Bambá de couve: uma receitinha do chef de cozinha Carlos Ribeiro para os dias frios

Ainda estamos no verão, mas em algumas localidades, com a incidência de chuvas, o clima pede uma sopinha cheia de sabor

-- Continuar depois da publicidade --

Top Stories Urgente: William Bonner pede demissão da Rede Globo, assista ao vídeo

- Advertisement -

Tem pessoas que tomam caldos e sopas apenas nos dias bem frios, mas tem outras que não se importam com isso. Em algumas localidades do Brasil, apesar de estarmos no verão, vem chovendo bastante. Por isso, o Receitas Fáceis, do Folha Go, resolveu trazer hoje (19/02) uma receitinha do chef de cozinha Carlos Ribeiro de bambá de couve. Você vai adorar o mingauzinho que serve 4 pessoas e não demora mais do que 30 minutos para ficar pronto.

Saiba como fazer o bambá de couve

É muito comum, especialmente em Minas Gerais, as pessoas tomarem mingau de couve (como também é conhecido o bambá) em épocas frias. Mas, como é praticamente impossível rejeitar um bom prato, independente do clima, aqui estamos nós com essa maravilha de receita.

- Advertisement -

O prato original nasceu em Ouro Preto, cidade do interior mineiro. Contudo, o chef Carlos foi adaptando os ingredientes até alcançar o paladar que ensinará hoje.  Sendo um apaixonado pela gastronomia mineira sempre busca inovar nos sabores.

O bambá de couve, por exemplo, ficou tão maravilhoso que se tornou um sucesso mesmo não sendo dias tão frios, como os do outono ou do inverno. Esse é um tipo de receita que não requer muitos ingredientes, sendo de fácil preparo. Assim, mesmo se você é daquele tipo de pessoa que não possui tanta experiência dentro da cozinha, vai se dar bem.

Como citamos, o prato originou-se em Ouro Preto, mais especificamente nas senzalas, aonde o mingau era apenas salgado e enriquecido com algumas carnes. Além de pedaços de linguiça, podemos encontrar receitas que levam costelinha, carne moída e até mesmo bacon. Mas, que tal, também, um ovo cozido no meio?

Não importa o que você vai querer colocar, apenas que tempere com bastante dedicação e coloque uma pitada de carinho, como faz o chef. Veja só!

Assim, leia mais: Strogonoff De Carne: Aprenda A Fazer A Melhor Receita Com A Chef Heloísa Bacellar

Ingredientes

Confira o que é preciso:

  • 1 molho de couve picadinha em tirinhas bem finas;
  • 1 peito cozido e desfiado de frango;
  • 200 gramas de bacon cortado em cubos bem pequenos;
  • 1 litro do caldo dissolvido de frango;
  • 1 xícara do fubá mimoso;
  • 2 colheres de sopa do azeite extravirgem;
  • 1 cebola de tamanho grande picada;
  • Pimenta e sal ao seu gosto.
O chef Carlos foi adaptando os ingredientes até alcançar o paladar que ensinará hoje
O chef Carlos foi adaptando os ingredientes até alcançar o paladar que ensinará hoje – Foto: Centro Nordestino

Passo a passo do Bambá de Couve

Em uma panela, coloque a cebola com o azeite para refogar, juntamente com o bacon, a pimenta, bem como o sal. Quando tudo estiver bem douradinho e frito, adicione o caldo do frango, deixando levantar fervura.

Tempere o frango com um pouco de pimenta e sal, grelhando na frigideira com azeite. Aguarde esfriar para poder desfiar e reservar.  Em um vasilhame à parte, dilua o fubá vagarosamente em 2 copos d’água fria.

Em seguida, acrescente esse fubá no caldo fervente, misturando até começar a borbulhar. Por fim, coloque o molho de couve picado, desligue o fogo e sirva imediatamente.

Deu até vontade de experimentar o bambá de couve do chef de cozinha Carlos Ribeiro, Não? Pois, reúna todos os ingredientes e vá logo preparar! Bom apetite!

Dessa forma, confira mais: Macarrão À Carbonara: Aprenda A Receita Desse Prato Delicioso E Romântico Do Chef Rafa Costa E Silva

Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima

A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universal.

- Advertisement -

Para obter mais conteúdos siga o Receitas Facéis no Google News.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais