Anúncio

Passo a passo para um torresminho perfeito: confira as dicas para fazer o melhor petisco

Anúncio


Como executar bem o passo a passo para um torresminho perfeito? Sabemos o quanto pode ser difícil acertar a mão nesse preparo. Por isso, o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai ensinar nesta quarta (11/01) qual a melhor maneira de fazer o tira-gosto: se é cozido ou frito.

Continua depois da publicidade

Portanto, leia mais: Petisco na Airfryer: inspire-se em 3 deliciosas receitas sem óleo

Existem diversas formas de se conseguir um torresmo sequinho e saboroso
Existem diversas formas de se conseguir um torresmo sequinho e saboroso – Foto: Canva Pro

Na matéria que segue, você também saberá detalhes, como “vai para a geladeira?” ou “quantas vezes é frito?”. Dessa forma, fique atento para não perder nenhum detalhe e conseguir reproduzir essa comida de boteco que tantos amam.

Os segredos do torresminho perfeito

Preparar um torresminho perfeito, daquele sequinho e saboroso, pode ser um desafio. Não é tão simples quanto parece, e precisa de atenção em alguns pontos. Trata-se de um prato que vai além de se fritar um pedaço de barriga de porco em óleo quente.

Se você quer descobrir todos os segredinhos do petisco que é vendido nos bares, continue conosco. Vamos dar o passo a passo do que é preciso para que o resultado não sobre na travessa.

Escolha um pedaço bom de carne de porco

A escolha do melhor pedaço da carne suína é primordial para ter um torresminho incrível. Você pode comprar a panceta ou a barriga, pois não fará tanta diferença no que pretendemos.

Continua depois da publicidade

A única coisa a ser pensada na hora da escolha é que a panceta tem um pouco menos de gordura, rendendo um petisco mais carnudo e suculento. Mas, já a barriga, oferecerá aquela comidinha de boteco mais crocante, tal como o que se serve em caldos de feijão.

Continua depois da publicidade

O pré-preparo do torresmo perfeito

O torresmo é preparado de diversas formas diferentes. Não tem um determinado padrão a ser seguido à risca. Algumas pessoas, por exemplo, fazem o pré-preparo cozinhando a barriga por uns 10 minutos na água com um pouco de sal. Esse cozimento fará com que a pele e a carne se tornem macias para fritar.

Um segredinho pode transformar sua forma de fazer o tira-gosto
Um segredinho pode transformar sua forma de fazer o tira-gosto – Foto: Canva Pro

Ademais, outras pessoas preferem deixar marinando na solução de água, bicarbonato e sal por aproximadamente 6 horas. Assim, a carne será depurada. Depois, pendura-se no defumador, deixando mais umas 5 horas.

Dessa forma, você também pode se interessar: Receita de como fazer tomates secos caseiros: aprenda uma técnica simples e rápida

Esse processo seca a gordura da pele, fazendo-a perder umidade. Portanto, o torresminho perfeito ficará sequinho e crocante. Mas, caso não se tenha um defumador, a alternativa é pendurar em cima da churrasqueira.

Outra forma de executar o pré-preparo é cortando a barriga em pedaços do tamanho desejado, temperando-os com pimenta e sal. Assim, a carne ficará descansando até o dia seguinte.

Em seguida, coloca-se os pedaços na panela, levando para o fogo médio, a fim de que fritem na gordura que sai deles. Após voltarem muito óleo, basta abaixar o fogo, tampar e aguardar ficarem macios.

Pode colocar na geladeira?

Antes de fritar é bom colocar a barriga dentro da geladeira. Dessa forma, os pedaços poderão descansar por mais ou menos 2 horas. Isso fará com que mantenham uma consistência forme na hora da fritura.

É possível também deixar a carne resfriada por cerca de 12 horas. Em seguida, faz-se um choque térmico com a gordura quente para uma maior crocância do torresminho perfeito.

A finalização do torresminho perfeito

Os torresmos devem ser fritos em duas etapas: primeiramente por cerca de 8 minutinhos a uns 150°C. Assim, eles irão dourar bem. Em seguida, a temperatura deve aumentar para 190º C, ficando 3 minutos. O resultado será um tira-gosto macio por dentro e crocante por fora.

Mas, tem gente que gosta de fritar logo no fogo baixo, sem trocar a temperatura. Se optar por esse jeito, a recomendação é usar a banha de porco para dourar.

Gostou dos segredinhos que revelamos para um torresminho perfeito? Esperamos que, assim que você experimentar, venha correndo nos contar como ficou. Ah, e quem souber de outra forma interessante de preparar o petisco, deixe um comentário!

Portanto, confira também: Panqueca especial: doce ou salgada, 2 receitas ótimas para fazer no dia a dia

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais