Anúncio

Biscoito de queijo da vovó; conheça a receita que traz sabor e boas lembranças para o lanche

Anúncio


Você também adora uma receitinha de família, daquelas que comia na infância? Pois, hoje (07/01), o Receitas Fáceis, do Folha Go, traz uma delícia de opção para o lanche: o biscoito de queijo da vovó.

Continua depois da publicidade
A origem real do petisco é indígena
A origem real do petisco é indígena – Foto: Taki-tá

Essa receita tem um passado voltado lá para as fazendas mineiras de antigamente, mas suas verdadeiras origens são indígenas. Continue com a leitura e descubra mais dessa maravilha em forma de biscoitinhos.

Portanto, leia mais: Biscoito de polvilho doce assado: super saboroso para o café; confira

Receita de biscoito de queijo da vovó

O biscoito de queijo da vovó é ou não é um pão de queijo disfarçado? Realmente parece, mas alguns ingredientes são diferentes, bem como a forma de preparo. A receita que preparamos, por exemplo, se diferencia pelo tempo de preparo, que é de 50 minutos, rendendo 18 porções.

Como dissemos, a origem real do petisco é indígena, tendo grandes influências da gastronomia mineira, mas também paulista. As variações da receita original, feitas ao longo do tempo, é que conferiram um sabor especial e, de igual modo, uma textura crocante.

O aroma quando começa a assar… Nossa! Não há comparativo para explicar a delícia que é sentir o cheirinho vindo do forno, as lembranças da vovó preparando e a fome dando sinais de vida.

Continua depois da publicidade

Assim, confira também: Biscoito doce de fritar: 2 receitas perfeitas; que combinam bem com café da tarde

Continua depois da publicidade
Esse biscoito parece um pão de queijo disfarçado
Esse biscoito parece um pão de queijo disfarçado – Foto: Cristiene Rodrigues

Quer aprender como fazer? Confira os ingredientes e o passo a passo abaixo.

Ingredientes

Veja tudo o que será necessário:

  • 4 xícaras de chá de polvilho azedo;
  • 3 xícaras de chá do queijo parmesão ralado;
  • 150 ml do leite integral gelado;
  • 3 ovos inteiros;
  • 1 copo americano (faltando 2 dedinhos para completar) de óleo;
  • Sal ao seu gosto.

Modo de preparar

Coloque o polvilho em uma vasilha grande, juntamente com leite gelado e vá amassando com suas mãos até a massa se soltar. Em seguida, esquente bastante o óleo e derrame sobre o polvilho com leite.

Amasse mais para, depois, adicionar os ovos, assim como o queijo. Verifique o sal, mas preste atenção: essa deve ser a última etapa de ingredientes. Isso porque o sal contido no queijo já pode ser o suficiente.

Novamente amasse bastante até que fique firme a ponto de enrolar.  Leve para assar no forno pré-aquecido a 180º C. Os biscoitos devem demorar aproximadamente 15 a 20 minutos para ficarem dourados. Entretanto, verifique de tempos em tempos, pois se passarem muitos minutos no forno, ficarão duros demais.

Uma dica: a massa precisa ficar mais firme, porém não endurecida. Caso necessário, acrescente mais um ovo. Assim, veja se ela ficará grudando nos dedos. Esse é o ponto ideal! Dessa forma, para conseguir enrolar, basta besuntar as mãos com óleo.

Essa receita de biscoito de queijo da vovó dá uma fome, não? Por que você não reúne os ingredientes e tenta reproduzir em casa hoje mesmo? Ah, e deixe o seu comentário, pois será ótimo conhecer sua opinião.

Ademais, você pode se interessar: Qual é o manuseio adequado dos ovos: aprenda o que fazer depois de comprá-los no mercado

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais