Anúncio

Quais são as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol? Confira agora mesmo

Você vai se surpreender com a recomendação dos nutricionistas

Anúncio


Se você é o tipo de pessoa que adora e acha importante conhecer as propriedades nutricionais dos produtos que consome, esse artigo foi feito para você! Isso porque nessa quarta-feira (08/09) o Blog Receitas Fáceis do Folha Go vai te informar quais são as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol.

Continua depois da publicidade

Esses óleos são bastante utilizados na culinária, no preparo de diversas receitas e são consumidos diariamente. Por essa razão, é super importante saber o que diferencia cada tipo e qual o mais ideal se você está buscando melhorar a alimentação; ou seja, torná-la mais saudável e assim diminuir os riscos de ficar doente. Afinal de contas, diversas doenças surgem devido aos maus hábitos na alimentação.

Quais são as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol

O óleo de cozinha é consumido todos os dias. Seja na carne, no arroz, no feijão, no tempero das saladas, na batata frita e até nos refogados, ele está se fazendo presente.

Assim sendo, você sabe quais são as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol? Caso a resposta seja não, hoje você vai saber qual a melhor opção para ter em casa.

Confira ainda: Como cozinhar feijão mais rápido: veja dicas que vão te ajudar com a rotina

Óleo de soja

Quais são as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol? Confira agora mesmo
Quais são as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol? Confira agora mesmo – Imagem: Divulgação getty images

O óleo de soja tem uma quantidade de gordura saturada (aquela que aumenta o colesterol) relevante. Mas não chega a ser danoso para o organismo.

Continua depois da publicidade

Além disso, esse tipo é mais completo, pois tem ômega 3 e 6, gorduras boas que garantem diversos benefícios para a saúde, pois ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumentam a capacidade de memorização e aprendizado e melhoram a saúde do sistema imunológico.

Continua depois da publicidade

Óleo de canola

Já o óleo de canola tem um teor muito baixo de gordura saturada, porém apresenta apenas o ômega 3 em sua composição, sendo um pouco menos completo se comparado com o óleo de soja.

Essa opção é um pouco mais cara, mas apresenta gordura monoinsaturada, capaz de reduzir o LDL e conceder ao organismo bastante vitamina C, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e impede, portanto, o envelhecimento precoce.

Óleo de girassol

Os óleos de milho e de girassol têm uma composição super semelhante. Eles são os mais comuns e contém poucas gorduras saturadas e mais gorduras poliinsaturada; isto é, gordura que faz bem para a saúde, como a famosa ômega 3.

Em resumo

Agora que você conhece as diferenças entre óleo de soja, canola e girassol, ficou fácil saber qual o melhor tipo… é o óleo de soja!

Isso porque ele é um tipo de óleo completo, contendo gorduras boas e com preço acessível. Contudo, os nutricionistas recomendam a utilização dos três tipos, pois cada um é indicado para o preparo de pratos diferenciados; confira:

  • óleo de soja – refogados, molhos, frituras e massas;
  • canola – carne, grelhar, fritar e temperar saladas;
  • girassol – frituras, carnes, assados, grelhados.

Confira agora: Dicas na escolha e uso de especiarias e temperos para combinar com alimentos

Veja dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne. O especialista explica, portanto, quais as melhores carnes para hambúrguer, o melhor local para comprar o produto e muito mais.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais