Anúncio

A comercialização do leite e seus derivados sem a devida fiscalização sanitária é extremamente perigosa para a saúde; alerta pesquisa

As informações fora repassadas pelo LIPOA (Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal)

Anúncio


Desde sempre, especialmente em cidades interioranas, a comercialização do leite e seus derivados é feita, muitas vezes, sem a devida fiscalização sanitária. Talvez por serem produtos intimistas, que remetem à cultura familiar, mas também por diversos outros motivos econômicos. Entretanto, tal ação é proibida por uma Lei desde o ano de 1950, pois, segundo pesquisa feita pelo LIPOA (Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal), pode ser bem perigosa para a saúde, o que muitos não sabem. Hoje, sábado, 28 de março, o Receitas Fáceis, do Folha Go, falará mais à respeito do assunto.

Continua depois da publicidade

Comercialização do leite e seus derivados sem inspeção não oferece garantia da qualidade, segundo pesquisas do LIPOA

Como citado, mesmo sem a fiscalização sanitária necessária, faz-se a comercialização do leite e seus derivados por todo o Brasil. Assim, os produtos sem inspeção não oferecem nenhuma garantia da qualidade, como apresentado nos dados das pesquisas feitas pelo LIPOA, do CCA (Centro de Ciências Agrárias). Com isso, aumentam-se os riscos à saúde, mesmo os produtos fazendo parte de um grupo de alimentos ricos em nutrientes.

Ante a pandemia e a necessidade de isolamento social, ampliou-se o comércio virtual e, assim, a dificuldade de fiscalização, o que só reforça o problema no comércio físico. Por exemplo, o LIPOA levantou um número de 20% dos estabelecimentos em Londrina que fazem esse tipo de comercialização. Algo estarrecedor, dado que a cidade possui 600 mil habitantes.

Mas, qual seria o grande problema que esses produtos sem a inspeção trazem para a saúde? Eles são os veiculadores de diversas doenças fatais, tal como a listeriose, ou incuráveis, como a terrível brucelose.

Assim, leia mais: Tradicional Bacalhoada Da Páscoa Corre Risco Por Conta Da Alta De Preços; Entenda

Mais riscos de doenças

Devemos lembrar que os produtos que passam pela fiscalização sanitária são aqueles que têm a inspeção devidamente feita, mantendo a qualidade
Devemos lembrar que os produtos que passam pela fiscalização sanitária são aqueles que têm a inspeção devidamente feita, mantendo a qualidade – Foto: Canva Pro
Para você

Descubra os benefícios do mel para saúde e como…

Continua depois da publicidade

Alta nos preços dos alimentos em Belo Horizonte…

Continua depois da publicidade

Nem sempre o que é natural, sem nenhum tipo de processo industrial é mais saudável. Devemos lembrar que os produtos que passam pela fiscalização sanitária são aqueles que têm a inspeção devidamente feita, mantendo a qualidade.

Assim, não existe o risco de contaminação microbiológica e falta de higiene, o que não causará problemas como:

  • Infecção gastrointestinal;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Tuberculose;
  • Em casos muito graves, doenças que levam ao óbito.

No entanto, deve-se levar em consideração que produtos informais, sem fiscalização, não são a mesma coisa que produtos artesanais. Estes também são inspecionados, mesmo que não sejam industrializados, aliás, uma coisa não remete à outra. O que vale é ter o selo que identifique o produto contendo data da validade, lote, denominação do estabelecimento, bem como do produtor.

A importância dessa fiscalização sanitária na comercialização do leite e seus derivados é oferecer à população produtos que não causem danos à sua saúde, mas que mantenham a qualidade também em termos de sabor. Sem contar que é interessante manter também a tradição e a cultura dentro da legalidade.

Portanto, confira também: Dieta Saudável Com Vegetais, Legumes E Frutas Deve Ser Regulada, Aponta Estudo

Dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais