Anúncio

Bambá de couve: uma receitinha do chef de cozinha Carlos Ribeiro para os dias frios

Ainda estamos no verão, mas em algumas localidades, com a incidência de chuvas, o clima pede uma sopinha cheia de sabor

Anúncio


Tem pessoas que tomam caldos e sopas apenas nos dias bem frios, mas tem outras que não se importam com isso. Em algumas localidades do Brasil, apesar de estarmos no verão, vem chovendo bastante. Por isso, o Receitas Fáceis, do Folha Go, resolveu trazer hoje (19/02) uma receitinha do chef de cozinha Carlos Ribeiro de bambá de couve. Você vai adorar o mingauzinho que serve 4 pessoas e não demora mais do que 30 minutos para ficar pronto.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o bambá de couve

É muito comum, especialmente em Minas Gerais, as pessoas tomarem mingau de couve (como também é conhecido o bambá) em épocas frias. Mas, como é praticamente impossível rejeitar um bom prato, independente do clima, aqui estamos nós com essa maravilha de receita.

O prato original nasceu em Ouro Preto, cidade do interior mineiro. Contudo, o chef Carlos foi adaptando os ingredientes até alcançar o paladar que ensinará hoje.  Sendo um apaixonado pela gastronomia mineira sempre busca inovar nos sabores.

O bambá de couve, por exemplo, ficou tão maravilhoso que se tornou um sucesso mesmo não sendo dias tão frios, como os do outono ou do inverno. Esse é um tipo de receita que não requer muitos ingredientes, sendo de fácil preparo. Assim, mesmo se você é daquele tipo de pessoa que não possui tanta experiência dentro da cozinha, vai se dar bem.

Como citamos, o prato originou-se em Ouro Preto, mais especificamente nas senzalas, aonde o mingau era apenas salgado e enriquecido com algumas carnes. Além de pedaços de linguiça, podemos encontrar receitas que levam costelinha, carne moída e até mesmo bacon. Mas, que tal, também, um ovo cozido no meio?

Não importa o que você vai querer colocar, apenas que tempere com bastante dedicação e coloque uma pitada de carinho, como faz o chef. Veja só!

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Strogonoff De Carne: Aprenda A Fazer A Melhor Receita Com A Chef Heloísa Bacellar

Continua depois da publicidade

Ingredientes

Confira o que é preciso:

  • 1 molho de couve picadinha em tirinhas bem finas;
  • 1 peito cozido e desfiado de frango;
  • 200 gramas de bacon cortado em cubos bem pequenos;
  • 1 litro do caldo dissolvido de frango;
  • 1 xícara do fubá mimoso;
  • 2 colheres de sopa do azeite extravirgem;
  • 1 cebola de tamanho grande picada;
  • Pimenta e sal ao seu gosto.
O chef Carlos foi adaptando os ingredientes até alcançar o paladar que ensinará hoje
O chef Carlos foi adaptando os ingredientes até alcançar o paladar que ensinará hoje – Foto: Centro Nordestino

Passo a passo do Bambá de Couve

Em uma panela, coloque a cebola com o azeite para refogar, juntamente com o bacon, a pimenta, bem como o sal. Quando tudo estiver bem douradinho e frito, adicione o caldo do frango, deixando levantar fervura.

Tempere o frango com um pouco de pimenta e sal, grelhando na frigideira com azeite. Aguarde esfriar para poder desfiar e reservar.  Em um vasilhame à parte, dilua o fubá vagarosamente em 2 copos d’água fria.

Em seguida, acrescente esse fubá no caldo fervente, misturando até começar a borbulhar. Por fim, coloque o molho de couve picado, desligue o fogo e sirva imediatamente.

Deu até vontade de experimentar o bambá de couve do chef de cozinha Carlos Ribeiro, Não? Pois, reúna todos os ingredientes e vá logo preparar! Bom apetite!

Dessa forma, confira mais: Macarrão À Carbonara: Aprenda A Receita Desse Prato Delicioso E Romântico Do Chef Rafa Costa E Silva

Recheio de frango universal com a Chef Sheila Lima

A Chef Sheila Lima dá dicas muito especiais sobre o manuseio do frango e dá uma dica muito especial: Receita de Recheio de Frango Universal.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais