[diario_shortcode template=”card_img” colunas=”4″ s=”Geral” mono_post=”sim” colunas=”4″ top=”4″]

A comercialização do leite e seus derivados sem a devida fiscalização sanitária é extremamente perigosa para a saúde; alerta pesquisa

As informações fora repassadas pelo LIPOA (Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal)

-- Continuar depois da publicidade --

- Advertisement -

Desde sempre, especialmente em cidades interioranas, a comercialização do leite e seus derivados é feita, muitas vezes, sem a devida fiscalização sanitária. Talvez por serem produtos intimistas, que remetem à cultura familiar, mas também por diversos outros motivos econômicos. Entretanto, tal ação é proibida por uma Lei desde o ano de 1950, pois, segundo pesquisa feita pelo LIPOA (Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal), pode ser bem perigosa para a saúde, o que muitos não sabem. Hoje, sábado, 28 de março, o Receitas Fáceis, do Folha Go, falará mais à respeito do assunto.

Comercialização do leite e seus derivados sem inspeção não oferece garantia da qualidade, segundo pesquisas do LIPOA

Como citado, mesmo sem a fiscalização sanitária necessária, faz-se a comercialização do leite e seus derivados por todo o Brasil. Assim, os produtos sem inspeção não oferecem nenhuma garantia da qualidade, como apresentado nos dados das pesquisas feitas pelo LIPOA, do CCA (Centro de Ciências Agrárias). Com isso, aumentam-se os riscos à saúde, mesmo os produtos fazendo parte de um grupo de alimentos ricos em nutrientes.

- Advertisement -

Ante a pandemia e a necessidade de isolamento social, ampliou-se o comércio virtual e, assim, a dificuldade de fiscalização, o que só reforça o problema no comércio físico. Por exemplo, o LIPOA levantou um número de 20% dos estabelecimentos em Londrina que fazem esse tipo de comercialização. Algo estarrecedor, dado que a cidade possui 600 mil habitantes.

Mas, qual seria o grande problema que esses produtos sem a inspeção trazem para a saúde? Eles são os veiculadores de diversas doenças fatais, tal como a listeriose, ou incuráveis, como a terrível brucelose.

Assim, leia mais: Tradicional Bacalhoada Da Páscoa Corre Risco Por Conta Da Alta De Preços; Entenda

Mais riscos de doenças

Devemos lembrar que os produtos que passam pela fiscalização sanitária são aqueles que têm a inspeção devidamente feita, mantendo a qualidade
Devemos lembrar que os produtos que passam pela fiscalização sanitária são aqueles que têm a inspeção devidamente feita, mantendo a qualidade – Foto: Canva Pro

Nem sempre o que é natural, sem nenhum tipo de processo industrial é mais saudável. Devemos lembrar que os produtos que passam pela fiscalização sanitária são aqueles que têm a inspeção devidamente feita, mantendo a qualidade.

Assim, não existe o risco de contaminação microbiológica e falta de higiene, o que não causará problemas como:

  • Infecção gastrointestinal;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Tuberculose;
  • Em casos muito graves, doenças que levam ao óbito.

No entanto, deve-se levar em consideração que produtos informais, sem fiscalização, não são a mesma coisa que produtos artesanais. Estes também são inspecionados, mesmo que não sejam industrializados, aliás, uma coisa não remete à outra. O que vale é ter o selo que identifique o produto contendo data da validade, lote, denominação do estabelecimento, bem como do produtor.

A importância dessa fiscalização sanitária na comercialização do leite e seus derivados é oferecer à população produtos que não causem danos à sua saúde, mas que mantenham a qualidade também em termos de sabor. Sem contar que é interessante manter também a tradição e a cultura dentro da legalidade.

Portanto, confira também: Dieta Saudável Com Vegetais, Legumes E Frutas Deve Ser Regulada, Aponta Estudo

Dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

- Advertisement -

Para obter mais conteúdos siga o Tecno Notícias no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

[dprime_relacionados_amp_simples top="4" parceiros="externos" mono_post="sim"]
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.