Anúncio

Nada de desperdício! Aprenda a fazer o bolinho de arroz do chef Jaime Solares e dê adeus às sobras

O que restou na geladeira pode ser reaproveitado de uma forma gostosa e criativa

Anúncio


A filosofia do chef Jaime Solaris realmente evita o desperdício. Transformar as sobras das refeições do fim de semana, por exemplo, em um delicioso bolinho de arroz, não deixa que comida boa vá para o lixo. Para ajudar nessa questão do reaproveitamento, o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai te mostrar hoje (08/02) uma receitinha bem simples e gostosa.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Coxinha De Pato: Aprenda Com O Chef Bertolazzi Como Se Faz O Quitute Gourmet

Aproveitar a sobra do arroz para fazer bolinho evita que alimentos bons sejam desperdiçados, transformando-os em deliciosos quitutes
Aproveitar a sobra do arroz para fazer bolinho evita que alimentos bons sejam desperdiçados, transformando-os em deliciosos quitutes – Foto: Canva Pro

Como você poderá ver na matéria abaixo, o que resta de um alimento só é jogado fora depois de se extrair o máximo do que ele poderia oferecer. Então, não perca a receita do bolinho, bem como as dicas a seguir para nunca mais ter que desperdiçar nenhuma comida ainda utilizável.

Aproveitando tudo dos alimentos

Todos sabem que existe um grande desperdício em quase todos os lares brasileiros – e do mundo. Por isso, tentar minimizá-lo de toda forma, ao máximo, é essencial.

Assim, deve-se aproveitar as partes das comidas, das cascas ao miolo, inclusive o que seria descartado. A intenção é evitar que se descarte os alimentos, mas também ressaltar que eles podem consumir com qualidade, da melhor forma possível.

As cascas da cenoura e das batatas, por exemplo, devem ser empanadas depois de misturadas em farinha de rosca e ovo. Dessa forma, podem ser fritas no óleo quente e servidas como petisco.

Continua depois da publicidade

A pele de um pedaço de salmão não precisa ir para o lixo, pelo contrário. Ela se torna um torresmo depois de assada, adquirindo a textura crocante.

Continua depois da publicidade

A abóbora moranga é outro exemplo de bom alimento reaproveitável. Ela pode ser assada, depois servida com molho de mel, laranja, bem como pimenta calabresa e queijo gorgonzola.

Portanto, confira também: Como Fazer Arroz Branco E Soltinho? Aprenda Uma Maneira Simples Ensinada Pelo Chef Mineiro Sinval…

A filosofia do chef Jaime Solaris realmente evita o desperdício
A filosofia do chef Jaime Solaris realmente evita o desperdício – Foto: Redes Sociais

Receita de bolinho de arroz

Os ingredientes listados abaixo servem aproximadamente 20 porções, dependendo do tamanho dos bolinhos. Assim, tempo total do preparo, como o arroz já vai estar cozido, é de 20 minutos.

Ingredientes:

  • 1 kg do arroz cozido;
  • 2 ovos inteiros;
  • 100 gramas da farinha de rosca;
  • 1 cebola de tamanho médio picada;
  • 2 dentes de alho pequenos;
  • 2 colheres de sobremesa do queijo que tiver na geladeira ralado;
  • Cheiro verde ao seu gosto;
  • 2 colheres de sobremesa de coentro picado;
  • 1 colherzinha de café rasa de cúrcuma;
  • 1 pitada de cominho;
  • Sal ao seu gosto.

Modo de preparar:

Para fazer o bolinho de arroz, em um vasilhame grande, coloque os ingredientes sem amassar ou triturar. Misture tudo muito bem para formar uma massa uniforme.

Deixe coberto com um pedaço de plástico filme dentro da geladeira por mais ou menos duas horas. Em seguida, faça as bolinhas, fritando-as no óleo quente.

Uma delícia essa receita de bolinho de arroz do chef Jaime Solares, não é? Certamente é difícil imaginar que os restos de comida podem ser transformados de forma tão simples. E você? Tem alguma receitinha do tipo? Nos conte nos comentários!

Dessa forma, não deixe de ver: Vamos De Trivial? Aprenda A Preparar Um Delicioso Arroz Com Tutu E Frango Da Chef Gi Nacarato

Dicas para o manuseio correto das carnes

Janaína Barros entrevista Marco Salgado, especialista em hambúrguer artesanal que dá dicas muito especiais sobre o manuseio da carne.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais