Anúncio

Batata gratinada com creme: para surpreender sem esforço no almoço

A receita usa a batata de uma maneira diferente ao apresentá-la com um molho especial e queijo

Anúncio


As batatas estão sempre presentes na lista de consumo dos brasileiros. Afinal, apresentam diversas variedades e são facilmente encontradas a preços acessíveis. Saber receitas diferentes com elas é ótimo para surpreender especialmente no almoço ou jantar. Por isso, o blog Receitas Fáceis traz hoje, 17/03, uma receita especial de batata gratinada com creme. Fácil, e que fica pronta em 01 hora, mas rendendo até 04 porções!

Continua depois da publicidade

Veja como fazer a receita de batata gratinada com creme

Essa receita auxilia a fugir da trivial batata cozida, simples, e ou dos purês tão comuns. E isso de uma forma inteligente. Afinal, apesar destes serem pratos ótimos, escapar da rotina é sempre uma ótima escolha. Pincipalmente com o aproveitamento de ingredientes simples, e em receitas fáceis como a que aprenderemos hoje.

Além disso, confira outros pratos incríveis: Torta de bacalhau com batatas; receita saborosa que rende 10 porções

Ingredientes para a receita

  • 1 lata de creme de leite;
  • 2 xícaras (chá) de leite;
  • 1 colher (sopa) de amido de milho;
  • 2 batatas grandes;
  • 1 tablete de caldo de legumes;
  • Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto;
  • 50 g de muçarela.

Dica: você também pode adicionar outros ingredientes às batatas, na hora da montagem e ida ao forno. Por exemplo, bacon frito em cubos é um ótimo complemento. Igualmente, o milho e ervilha.

Passo a passo do preparo da batata gratinada com creme para o almoço

Receita de batata gratinada com creme para o almoço
Veja como fazer receita de batata gratinada com creme e, assim, surpreender à mesa no almoço. – Foto: umCOMO

Primeiramente, lave bem as batatas. Após, corte-as  as rodelas pequenas, de cerca de meio centímetro. Depois, dilua o caldo de legumes no leite, em uma panela, aquecendo o líquido. Acrescente as rodelas de batata e deixe-as cozinhar junto.

Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Elas devem se manter cozinhando até que fiquem macias. Contudo, não as deixe muito moles, uma vez que ainda irão cozinhar no molho ao irem ao forno. Então, quando elas atingirem o ponto, retire-as com auxílio de uma escumadeira.

Depois dissolva o amido de milho no creme de leite e, assim, adicione-os junto ao leite no qual as batatas cozinharam. Deixe-os cozinharem até que a cobertura da batata gratinada com creme engrosse e atinja o ponto de mingau. Nesse momento, corrija o sal e tempere com noz-moscada e pimenta a gosto.

Para terminar, unte um refratário com manteiga e faça uma camada com os pedaços de batata. Sobre eles, coloque um pouco de molho e, depois, repita essa ordem até que os ingredientes terminem. Aliás, caso você coloque outros complementos, como bacon, faça-o sempre após colocar as batatas.

Ainda, lembre-se de deixar a última camada para o molho branco. Sobre ele, por fim, polvilhe o queijo e leve a batata gratinada com creme para gratinar em forno a 220º C. E deixe até que o queijo derreta e doure. Após, basta servir o prato imediatamente e se deliciar.

Sugestão de acompanhamento para esse prato no almoço

Você também pode aproveitar essa receita especial com outros complementos simples e muito fáceis de fazer. Por exemplo, que tal levar uma proteína diferente à mesa? Para isso, aposte nesse rocambole de carne moída.

Da mesma forma, você pode preparar outras receitas com carne moída, como é o caso desses bolinhos. Portanto, você pode garantir uma refeição diferente, com essa a batata gratinada com creme, sem que para tanto haja exigência de grandes esforços.

Benefícios das ervas e temperos caseiros

A entrevistadora Janaína Barros conversa com a bióloga Gabi Pastro, e sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais