Anúncio

Bolinho de grão de bico assado: petisco vegetariano, saudável e cheio de sabor

Essa é uma opção bastante prática para evitar fritura e, ainda, dispensar lactose e glúten

Anúncio


Pratos sem frituras e, ainda, inclusivos ao dispensar carne, lactose e glúten, encontram cada vez mais demanda. Embora muitas pessoas achem que eles sejam complicados, isso não é verdade. É isso que o Receitas Fáceis do Folha GO vai mostrar hoje, 05/02, com a receita de bolinho de grão de bico assado.

Continua depois da publicidade

Essa é uma receita bastante prática e, sem dúvidas, muito saborosa. Seja você adepto ao vegetarianismo ou não, encontra nela uma opção de dispensar carne em algumas ou todas as refeições e, ainda, consumir nutrientes essenciais para o organismo, como proteínas e fibras.

Ainda que ele demande que o grão de bico fique de molho de um dia para o outro, o preparo, em si, leva apenas 01 hora. O rendimento, por sua vez, é de 20 porções e o passo a passo, conforme veremos abaixo, é muito fácil.

Combina com: Espaguete De Abobrinha Em Uma Receita Fácil, Prática, Saudável E Muito Saborosa

bolinho de grão de bico
Sem glúten, lactose ou origem animal, esse bolinho é perfeito para várias ocasiões – Foto: UOL

Como fazer bolinho de grão de bico assado

O grão de bico é um alimento bastante completo, mesmo que não seja tão consumido no Brasil quanto em outros países. Fonte de fibras e proteínas, retarda a absorção, pelo organismo, de carboidratos. Também, auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Portanto, essa receita de bolinho é uma ótima forma de incluir esse grão na sua alimentação. Além disso, ao dispensar a fritura ele se torna ainda mais saudável e, por isso, uma alternativa bastante sedutora para seu dia a dia.

Continua depois da publicidade

Ingredientes

Para fazer o bolinho de grão de bico assado você precisará de:

Continua depois da publicidade
  • 01 xícara de chá de cheiro verde
  • 01 xícara de chá de hortelã
  • 03 dentes de alho
  • 01 xícara de chá de grão de bico
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 01 colher de sopa de azeite
  • Sal a gosto
  • 01 cebola roxa

Modo de preparo do bolinho de grão de bico assado

Conforme dito anteriormente, antes da produção do bolinho, em si, será preciso deixar o grão de bico da receita de molho. Assim, ele poderá amolecer no período, permitindo a trituração. Portanto, deixe-o em água de um dia para o outro.

Após esse período, escorra bem a água e leve os grãos ao processador ou ao liquidificador. Junto, coloque o cheiro verde, bem como a hortelã e a cebola roxa cortada em 04 partes. Ainda, adicione o alho. Triture bem todos esses ingredientes até que eles formem uma pasta.

Então, adicione o sal e a pimenta e, novamente, ligue o liquidificador ou processador. Logo em seguida, transfira a massa do bolinho de grão de bico assado para um refratário e o leve à geladeira por 10 minutos.

Decorrido esse tempo, preaqueça o forno em 200ºC e unte uma assadeira com o azeite. A partir disto, basta fazer bolinhas com a massa, enrolando-as com a palma da mão e dispondo-as sobre a forma untada.

Por fim, basta levar os bolinhos ao forno por 40 minutos. Contudo, não se esqueça de, aos 20 minutos, virá-los. Com isso você garante que o cozimento do bolinho de grão de bico assado seja homogêneo em seus dois lados.

Ao final, basta servir os bolinhos. Eles servem como acompanhamento de outros pratos, como purê e salada, bem como pra recheio de sanduíches. Ainda, são ótimos petiscos para aproveitar um happy hour. Por isso, use-os de maneiras diversas e promova a saúde do seu organismo.

Outras receitas vegetarianas: Quiche Vegetariano: Receita Saudável E Nutritiva; Confira

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais