Anúncio

Dieta saudável com vegetais, legumes e frutas deve ser regulada, aponta estudo

A ingestão diária faz muito bem para a saúde em geral, entretanto, o tipo certo de alimento deve ser bem escolhido

Anúncio


Quem deseja investir em uma dieta saudável certamente não abre mão de consumir vegetais, legumes e frutas todos os dias. Mas um estudo promovido pela Associação Americana do Coração, publicado dentro do periódico Circulation neste mês, diz que devemos consumir apenas cinco porções diárias, e de determinados alimentos. Por isso, hoje, quarta-feira, 24 de março, o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai esclarecer algumas dúvidas que todo mundo vem tendo a respeito do assunto.

Continua depois da publicidade

Estudo mostra que ter uma dieta saudável não é comer indiscriminadamente qualquer vegetal ou fruta

Todos sabem que a vida saudável se baseia em praticar atividades físicas e se alimentar com qualidade. Devemos manter uma dieta equilibrada com vitaminas, proteínas e outros nutrientes que podemos encontrar em frutas, verduras e legumes. Entretanto, um estudo feito nos EUA, divulgado recentemente, diz que as porções diárias precisam ser reguladas, assim como os alimentos bem escolhidos.

O ideal, ao que parece, é ingerir cinco porções todo dia, com cuidado. De acordo com informações relatadas na pesquisa, quem consume tal quantidade de vegetais tem menos chance de morrer por conta de doenças cardiovasculares, cancerígenas ou respiratórias.

Mas, como citado, nem tudo entrará na cota diária que garantirá os inúmeros benefícios para a boa manutenção do corpo e da mente. O estudo relata que vários tipos de tubérculos, tais como inhame e batata, não são eficazes para que diminuir o percentual de futuras doenças.

Essa informação também vale para o suco extraído de algumas frutas, para determinados grãos, como o milho, a ervilha e os vegetais que contém grandes quantidades de amido. Todavia, a importância de tais alimentos para a saúde não é descartada, apenas não devem ser contabilizados dentro da cota diária de consumo.

Assim, leia mais: Inflação Teve Queda, Mas O Arroz Continua Caro; Entenda O Motivo

Continua depois da publicidade

Assim, é comum as pessoas, por exemplo, comerem grandes quantidades de tubérculos, milhos, bem como ervilhas, achando que estão seguindo uma dieta saudável. De certa forma, estão, mas como precisam totalmente.

Continua depois da publicidade

Muitas vezes estão consumindo açúcares ou carboidratos em excesso, o que aumenta a chance de ganho de peso. A forma balanceada e a restrição da porção servem justamente para esse equilíbrio.

Então, o que se deve comer?

Para cumprir sua cota do dia, com cinco porções variadas, opte por variedades que contenham antioxidantes, vitamina C e betacaroteno. Por exemplo:

  • Frutas – Mamão, laranja, melão, maçã;
  • Verduras – Agrião, couve, brócolis, acelga, repolho, couve-flor, espinafre;
  • Legumes – Cenoura, abóbora, chuchu, jiló, abobrinha, pepino.
Para cumprir sua cota do dia, com cinco porções variadas, opte por variedades que contenham antioxidantes, vitamina C e betacaroteno
Para cumprir sua cota do dia, com cinco porções variadas, opte por variedades que contenham antioxidantes, vitamina C e betacaroteno – Foto: Canva Pro

Algo importante a ser ressaltado é que não se pode confundir porções com unidades. Por exemplo, uma laranja não significa uma porção. De acordo com o estudo, as cinco porções, ao total, giram em torno de 400 gramas diários de consumo de frutas e verduras. Lembrando também que cada indivíduo tem uma necessidade particular. Portanto, para manter uma dieta saudável, é preciso, antes de tudo, consultar um médico.

Portanto, confira também: Tradicional Bacalhoada Da Páscoa Corre Risco Por Conta Da Alta De Preços; Entenda

10 fatos históricos sobre sobremesas que você não sabia

A sobremesa é uma das partes importantes da nossa refeição. No entanto essas delícias tem muito mais histórias ou curiosidades do que você possa imaginar. Assim, para te deixar a par sobre os fatos mais curiosos sobre as sobremesas, separamos 10 fatos históricos mais interessantes sobre as sobremesas. Acredite, muitas delas você nem imagina como são antigas!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais