Anúncio

Suco natural: como se pode conservar mais tempo para consumo; confira 4 dicas importantes

Anúncio


Uma grande dúvida de muitas pessoas é exatamente como se pode conservar um suco natural por mais tempo? Pois bem, essa é uma pergunta bem comum. Então, hoje 02/01/2021, o Blog Receitas Fáceis, do Folha Go veio para te responder! Assim, confira a seguir as informações.

Continua depois da publicidade

De fato é inquestionável que o suco natural oferece uma gama de benefícios à saúde. E sendo um dos principais, a maneira eficiente que propõe de nutrientes através de frutas e vegetais como ingredientes.  Esses elementos estimulam o sistema imunológico. Ora, o corpo é capaz de obter acesso às enzimas digestivas, que normalmente estão presas na fibra de frutas e vegetais inteiros.

Leia aqui: Tipos de molhos: conheça 3 tipos entre os mais populares; e aprenda suas receitas agora

Em um mundo perfeito, se recomenda beber sempre o suco natural imediatamente após o preparo. No entanto, nem sempre é possível se consumir logo que fica pronto. Não é sempre possível fazê-lo imediatamente, especialmente pela correria do dia a dia. Contudo existem algumas dicas para garantir que seu suco permaneça fresco e saudável por mais tempo para consumo.

Entenda mais sobre os aspectos que podem interferir na qualidade do seu suco natural

Primeiramente, existem inúmeros fatores que podem contribuir para que o suco natural perca parte das suas propriedades após sua preparação. Por isso, vamos falar apenas dos principais fatores.

suco natural
Suco natural | Reprodução: Rawpixel

Fator Calor

É correto afirmar que o calor gerado no suco não desempenha um grande papel para degradação do mesmo. De fato até pode destruir algumas enzimas. Mas não o suficiente para fazer com o suco perca suas propriedades ou pior, que estrague.

Continua depois da publicidade

Todavia, se você reside em local muito quente, como nas regiões norte e nordeste do Brasil, acaba sendo um fator relevante o calor, e que deve ser considerado no momento da preparação e conservação do seu suco.

Continua depois da publicidade

Oxidação

A oxidação ocorre durante o preparo do suco, pois o processo quebra a parede celular e expõe suas frutas e vegetais ao ar. Não há como fazer um suco sem que aconteça a oxidação. Acontece até quando você simplesmente pica um pedaço de fruta.

Contudo, espremedores são conhecidos por oxidar muito mais rápido. Isso devido às suas lâminas giratórias de alta velocidade.  Então, quanto mais tempo seu suco ficar sendo processado, mais oxidação ocorrerá. É por isso que é importante beber imediatamente quando for preparado assim.

Retardando o processo de oxidação para preservar o suco para consumo  

Para retardar o processo de oxidação, que pode fazer com seu suco natural estrague, até existem algumas dicas simples. Veja a seguir.

1.    Fazer suco natural rico em fibras

Ao escolher a fruta para fazer o seu suco, opte por uma rica em fibras. Pois isso ajuda no processo de desaceleração da oxidação, permitindo que seu suco fique conservado por mais tempo.

Conheça algumas frutas ricas em fibras:

  • Maçã;
  • Pêra;
  • Ameixa;
  • Morango;
  • Banana.

2.    Adicione alguns cítricos

A vitamina C (ácido ascórbico) é encontrada em muitas frutas cítricas. Ela atua como um ótimo conservante natural. Então, da próxima vez que você for fazer um suco, coloque um pouco de limão, lima ou laranja.

Suco natural
Suco natural | Reprodução: Rawpixel

3.    Use um recipiente hermético e sem luz

Sempre armazene seu suco em embalagens herméticas, ou seja, que estejam livres de ar em seu interior. Para que dessa forma, o processo de oxidação seja retardado.

Ora, uma ótima dica de conservação do suco é mesmo usar jarras e garrafas bem lacradas. E que tenham também o tamanho menor. Isso fará com que o suco ocupe o recipiente quase todo. Assim  haverá pouco espaço para o oxigênio.

E ainda recipientes escuros, que evitam luz, e assim conserva-se melhor o suco, seu sabor e nutrientes para consumo por mais tempo.

4.    Mantenha seu suco natural sempre na geladeira

Principalmente se você residir em um local muito quente, nunca deixe seu suco em ambiente natural, pois ele perderá rapidamente suas propriedades, tornando-se impróprio para consumo. Mantenha-o sempre na geladeira, e lembre-se, quanto mais frio melhor!

Veja também: Suco detox pós ceia de Natal: aprenda a preparar uma bebida desintoxicante

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais