Anúncio

Saiba como descongelar carnes corretamente: confira dicas importantes e seguras

Veja como não colocar a saúde e sabor em risco

Anúncio


Congelar os alimentos é uma prática super comum para conservá-los por mais tempo. Além da conservação em si, o congelamento mantem o alimento com sabor e textura semelhantes ao seu estado fresco. Mas você sabe como descongelar carnes corretamente? A maioria das pessoas faz o processo errado e acaba colocando a saúde em risco. Por essa razão, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa sexta-feira (15/10) dicas super úteis que vão te ajudar.

Continua depois da publicidade

Além do risco à saúde, um descongelamento mal feito influencia no sabor da carne. Por isso que às vezes, a receita não sai como planejado. Portanto, saiba agora mesmo como fazer da forma correta e confira outros truques fundamentais.

Como descongelar carnes corretamente

Vai preparar aquele bife que está no congelador tem um tempo e precisa ser descongelado? Pois bem, há algumas informações importantes que você precisa levar em consideração.

Saiba, portanto, como descongelar carnes corretamente e fique por dentro de outros pontos sobre esse assunto.

Leia também: Dicas de como marinar carnes corretamente: saiba deixar suas receitas muito mais saborosas

Qual a melhor maneira de fazer o descongelamento

Saiba como descongelar carnes corretamente: confira dicas importantes e seguras
Saiba como descongelar carnes corretamente: confira dicas importantes e seguras – Imagem: Canva Pro

Na correria do dia a dia muita gente acaba descongelando a carne no micro-ondas ou colocando a peça congelada diretamente em água quente.

Continua depois da publicidade

No entanto, essas formas não são as mais ideais. Embora pareça que a carne descongelou, ela continua congelada por dentro. No caso do micro-ondas, peças grandes podem ficar com uma aparência de pronta por fora, mas por dentro ainda estão cruas.

Continua depois da publicidade

De modo semelhante, quando utiliza-se água quente para descongelar carne, diversas propriedades nutricionais são perdidas, como vitaminas. Além de deixar o alimento com um aspecto visual nada agradável.

Mas como descongelar as carnes então? A melhor maneira é retirando do congelador ou freezer com 24 horas de antecedência. Para não atrair moscas, basta colocar em um utensílio e cobrir com água em temperatura normal. Outra alternativa para não usar água é colocar a peça em um utensílio com tampa.

Como saber se a carne congelada ainda pode ser consumida

É simples. Para conferir se a carne congelada ainda está boa, basta esperar que ela descongele e verificar se não há alteração na colocarão e no odor.

carnes vermelhas quando estão estragadas ficam com uma cor mais escura e opaca e um mau cheiro bem característico.

Vale salientar que as carnes possuem um tempo de validade quando congeladas que varia de acordo com o tipo. Dessa forma, alguns cortes podem durar até 8 meses no congelador, já outros como a carne moída não pode ultrapassar 3 meses.

É seguro fazer o recongelamento?

Não. Descongelar uma carne e depois voltar a congelá-la não é seguro no que diz respeito à saúde e conservação da peça, pois o risco de contaminação é multiplicado.

Por isso, planeje-se bem antes de descongelar a carne para retirar do congelador somente a quantidade ideal que será consumida.

Leia ainda: Por quanto tempo é possível congelar carnes e outros alimentos? Confira os prazos

Veja dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne. O especialista explica quais as melhores carnes para hambúrguer, o melhor local para comprar o produto e muito mais.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais