Anúncio

Ambrosia mineira tradicional: 30 minutos para 4 porções de lamber os beiços

Aprenda como fazer receita especial para a sobremesa

Anúncio


Dentre os doces à base de leite, a ambrosia mineira tradicional se destaca. Ela, que traz sabores de Minas Gerais, é encantadora e faz quem provar não esquecer jamais! Por isso, o blog Receitas Fáceis do Folha Go trouxe hoje, 08 de dezembro, a oportunidade de você tê-la em casa. Para isso, basta conferir o passo a passo abaixo, que permite preparar uma sobremesa de 4 porções em 30 minutos!

Continua depois da publicidade

Veja como fazer ambrosia mineira tradicional

Embora nos refiramos a esse doce como mineiro, ele é, em verdade, português. Ou seja, surgiu em Portugal e, com os exploradores vindos desse país, veio parar em terras brasileiras. Porém, se eles tanto tiraram de nós, não há problema em nos apropriarmos de uma receita deles, não é mesmo?

Aliás, não é uma apropriação em si. Afinal, ao chegar no Brasil, especialmente em Minas Gerais, esse doce ganhou ainda mais sabor e personalidade. Portanto, é digno de ser chamado de ambrosia mineira tradicional! Para saber como fazê-la em poucos minutos, continue lendo, anote os ingredientes e siga o passo a passo simples!

Além disso, confira: Pavê De Nozes Tradicional: Receita Que É Capaz De Agradar A Todos Os Paladares

Ingredientes para a receita

  • 5 ovos;
  • 1 litro de leite integral; 
  • 1/2 kg de açúcar refinado;
  • 2 paus de canela;
  • Raspas de 1 limão.

Passo a passo de como fazer ambrosia mineira tradicional

Ambrosia mineira tradicional
Ambrosia mineira tradicional: 30 minutos para 4 porções de lamber os beiços – Foto: Canva

Para começar essa receita especial bata os ovos em um recipiente até ficarem bem homogêneos e os reserve. Em seguida, leve o leite ferver com a canela em pó, em uma panela, a fogo baixo. Assim, cozinhe mexendo até que comece a levantar a fervura.

Para você

Bolo Brevidade: receita com apenas 3 ingredientes…

Continua depois da publicidade

Bolo de fubá simples e fofinho: sabor caseiro…

Continua depois da publicidade

Então, quando isso ocorrer, adicione o açúcar e mexa bem. Para dissolver todos os grãos, considere usar um batedor de arame (fuet). Logo depois, adicione o limão e os ovos batidos. Nesse momento, é importante mexer bastante e sem parar.

Você verá que alguns grumos começarão a se formar. Contudo, sem preocupação, isso é normal para a ambrosia mineira tradicional! Mantenha no fogo, mexendo de vez em quando, até que se formem ainda mais pelotinhas e o caldo reduza. Nesse momento, desligue o fogo e sirva quente ou frio!

Dica: para deixar sua ambrosia ainda mais saborosa, sirva-a com canela em pó!

Sugestão para servir

Essa receita é, como o nome já indica, tradicional e clássica! Por isso, é incrível para trazer doçura ao seu dia sem que isso se ilustre em demoras ou complicações. Para fazê-la é pá-pum e os passos são muitos simples, assim como os ingredientes.

Por isso, é uma sobremesa perfeita para qualquer momento! Aliás, caso você não consuma a ambrosia mineira tradicional de uma só vez, lembre-se de guardá-la em potes limpos e com tampa e a consuma em até 3 dias após fazê-la!

Confira também: Bolo De Churros: Confira 2 Versões Gostosas, Rápidas E Práticas De Fazer

Biscoito 5 Pires

Quer um biscoito delicioso para combinar com um café frasquinho? Então, aprenda essa receita mais que especial: biscoito 5 pires. Uma receita que passa por várias gerações. Assim, veja agora mesmo como fazer.

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais