Anúncio

Banana charmosa: como preparar essa maravilha tropical

Anúncio


O Blog Receitas Fáceis do Folha Go traz hoje (14/01) uma receita para agradar a todos. É um prato que leva banana, queijo, presunto e molho branco, chamado de banana charmosa! Por isso você vai se surpreender com a praticidade e sabor desse prato.

Continua depois da publicidade

Para fazer essa receita, você não precisará de muitos ingredientes, mas é importante deixá-los separados previamente, para que na montagem do prato, você já tenha tudo à mão.

Dica: Prepare o molho branco antes, com calma. E com o molho branco pronto, só então montar o prato.

Leia aqui: Molho à bolonhesa perfeito: aprenda a receita original

Banana charmosa
Banana charmosa | Reprodução: Frimesa

Escolhendo a banana perfeita para a receita

Você pode optar pelo tipo de banana que quiser, mas há alguns detalhes importantes a observar na escolha:

A banana-nanica costuma ser mais doce e quando muito madura, pode ser mais difícil de cortá-la ao meio.  Portanto, se optar usar a banana-nanica, procure bananas quando sua casca ainda esteja amarela, e não já com muitas manchas pretas, o que indica que ela estará muito mais madura. Outra forma de verificar se a banana-nanica está ideal é perceber se está firme. Bananas-nanicas mais firmes costumam ser as ideais para essa receita.

Continua depois da publicidade

Já banana-prata é ideal, mas procure não utilizá-la muito verde, já que ela pode se apresentar um pouco fibrosa. Mais uma vez, opte por bananas mais firmes. Por outro lado, não escolha a banana-maçã, saiba que é muito pequena e não é ideal para essa receita.

Continua depois da publicidade

Como preparar a banana charmosa

Para começar, vamos passar os ingredientes e o modo de fazer do molho branco. A seguir, como você deve montar o prato. Confira!

Ingredientes

  • 3 bananas;
  • 6 fatias de muçarela;
  • 6 fatias de presunto;
  • Queijo parmesão ralado (para gratinar);

Ingredientes do molho branco simples

  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 xícara de leite integral;
  • Sal – a gosto;
  • Noz moscada – a gosto.
Banana charmosa
Banana charmosa | Reprodução: Guia da Cozinha

Modo de preparo do molho branco

Primeiramente, faça o molho branco:

Para isso, em uma panela, derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo, mexendo sem parar. Essa “misturinha” é ideal para engrossar outros molhos e recebe o nome de roux.

A seguir, ponha o leite e continue mexendo sem parar para não empelotar. Se você achar que empelotou, então basta bater o molho no liquidificador ou mixer. Ajuste o sal.

O grande segredo do molho branco é derreter a manteiga completamente antes de adicionar a farinha e quando adicioná-la, mexer sem parar. Só então acrescentar o leite.

Dica: Se você altera a ordem de colocação desses ingredientes do molho branco, há grande chance do molho empelotar.

Quando terminar o molho branco, rale um pouco de noz-moscada. Esse tempero dá um toque todo especial e faz toda a diferença em questão de sabor. Reserve.

Modo de preparo da banana charmosa

Com o molho branco pronto, chegou a hora de montar a banana charmosa.

Então corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento. Enrole uma fatia de presunto em cada metade, depois enrole uma de presunto.

Agora posicione as bananas com o queijo muçarela e o presunto enrolados em uma assadeira ou forma redonda de vidro, e com delicadeza. portanto cubra-as com o molho branco e espalhe o queijo parmesão sobre elas. A seguir, as leve ao forno preaquecido e deixe gratinar.

Pois bem, o tempo de forno varia em torno de 30 minutos, e assim, essa receita de banana charmosa estará pronta para você se deliciar.

Veja também: Biscoito orelha de gato: aprenda como fazer essa delícia

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais