Anúncio

Saiba 5 dicas de cuidados e limpeza para seu fogão: aprenda como fazê-lo durar mais

Confira dicas de limpeza do fogão

Anúncio


Fogão: Acendemos bastante o fogão no  dia a dia. Colocamos panelas, como a do leite quente, que poucas vezes assistimos ferver e o leite derramar. Mas limpar toda sujeira do fogão pode ser uma daquelas tarefas árduas, mas necessárias.

Continua depois da publicidade

Ora, de fato nem todo mundo gosta de fazer a limpeza do fogão não é mesmo? Mas para preservar o eletrodoméstico, alguns cuidados são fundamentais. Então, hoje, o Folha Go  apresenta dicas de cuidados e limpeza para o fogão, e que são muito importantes para ajudar mantê-lo durando por mais tempo.

Dicas caseiras e limpeza para cuidados do fogão

Como limpar queimadores de fogão com limpador de forno? Essa é uma das dúvidas mais comuns. E se você não sabe como limpar os queimadores do seu fogão, experimente um limpador de forno. Se puderem ser removidos, use uma escova de aço para limpá-los bem. Às vezes, devido ao entupimento da substância derramada, eles não aquecem bem.

Como limpar os queimadores do fogão com vinagre

Se você adora limpeza, o vinagre deve ser um de seus amigos favoritos. E como não ser, se até para limpar os queimadores do fogão serve.

O que se deve fazer é tirar os queimadores da cozinha, enxaguar e depois mergulhar em um recipiente com vinagre branco e um pouco de suco de limão.

Agora, se os queimadores ainda estiverem entupidos ao retirá-los dessa mistura, polvilhe com bicarbonato de sódio e esfregue com uma escova de dentes.

Continua depois da publicidade

Aliás, se o problema não são só os queimadores, mas também o mau cheiro na sua cozinha, esse truque ajudará com o mal cheiro.

Continua depois da publicidade

O fogão é sem dúvida a alma da cozinha, o eletrodoméstico que provavelmente mais utilizamos ao longo do dia. Para que ele funcione corretamente e possa estender sua vida útil, devemos seguir algumas dicas simples. Anote!

Dicas gerais de manutenção de limpeza 

  1. Limpeza

Certifique-se de adquirir o tipo de produto indicado pelo fabricante para uma limpeza segura do seu fogão. Água quente e um pano macio geralmente são suficientes para os cuidados diários.

Mas cuidado com as fibras metálicas, que danificam permanentemente o aço inoxidável. Agora se a superfície estiver muito suja, você pode usar detergente. Dessa forma, para cantos difíceis de alcançar, use uma escova de dentes que você não usará mais.

  1. Rotina

É imprescindível limpar o fogão diariamente. Isto evitará a acumulação de sujeiras que prejudicam o bom funcionamento e que também ressecam dificultando a limpeza todos os dias.

  1. Derramamentos

Um líquido derramado enquanto cozinhamos? Você deve limpá-lo imediatamente, porque fazê-lo depois, pode ser a diferença entre uma solução breve ou um reparo de longo prazo. Considere a compra de protetores contra derramamento, são bem úteis.

  1. Ventilação

Verifique se o fluxo de ar circula corretamente em torno dos queimadores e se a saída de gás não está obstruída. Isso é especialmente importante para evitar situações perigosas. Para isso, mergulhe os queimadores em água com detergente por cerca de 20 minutos e esfregue-os com uma esponja.

  1. Forno

É as vezes o grande esquecido, por isso dedicamos uma menção à parte. Pelo menos três ou quatro vezes por ano, deve-se fazer uma limpeza completa. Isso para evitar que o alimento derramado no forno pegue fogo, colocando a casa em um perigo desnecessário.

Usarmos um produto especial para fornos se estiver muito sujo, também é fundamental. Senão ao menos água e sabão. Sempre usando uma esponja macia e adequada.

Portanto, essas foram algumas dicas de limpeza e cuidado que preservarão a vida útil desse eletrodoméstico tão importante.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais