Anúncio

Arroz à piamontese; confira uma receita especial e deliciosa

Um sabor sem igual, conheça essa delícia de receita

Anúncio


A receita do arroz à piamontese que a coluna Receitas Fáceis, do Folha Go, vai ensinar hoje (21/01) é bem rápida e simples. Mas, é aquele tipo de prato diferenciado, ideal para um almoço diferenciado. Além disso, no dia a dia, é uma boa ideia para se aproveitar aquele arrozinho que ficou de sobra no dia anterior.

Continua depois da publicidade

Portanto, leia mais: Arroz com moela cozida e temperada; um jantar fácil e rápido

A receita original era feita com um arroz com altos níveis de amido
A receita original era feita com um arroz com altos níveis de amido – Foto: Caratininga

Assim, esse tipo de preparação do arroz é mais do que um prato. Ele se tornou um símbolo da cozinha brasileira, abrilhantando e incrementando a nossa gastronomia. Para saber mais sobre sua origem e como fazer essa delícia, não deixe de ler a matéria até o final, ok?

Um pouco sobre a origem desse prato

Os italianos de Lombardia, Piemonte e Vêneto que vieram para o Brasil no século passado, acabaram se instalando na cidade de São Paulo. Eles queriam continuar cozinhando alguns pratos, tal como na Itália, mas não conseguiram.

Faltava-lhes um ingrediente fundamental do prato dessas três regiões, principalmente da Lombardia. Esse ingrediente era um arroz que tivesse altos níveis de amido, capazes de absorver o caldo de forma homogênea, mas, ainda assim, permanecer com a consistência “all dente”.

Entretanto, além disso, o prato tinha que ficar cremoso, nunca líquido, tal como as sopas. Era aquele meio termo entre o duro e o mole, sabe? Então, por isso, os italianos resolveram adaptar o original da receita do nordeste e noroeste da Itália.

Continua depois da publicidade

Obviamente que o arroz não ficou nem igual, mas acabou resultando em um apetitoso prato que fez sucesso no país (e no mundo) todo. Eles usaram arroz agulhinha, que é o tipo que mais usamos no Brasil.

Continua depois da publicidade

Apesar de ter uma absorção suficientemente do sabor de todos os ingredientes, o agulhinha não consegue adquirir a consistência cremosa. Daí surgiu o arroz à piamontese.

Dessa forma, confira mais: Como fazer cream cheese caseiro perfeito: conheça a receita e se surpreenda

Esse prato pode ser servido como principal na refeição
Esse prato pode ser servido como principal na refeição – Foto: Rosa Freitas

Receita de arroz à piamontese

Essa receita demora apenas 20 minutos para ficar pronta, dada a sua facilidade no preparo. Além disso, rende 8 porções bem generosas. Confira os ingredientes:

  • 1/2 colher de sopa de óleo;
  • Água o suficiente para fazer o arroz;
  • 1 colher de sopa de alho amassado;
  • Sal ao seu gosto;
  • 1 lata pequena de champignon;
  • 100 gramas do queijo tipo mussarela;
  • 2 xícaras de chá do arroz agulhinha lavado;
  • 1 embalagem do creme de leite.

Modo de preparar:

Para fazer o arroz à piamontese, em uma panela grande, coloque o óleo e frite a quantidade de arroz. Junte o alho e vá mexendo até que ele fique bem soltinho e torradinha, mas sem escurecer.

Coloque aproximadamente uns 2 dedos de água acima da quantidade de arroz na panela. Deixe tampado até secar.

Em seguida, coloque o creme de leite, o champignon e a mussarela. Deixe no fogo baixo até que a mussarela derreta. O ponto do arroz deve ficar como o de um risoto, assim, bem molhadinho e cremoso.

Viu só como é fácil preparar o arroz à piamontese? É uma receita simples, mas com aquele ar sofisticado. Já experimentou? Que tal começar o Ano Novo com esse prato delicioso?

Ademais, você também pode gostar: Baião de dois especial: um prato nordestino bem saboroso; confira

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais