Anúncio

Arroz doce com açúcar queimado; receita de sobremesa com gostinho de infância

Aqui você tem uma sobremesa deliciosa

Anúncio


Em todo livro tradicional de receita ele está lá, o clássico arroz doce com açúcar queimado. É uma sobremesa que pode ser servida fria, morna ou quente, consoante a época do ano, com ingredientes muito simples e sobretudo fáceis de preparar, embora a experiência nos faça levar o ponto perfeito ao arroz para que fique ao nosso gosto. E hoje (11/02), aqui no Receitas Fáceis  mostramos como fazer.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer arroz doce com açúcar queimado

Uma das sobremesas preferidas dos brasileiros é o arroz doce, que as avós prepararam com muito carinho e passaram gerações até chegar à nossa mesa. Todos os segredos veremos na receita a seguir: para deixar este arroz cremoso, é melhor usar leite integral; se o leite desnatado for preferido, o resultado será mais líquido.

É uma receita muito antiga que a maioria de vocês já conhece, pois cada um prepara o seu arroz doce. Você também pode colocar açúcar e queimá-lo se tiver uma tocha de cozinha. A receita fica pronta em 40 minutos e serve aproximadamente 4 porções.

Leia ainda: Bolo Verde De Limão Com Gelatina: 10 Porções; Para Um Café Da Manhã Super Especial E Refrescante

Ingredientes do Arroz doce com açúcar queimado

  • 1 litro de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de arroz;
  • 1/2 litro de água;
  • 1 pitada de sal;
  • Canela em pó a gosto;
  • Coco ralado a gosto;

Passo a passo da receita

Arroz doce com açúcar queimado
Arroz doce com açúcar queimado. Foto: Canva Pro

Primeiro cozinhe o arroz até ficar macio e reserve, se precisar coloque mais água.  Em seguida, em uma panela, derreta o açúcar e deixe virar uma calda, não deixe queimar muito, pois pode ficar amarga. Depois, acrescente o leite na calda e deixe o açúcar desmanchar.

Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Posteriormente, acrescente o arroz cozido, o leite condensado e a pitadinha de sal, cozinhe mais um pouco até ficar cremoso. Se preferir pode colocar um pouquinho de coco e canela nesse tempo de cozimento. Coloque o arroz doce ainda quente em um refratário, polvilhe canela em pó e coco ralado.

Por fim, deixe esfriar e coloque para gelar.

Ademais, leia ainda:  Bolo de chocolate com morango: um sabor sensacional que vai te conquistar

Sugestões de consumo do arroz doce com açúcar queimado

O arroz doce com açúcar queimado é uma sobremesa tradicional em muitos países do mundo, e no Brasil optamos usar canela. A forma exata de prepará-la varia de um local para outro, principalmente quando se trata de cozinhar arroz, e com esta receita estão garantidos o excelente sabor e a textura do grão.

Siga as dicas e truques para prepará-la bem e acima de tudo obter o resultado que mais gosta, já que o arroz doce pode ter muitas nuances em termos de textura final. E, se gostou desta receita, não perca a nossa secção de sobremesas e doces tradicionais  onde encontrará alguns tão clássicos.

Portanto, o arroz doce com açúcar queimado é uma sobremesa tradicional e muito simples de preparar.

Por fim, não deixe de ler: Bolo de chocolate com morango: um sabor sensacional que vai te conquistar

Bolo de chocolate perfeito e fofinho

Esta receita incrível da confeiteira gourmet Fabíola fica uma delícia.

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais