Anúncio

Quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto? Saiba agora mesmo e confira as principais diferenças

Confira quais são para ter sucesso no preparo da receita

Anúncio


Quem não ama risoto, não é mesmo? A receita costuma agradar até os mais exigentes e por uma razão muito simples: é deliciosa, de fácil preparo e versátil, pois há diversas formas de temperá-la. Mas você sabe quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto? Pois bem, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa sexta-feira (15/10) essa matéria super interessante que vai te responder essa pergunta e te explicar sobre a diferença entre eles.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, confira agora mesmo os tipos de arroz para preparar o risoto da forma adequada e como deve ser: cremoso, saboroso e colorido.

Quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto

Brasileiro ama pratos cremosos e cheios de sabor. Por essa razão, o risoto é um prato que sempre está presente em reuniões familiares ou naquele almoço do domingão.

De acordo com a história da receita, ela surgiu na região da Lombardia e de forma acidental, quando um cozinheiro derrubou muito açafrão no preparo que ficou conhecido como “Risoto alla Milanese”.

Desse modo, o risoto é uma receita típica da culinária italiana muito famosa em diversos países. No Brasil, as versões que mais caíram no gosto popular é a de camarão, nozes e queijo (principalmente o gorgonzola).

O segredo para um bom risoto é mexer bastante durante o preparo, pois o arroz vai soltando amido que é o responsável por dar toda a cremosidade que o prato precisa.

Continua depois da publicidade

No entanto, a escolha do arroz é super importante, visto que alguns tipos têm propriedades mais adequadas para esse tipo de receita; então deve ser especial.

Continua depois da publicidade

Dito isso, confira agora mesmo quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto.

Leia também: Como cozinhar arroz integral na panela de pressão: veja alternativas

Arroz arbóreo

Quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto? Saiba agora mesmo e confira as diferenças entre os tipos
Quais os melhores tipos de arroz para fazer risoto? Saiba agora mesmo e confira as diferenças entre os tipos – Imagem: Canva Pro

O principal ingrediente do risoto é, certamente, o arroz, por isso que a escolha deve ser acertada. Dessa forma, o arroz arbóreo entra nessa lista dos melhores tipos de arroz para risoto, pois ele tem um grão maior e é prefeito para ser usado em receitas com bastante carne.

Esse tipo já e bastante utilizado por aqui, então use-o sem medo. Ele fica pronto em até 20 minutos!

Arroz vialone

O risoto já tem a característica inata de cremosidade, ok? Mas se você quer uma receita ainda mais cremosa e al dente, o arroz vialone (também chamado de vialone nano) é o tipo mais adequado.

Isso porque o grão é menor, mais arredondado e solta bastante amido durante o cozimento. Além disso, é o tipo mais indicado para ser feito com ingredientes mais delicados.

Arroz carnaroli

A última opção de melhores tipos de arroz para risoto é o arroz carnaroli. Nesse tipo o grão é comprido e fino, há também muita liberação de amido. Um risoto feito com esse arroz fica pronto em 17 minutos. Rapidinho, não é?

Portanto, esses são os tipos ideais de arroz para o preparo do risoto, o arroz branco não é recomendado.

Leia ainda: Aprenda agora 5 dicas para fazer o arroz perfeito: confira estratégias para nunca mais errar

RECEITA DE ARROZ INTEGRAL: aprenda a fazer EM SUA CASA de maneira deliciosa (passo a passo)

Confira agora mesmo!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais