Anúncio

Arroz doce com rapadura: sobremesa que tem sabor de aconchego

A versão da sobremesa é simples de preparar, tendo o sabor de infância e gostinho de quero mais.

Anúncio


Esse arroz doce com rapadura é uma das sobremesas mais simples e práticas de preparar! Mas, não vá pensando que, pela simplicidade, é um prato qualquer. Pois, trata-se da união de dois ingredientes tipicamente brasileiros que, ficaram extremamente deliciosos. Assim, o Receitas Fáceis do Folha Go, vai te mostrar hoje (11/07), uma sobremesa especial, que fica pronta em 1 hora, e rende 6 porções incríveis. Esse doce carrega o aroma e o sabor do aconchego da nossa infância.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer arroz doce com rapadura: delícia de sobremesa

O arroz doce com rapadura é a sobremesa sem data certa para degustar, uma vez que qualquer hora é hora. Seja na época de calor, onde você pode degustar bem gelado, ou mesmo no frio, comendo quentinho, um doce que serve para todas as épocas do ano.

Um arroz doce nada mais é do uma sobremesa muito popular e apreciada no país todo, especialmente no Nordeste. Sendo servido costumeiramente morno, por isso é mais comum sua “aparição” nos dias de inverno. Assim acompanhe a receita de hoje dessa sobremesa incrível.

Um pouco da história dessa sobremesa arroz doce, cheia de tradição

Muitos imaginam que essa sobremesa é um tipo de prato português. Pois, afinal Portugal é o país conhecido por seus incríveis doces. Contudo, neste caso, o doce em questão é, na verdade de origem africana.

Diversos muçulmanos foram viver nas terras portuguesas após terem sido expulsos por conta de práticas religiosas da Espanha. Conquanto, a gastronomia afro-islâmica misturou-se à portuguesa, resultando em delícias culinárias.

Portanto, o arroz doce foi incorporado na gastronomia portuguesa, um tempo depois de sua criação. Dessa forma, somente anos mais tarde é que chegou em terras brasileiras, através dos povos europeus. E assim conquistou a todos e conquista ainda quem o experimenta.

Continua depois da publicidade

Assim, saiba mais: Arroz Doce Com Açúcar Queimado; Receita De Sobremesa Com Gostinho De Infância

Continua depois da publicidade

Ingredientes da receita

  • 3 e 1/2 xícaras das de chá da água filtrada;
  • 1 xícara das de chá do arroz cru;
  • 1 canela (pau);
  • 300 ml do leite integral;
  • 1 garrafinha do leite de coco;
  • 1 embalagem de leite condensado;
  • 3 cravos;
  • 1 xícara das de chá da rapadura picadinha;
  • Canela (pó) para polvilhar.

Passo a passo do arroz doce com rapadura

Um arroz doce nada mais é do uma sobremesa muito popular e apreciada no país todo, especialmente Nordeste
Um arroz doce nada mais é do uma sobremesa muito popular e apreciada no país todo, especialmente Nordeste – Foto: Canva Pro

Primeiramente, na panela antiaderente, coloque o arroz, a água, bem como a canela e o cravo, levando para o fogo baixo. Assim, deixe cozinhando até a água secar (mas não totalmente). Adicione o leite, mais o leite condensado, o leite e o leite de coco, deixe cozinhar mais uns 5 minutos.

Em seguida, acrescente a rapadura, misturando bem. Retire do fogo e aguarde esfriar. Coloque dentro de um refratário, polvilhando a canela.

Sugestão de consumo

Seguindo uma boa dica, cozinhe o arroz dentro de uma panela mais funda, uma vez que o leite poderá subir, e assim evitará seu derramar. Assim, após pronta a sobremesa e ainda quente, despeje-a sobre um prato, polvilhando canela em cima. Mas, para quem curte algo mais doce, basta adicionar mais leite condensado quando for comer a parte.

O arroz doce com rapadura pode ser servido como sobremesa gelada ou morna. Se preferir, combine com coco ralado, coco em pedaços ou até caldas diversas, como, por exemplo, de coco e açúcar queimado. Experimente essa delícia como melhor preferir!

Portanto, leia mais: Arroz Doce Com Leite Condensado; Saiba Como Fazer Essa Tradicional Sobremesa

Veja 10 Fatos Históricos sobre as sobremesas

Descubra nesse vídeo algumas informações históricas, sobre o surgimento de algumas sobremesas que tanto amamos. Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais