Anúncio

Tradicional bacalhoada da Páscoa corre risco por conta da alta de preços; entenda

O almoço em família pode ser ainda mais diferente com a inflação nas alturas

Anúncio


O Receitas Fáceis, do Folha Go, entende que, em tempos de pandemia, parece que tudo fica mais complicado. Fazer um almoço de Páscoa em família, nem se fala! Isso por causa da necessidade de isolamento social, mas também por causa da alta nos preços dos alimentos. Mas, sabia que dá para driblar essa crise econômica com um pouco de criatividade, substituindo alguns ingredientes da tradicional bacalhoada, por exemplo?

Continua depois da publicidade

Preços mais caros em diversos produtos da época

Alta nos preços levará consumidores a substituir ingredientes da tradicional bacalhoada na Páscoa
Alta nos preços levará consumidores a substituir ingredientes da tradicional bacalhoada na Páscoa – Foto: Canva Pro

Substituir é o que muitos consumidores brasileiros estão pensando em fazer. De acordo com os dados divulgados pela pesquisa da Associação Brasileira dos Supermercados, os alimentos mais consumidos nessa época do ano, como azeite, ovo, bacalhau e vinho, encareceram consideravelmente em 2021.

Assim, a refeição em família, que é comum na Páscoa, comprometida pelo risco de contaminação do novo Coronavírus, tem um novo vilão: o preço alto: a média de aumento do preço do azeite ficou em 13,9%, do ovo em 13,2%, do bacalhau 15,6% e do vinho em 10,3%.

Igualmente tradicionais da época, os ovos de chocolate estão notavelmente mais pesados no bolso de quem está comprando. Assim, os consumidores estão optando por alternativas menos usuais, mas mais em conta. Bombons, barras de chocolate e balas agora ganham destaque em meio aos aumentos. Mas, por que tudo isso? Diz-se que o motivo é o câmbio e sua variação.

Assim, leia mais: Churrasco Bem Caprichado: Chef De Cozinha Ensina Os Segredos De Um Bom Assado

Alternativas driblar a alta de preços e salvar a tradicional bacalhoada

De acordo com os dados divulgados pela pesquisa da Associação Brasileira dos Supermercados, os alimentos mais consumidos nessa época do ano encareceram muito em 2021
De acordo com os dados divulgados pela pesquisa da Associação Brasileira dos Supermercados, os alimentos mais consumidos nessa época do ano encareceram muito em 2021 – Foto: Canva Pro
Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

A bacalhoada faz parte do ritual dos brasileiros há muitos anos, como uma das heranças dos nossos conterrâneos portugueses. Não dá para pensar em almoço de Páscoa, sem pensar neste prato.

É um tipo de comida colorida, saborosa e relativamente fácil de preparar. Em contrapartida, pode pesar bastante no bolso, ainda mais com o bacalhau caro do jeito que está. Mas, como sempre damos um jeitinho em tudo, é que tem como salvar essa refeição pascal sem perder sua originalidade e sabor, obviamente, economizando bastante também.

Você sabia que a bacalhoada pode ser feita com outros pescados e isso pode ajudar a driblar a alta de preços? Caso não queira trocar integralmente o peixe, mescle meio a meio a receita. Por exemplo, usar o filé de merluza não vai “estragar” o prato, pelo contrário. Além de ter um sabor delicioso, ainda tem a fibra bem parecida com a do bacalhau, o que vai “enganar” bem.

Outro tipo interessante para se usar é o filé de pescada. O pintado surubim e até mesmo o pirarucu podem contribuir para economizar na refeição.

Um truque, que não deixa de auxiliar nessa meta de aliviar o bolso, é servir o prato juntamente com um delicioso arroz branco e um mix de saladas. Assim, o rendimento é bem maior.

A questão aqui é: o preparo, assim como o tempero, que faz toda a diferença. Cozinhando a bacalhoada com amor e dedicação, não vai ter erro! Sua refeição de Páscoa será sucesso, mesmo substituindo os ingredientes por conta da alta de preços!

Portanto, confira mais: Café Descafeinado: Quem Deve Consumir E O Motivo? Descubra Já

Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima

A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universal.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais