasil, as versões que mais caíram no gosto popular é a de camarão, nozes e queijo (principalmente o gorgonzola).

O segredo para um bom risoto é mexer bastante durante o preparo, pois o arroz vai soltando amido que é o responsável por dar toda a cremosidade que o prato precisa.

No entanto, a escolha do arroz é super importante, visto que alguns tipos têm propriedades mais adequadas para esse tipo de receita; então deve ser especial.

Dito isso, confira agora mesmo quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto.

Leia também: Como cozinhar arroz integral na panela de pressão: veja alternativas

Arroz arbóreo

Quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto? Saiba agora mesmo e confira as diferenças entre os tipos
Quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto? Saiba agora mesmo e confira as diferenças entre os tipos – Imagem: Canva Pro

O principal ingrediente do risoto é, certamente, o arroz, por isso que a escolha deve ser acertada. Dessa forma, o arroz arbóreo entra nessa lista dos melhores tipos de arroz para risoto, pois ele tem um grão maior e é prefeito para ser usado em receitas com bastante carne.

Esse tipo já e bastante utilizado por aqui, então use-o sem medo. Ele fica pronto em até 20 minutos!

Arroz vialone

O risoto já tem a característica inata de cremosidade, ok? Mas se você quer uma receita ainda mais cremosa e al dente, o arroz vialone (também chamado de vialone nano) é o tipo mais adequado.

Isso porque o grão é menor, mais arredondado e solta bastante amido durante o cozimento. Além disso, é o tipo mais indicado para ser feito com ingredientes mais delicados.

Arroz carnaroli

A última opção de melhores tipos de arroz para risoto é o arroz carnaroli. Nesse tipo o grão é comprido e fino, há também muita liberação de amido. Um risoto feito com esse arroz fica pronto em 17 minutos. Rapidinho, não é?

Portanto, esses são os tipos ideais de arroz para o preparo do risoto, o arroz branco não é recomendado.

Leia ainda: Aprenda agora 5 dicas para fazer o arroz perfeito: confira estratégias para nunca mais errar

RECEITA DE ARROZ INTEGRAL: aprenda a fazer EM SUA CASA de maneira deliciosa (passo a passo)

Confira agora mesmo!

- Advertisement -

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais