Anúncio

Saiba agora mesmo porque você deve deixar o feijão de molho e como fazê-lo

Entenda a importância dessa técnica

Anúncio


O feijão é um alimento super completo, nutritivo e benéfico para a saúde. Presente na mesa dos brasileiros, o grão é a dupla perfeita do arroz. No entanto, muita gente acaba errando o seu preparo ou pulando etapas importantes. Nesse contexto, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go vai te explicar hoje, 06 de dezembro de 2021, porque você deve deixar o feijão de molho!

Continua depois da publicidade

Além disso, saiba qual a forma ideal desse processo super importante. Se você não costumava preparar o feijão sem antes deixá-lo descansar na água, comece a fazê-lo do jeito correto! Entenda melhor sobre o assunto na sequência.

Por que você deve deixar o feijão de molho?

Por conta da correria no dia a dia e até mesmo por imaginar que não é necessário, muita gente acaba preparando o feijão sem colocá-lo de molho antes.

No entanto, essa prática muito comum entre os mais velhos apresenta benefícios comprovados pela ciência, como a facilidade para cozinhar (o que vai gerar economia no seu gás) e um melhor aproveitamento dos nutrientes do alimento.

Desse modo, por que você deve deixar o feijão de molho? Além de acelerar o preparo, o molho também diminui o aparecimento dos gases intestinais de quem come o alimento. Mas não é só isso, essa técnica milenar favorece uma melhor absorção dos nutrientes e vitaminas pelo organismo e elimina consideravelmente os antinutrientes do feijão.

Leia também: Por quanto tempo posso congelar feijão? Veja agora mesmo como mantê-lo saboroso e fresco

Continua depois da publicidade

Entenda o que são os antinutrientes

Saiba agora mesmo porque você deve deixar o feijão de molho e como fazê-lo
Saiba agora mesmo porque você deve deixar o feijão de molho e como fazê-lo – Imagem: Canva Pro

Em outras palavras, os antinutrientes são “sequestradores” dos nutrientes presentes nos alimentos. Isso porque eles são fatores presentes em alguns grupos, como o feijão, nos quais a proteína e os minerais ficam presos; ou seja, o organismo não consegue absorver aquilo que é bom com relação ao alimento.

Continua depois da publicidade

Além disso, eles são compostos que estão presentes principalmente nos alimentos de origem vegetal, não apenas no feijão. Dessa forma, além de não permitirem que o organismo absorva os nutrientes do alimento, os antinutrientes causam desconforto intestinal, gases e prejudicam também a digestão.

No caso do feijão, o antinutriente presente é o fitato ou como é mais conhecido, o ácido fítico; ele atua, portanto, inibindo a absorção de magnésio, cálcio, zinco e ferro.

A boa notícia é que é possível diminuir a presença do fitato no feijão fazendo o molho ou remolho. De acordo com diversas pesquisas, o cozimento sozinho não diminui a presença do macronutriente.

Contudo, descobriram que o remolho com o descarte da água é a técnica que mais diminui a presença do fitato.

Como fazer o remolho

Aquele feijão que você compra no mercado é muito mais fácil de cozinhar do que alguns tipos consumidos há tempos atrás.

Ademais, o uso da panela de pressão também é indicado para acelerar o cozimento do alimento. Dessa forma, antes de cozinhar é importante deixar o feijão de molho.

Embora alguns nutrientes sejam perdidos, os estudos comprovaram que o organismo absorve melhor as substâncias presentes no feijão, visto que o fitato será reduzido e até eliminado.

Assim sendo, você precisa apenas colocar o feijão em um recipiente limpo e cobri-lo com água em temperatura ambiente (os grãos precisam ficar submersos). Deixe o molho por 8 ou 12 horas e depois escorra bem a água.

Quando for preparar o feijão, lave o alimento, coloque o grão na panela e acrescente água limpa e “nova”.

Leia ainda: Como cozinhar feijão mais rápido? Confira agora mesmo dicas para os principiantes e experientes na cozinha

Como CONGELAR FEIJÃO COZIDO? Confira o passo a passo agora mesmo

Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais