Anúncio

Saiba como afiar facas em casa com segurança: confira os métodos indicados

Veja como é prático e funcional

Anúncio


As facas são utensílios domésticos super úteis e indispensáveis em qualquer casa. No entanto, se você já tentou usar uma faca sem corte, sabe bem o que é estresse, não é mesmo? Pensando nisso, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou hoje, 09 de janeiro de 2022, dicas super úteis sobre como afiar facas em casa com segurança.

Continua depois da publicidade

Desse modo, confira as formas ideais que realmente vão deixar as lâminas das suas ferramentas amoladas e com um bom corte sem colocar a sua integridade em risco. Confira e aproveite.

Dicas sobre como afiar facas em casa com segurança

Úteis e versáteis, as facas auxiliam a rotina no dia a dia. Tê-las sempre funcionais garante uma maior otimização do tempo e eficiência nas tarefas.

Contudo, se as lâminas estão “cegas”, é preciso reservar um tempo para deixá-las cortantes novamente. Para isso, separamos algumas dicas super interessantes e corretas sobre como afiar facas em casa com segurança; veja agora mesmo.

Leia também: Dicas de quais facas ter para usar na cozinha no preparo dos alimentos; veja agora

Afiar faca com xícara: dicas

Saiba como afiar facas em casa com segurança: confira dicas e os métodos indicados
Saiba como afiar facas em casa com segurança: confira dicas e os métodos indicados – Imagem: Canva Pro

Sabe aquele método simples e temporário? Pois bem, utilize a xícara de cerâmica para afiar a faca e melhorar o corte dela, caso você não tenha a pedra de amolar.

Continua depois da publicidade

Portanto, basta virar a xícara de cabeça para baixo e utilizar o fundo do copo para amolar a lâmina.

Continua depois da publicidade

Pedra de amolar

Se você ainda não tem uma pedra de amolar faca em casa, precisa adquirir uma o mais rápido possível, pois com ela você consegue afiar diversos tipos de facas de modo satisfatório e super fácil, visto que a pedra possui um lado mais áspero e outro mais fino, o que garante uma afiação completa com direito a acabamento e tudo mais.

Entretanto, mesmo sendo a forma mais prática de ter facas afiadas e com uma boa utilização, é necessário tomar alguns cuidados e fazer do jeito certo, senão, ao longo do tempo, a faca pode até perder o corte de vez.

Dito isso, acompanhe um passo a passo simplificado e eficiente para fazer em casa:

  • Mergulhe a pedra de amolar na água;
  • Em seguida, verifique se a faca possui informação sobre o ângulo de afiação; caso não possua, basta posicioná-la a 20ºC na pedra (quase deitada);
  • Incline a faca na pedra e comece a fazer movimentos de vai e vem no lado mais áspero;
  • Faça o mesmo com o outro lado;
  • Em seguida, utilize o lado mais fino da pedra para finalizar o processo e retirar as rebarbas do fio;
  • Faça os movimentos quantas vezes foram necessárias e veja se ela está amolada cortando um pedaço de papel.

Com cerâmica

Você ainda não tem a pedra de amolar e nem um afiador de aço? Não se preocupe, você pode deixar a faca afiadíssima utilizando uma xícara de cerâmica.

Para isso, basta virar a xícara de cabeça para baixo e posicionar a faca em 20ºC, faça movimentos de vai e vem repetidas vezes e finalize amolando o outro lado.

Leia ainda: Conheça as diversas facas e suas utilidades: saiba os tipos e confira a versatilidade

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

A gente ama viajar, mas e quem gosta de arrumar as malas para a viagem? Não é uma tarefa muito legal, não é mesmo?! Mas, hoje, vamos te dar dicas de como arrumar a mala perfeita para viajar e passar a gostar de organizar tudo!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais