Anúncio

Segurança alimentar: saiba agora mesmo porque você não deve higienizar o ovo

Confira mais sobre o assunto e evite esse erro

Anúncio


Quando se trata de alimentos, nosso primeiro instinto é sempre lavar antes do consumo. É claro que diversos tipos devem sim ser higienizados em casa, mas outros não, pois ao invés de nos livrarmos das bactérias danosas à saúde, facilitamos a sua proliferação. Pensando nisso, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go veio te explicar hoje, 13 de dezembro, porque você não deve higienizar o ovo de galinha.

Continua depois da publicidade

Saiba porque você não deve higienizar o ovo

Lavar os ovos é uma prática comum feita por muita gente, principalmente antes de colocar na geladeira. No entanto, o que pouca gente sabe é que o ovo não deve ser lavado em casa. Mas por que? Antes da venda; ou seja, antes de ser distribuído para os supermercados, os ovos já são higienizados.

Leia também: Conheça o segredo para o ovo não grudar na panela de alumínio quando fritar! Confira

Processo de tratamento do ovo dispensa lavagem em casa

Eles passam por um processo de pré-lavagem, o que reduz de forma significativa a quantidade de bactérias existentes na casca e que poderiam causar algum malefício à saúde. Tendo isso em vista, quando o ovo é lavado, a película protetora do alimento é retirada. Essa película serve como uma barreira de proteção contra bactérias e micro-organismos, impedindo que eles entrem em seu interior.

Dessa forma, a lavagem dos ovos em casa aumenta de forma considerável as chances de contaminação do alimento. Além disso, por conta da casca do ovo ser porosa; isto é, ter minúsculos buraquinhos, a lavagem também atua negativamente influenciando no aroma e na qualidade do alimento.

Em outras palavras, quando essa película do ovo é retirada pelo processo de lavagem caseira, o alimento está mais exposto à contaminação e também poderá deixar a desejar no sabor e cheiro quando for preparado, uma vez que há trocas gasosas entre o ovo em si (clara e gema) com o ambiente externo.

Continua depois da publicidade

Mas se mesmo assim eu quiser lavar o ovo, qual o momento ideal?

Segurança alimentar: saiba agora mesmo porque você não deve higienizar o ovo
Segurança alimentar: saiba agora mesmo porque você não deve higienizar o ovo – Imagem: Canva Pro

Para os mais desconfiados e preocupados com a questão de higiene, há uma ressalva quanto a poder lavar o ovo: faça a lavagem apenas quando for consumir o alimento. Dessa maneira, antes do preparo, você pode colocar um pouco de detergente na parte mais macia da esponja e passar delicadamente na casca, faça o enxágue bem e depois prepare o alimento.

Qual a forma ideal de armazenar o ovo?

Outro erro comum que já virou tradição é guardar os ovos na porta da geladeira. Isso é errado por uma série de motivos. O primeiro deles é que na porta, os ovos estão mais expostos às bactérias e também à variação de temperatura, o que certamente vai fazer com que eles estraguem mais rápido.

Ademais, com o abre e fecha da porta, a quebra é muito ais fácil de acontecer. Mas então qual a forma ideal de armazenar os ovos? Caso você vá consumir em breve, pode deixá-los em temperatura ambiente. No entanto, se o consumo demorar, coloque-os em um recipiente limpo e seco, tampe e armazene na primeira ou segunda prateleira da geladeira.

Leia ainda: Como saber se os ovos estão seguros para o consumo? Confira dicas para a segurança alimentar

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais