Anúncio

Bolo de banana caramelada: aprenda essa receita especial para o café

Um bolo bem gostoso e muito cheiroso.

Anúncio


Quem não gosta de um delicioso bolo no café da manhã? Pois hoje 16/03, a proposta do Blog Receitas Fáceis do Folha Go é apresentar o bolo de banana caramelada. Além de fazer muito sucesso com todos, essa receita é uma ótima maneira de aproveitar as bananas mais maduras que estão em casa. O tempo de preparo da receita é de 1h, com um rendimento aproximado de 12 porções! Então faça hoje na sua casa!

Continua depois da publicidade

Como preparar a receita do bolo de banana caramelada

Ao invés de descartar as bananas bem maduras, saiba que podem ser  utilizadas em várias receitas, tal como a de hoje. Inclusive, esse delicioso bolo de banana caramelada precisa da fruta bem madura.

Outra dica é o toque especial de canela que essa receita traz dando um perfume incrível ao bolo. De fato, essa parte da receita é opcional, ou seja, se você não gosta de canela, então não precisa colocar na calda e usar para molhar a massa.  Afinal, os demais ingredientes já deixam a receita especial e deliciosa!

Então, preste atenção nessa receita deliciosa de bolo de banana caramelada, ideal para acompanhar seu café. Confira!

Leia aqui: Bolo verde de limão com gelatina: 10 porções; para um café da manhã super especial e refrescante

Ingredientes

Para a massa:

  • 3 ovos;
  • Manteiga (3 colheres de sopa);
  • Açúcar (1 e ½ xícara);
  • Leite (1 xícara);
  • Sal (1 pitada);
  • Farinha de trigo (2 xícaras);
  • Fermento (1 colher de sopa rasa).

Para a cobertura e para a calda:

  • 4 a 5 bananas bem maduras;
  • 1 e ½ xícara de açúcar;
  • Água (1 xícara);
  • Canela (1 colher de sobremesa).

Modo de preparo

Receita para o café - Bolo de banana caramelada
Receita para o café – Bolo de banana caramelada | Reprodução: Receitas Nestlé
Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Primeiramente, peneire bem a farinha. Isso garante que seu bolo fique mais fofinho. A seguir, bata as claras em neve e reserve.

A seguir, em outra travessa, bata as gemas dos ovos, a manteiga e o açúcar na batedeira. Acrescente a farinha, pitada de sal, o leite e o fermento.

Então, desligue a batedeira e acrescente manualmente as claras em neve, incorporando-as à massa com delicadeza. Isso vai deixar seu bolo bem leve.

Em uma panela, faça um caramelo com uma xícara de açúcar no fogo, tomando cuidado para não queimar o caramelo. A dica é tirar o caramelo antes que finalize, pois ele continua cozinhando na panela, mesmo após desligar o fogo. Coloque a panela em contato com uma superfície fria, como a pia, por exemplo.

Então, espalhe o caramelo em uma assadeira. Posicione as bananas cortas e viradas para baixo, sobre esse fundo com caramelo. Então, despeje a massa do bolo por cima, e com cuidado.

Leve ao forno, preaquecido, por 180ºC por 30 minutos. Verifique se a massa está bem assada utilizando um palito. Mas o tempo de assar a massa não costuma ultrapassar 40 minutos.

Finalizando o preparo da receita do bolo de banana caramelada

Quando o bolo estiver assado, prepare a calda de canela, misturando a água, ½ xícara de açúcar e a canela. Desenforme, então a massa e regue com a calda. Isso deixará a massa mais molhadinha e claro, com um toque especial de canela.

Pronto! Você terá uma deliciosa receita de bolo de banana caramelada, fofinha e molhadinha, com um toque especial de canela. Ao desenformar o bolo terá a inversão do bolo com as bananas por cima, dando um lindo visual e muito sabor. Certamente, vai agradar a todos em sua família. Aproveite!

Veja também: Rocambole de Doce de Leite: uma receita deliciosa para sobremesa

Dicas e receita para fazer um bolo perfeito

Janaína Barros apresenta dicas e  uma receita da confeiteira gourmet Fabíola Melo, sobre como fazer um bolo muito especial e não errar.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais