Anúncio

Baião de dois: Brasilidade cheia de sabor na sua mesa, rende 08 porções fartas

Leve essa receita nordestina para a sua casa e veja como comer o tradicional feijão com arroz de forma diferente.

Anúncio


Apesar de às vezes trazermos receitas internacionais aqui, sabemos que o que não faltam no Brasil são receitas especiais e cheias de sabor e criatividade. Dessa forma, o Receitas Fáceis do Folha Go traz hoje (28/08), um prato que nasceu no Nordeste e conquistou todo o país: a receita típica de baião de dois. Fica pronta em apenas 75 minutos e rende 08 porções cheias de sabor para seu almoço.

Continua depois da publicidade

Veja como fazer baião de dois no almoço: receita típica

Essa receita típica é muito especial! Afinal, ela combina feijão, arroz, queijo coalho, bacon e muito tempero! Ou seja, ela é realmente uma bela representante brasileira e não economiza em detalhes. Apesar disso, é basta simples e fácil de fazer. Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo do preparo!

Veja também: Suflê De Legumes Com Frango E Queijo: Veja Como Fazer A Receita Perfeita Para Crianças E Adultos

Ingredientes para a receita típica para o almoço

Veja o que é necessário para fazer baião de dois:

  • 1/2 kg de feijão-de-corda seco;
  • 2 colheres (sopa) de óleo;
  • 1/2 xícara (chá) de bacon picado;
  • 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido;
  • 1 xícara (chá) de queijo coalho picado;
  • 1/2 colher (sopa) de coentro picado;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 cebola grande picada;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Passo a passo de como fazer baião de dois

Receita típica, o baião de dois para o almoço
Receita típica saborosa diretamente do nordeste brasileiro para o almoço, aprenda. – Foto: Canva Pro
Para você

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Cuscuz tradicional especial; receita simples e…

Continua depois da publicidade

Para fazer o baião de dois é muito importante que você deixe o feijão de molho em água, de um dia para o outro. Então, leve-o  para cozinhar em 03 litros de água fria em uma panela normal (não precisa ser de pressão) e por 40 minutos. Enquanto isso, prepare os demais ingredientes em outra panela.

Dessa forma, aqueça o recipiente e adicione o óleo. Quando ele estiver quente, acrescente o alho e a cebola, bem como o bacon em cubos. Assim, doure-os para, depois, adicionar o arroz e o coentro. Mexa bem e os refogue. Depois, adicione o feijão já cozido com o caldo.

Acerte o sal e a pimenta e deixe cozinhar até que o arroz fique no ponto de cozido, o que leva cerca de 15 minutos. Por fim, desligue o fogo e adicione o queijo coalho. Misture bem, tampe a panela para usar o vapor e, então, sirva essa delícia brasileira!

Sugestão de acompanhamento para seu almoço

Uma delícia essa receita de baião de dois, certo? Pois saiba que é possível aproveitá-la ainda mais. Para isso, basta saber apostar nos acompanhamentos certos. O Receitas Fáceis trouxe algumas sugestões que são rápidas, simples e saborosas.

Primeiramente, não deixe de acrescentar uma salada à refeição. Ela traz mais nutrientes e frescor ao seu dia. Para isso, nossas sugestões são essa salada vinagrete. Ou, então, essa salada de repolho com creme. Por outro lado, também aposte em sucos de frutas para enriquecer seu almoço. Veja 05 versões!

Confira ainda: Charuto De Repolho: Saboroso E Rende 06 Porções Para O Almoço

Fricassê de Frango com Requeijão

Confira, ainda, mais uma receita especial, dessa vez com frango. Com isso, você enriquece o seu livro de receitas e garante muito sabor. Veja, então, o passo a passo da receita.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais