Anúncio

Bolo de banana caramelizada: a sobremesa ou lanche ideal em 12 porções deliciosas

Opção simples e deliciosa de sobremesa ou seu lanche da tarde

Anúncio


O bolo de banana caramelizada é uma excelente opção para quem deseja impressionar na hora da sobremesa ou do lanche. Não há como errar servindo este bolo que é uma verdadeira delícia. O preparo é simples e não requer muito conhecimento na cozinha. A receita rende até 12 porções e fica pronta em apenas 60 minutos, sendo assim é perfeita para qualquer dia da semana. Quer aprender a fazer? Então veja hoje, 28 de novembro, aqui no Receitas Fáceis do Folha Go.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer bolo de banana caramelizada para servir no lanche

Já pensou em servir um bolo de banana caramelizada hoje? Pois bem, os bolos têm como origem o Egito antigo. Local, onde as massas eram mais doces, sendo conhecidas como pães doces. A partir daí, inúmeras variações foram sendo criadas, resultando nos mais diversos tipos e sabores, inclusive com frutas.

A banana é um fruto com baixo índice glicêmico e rica em potássio, favorecendo a estabilização da pressão arterial e combatendo o excesso de sódio, que pode trazer problemas ao organismo. Também é rica em vitamina C e B6, sendo que esta última ajuda na produção de serotonina, responsável pelo bem-estar.

Então, leia também: Bolo cítrico de limão com laranja: a combinação perfeita de sabores, que rende 15 pedaços incríveis

Ingredientes da receita

  • 1 xícara de açúcar para cobertura;
  • 4 ou 05 bananas para cobertura;
  • 1 colher de sopa (rasa) de fermento;
  • 3 ovos;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara de leite;
  • 3 colheres de sopa de margarina;
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 pitada de sal.

Passo a passo do bolo de banana caramelizada

Aprenda a fazer o bolo de banana caramelizada para seu lanche de hoje - Reprodução Canva
Aprenda a fazer o bolo de banana caramelizada para seu lanche de hoje- Reprodução Canva
Para você

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Cuscuz tradicional especial; receita simples e…

Continua depois da publicidade

Para essa receita deliciosa de bolo de banana caramelizado, iremos utilizar uma forma de furo no meio para fazer o preparo, mas poderá ser usada outra forma de sua preferência. Deixe-a reservada  para posteriormente preparar a caramelização.

Primeiramente, faça clara em neves, bem batidas e reserve para usar depois. Em seguida, em um pirex, coloque a margarina, o açúcar e os ovos, batendo-os bem, até que fiquem uniformes. Após, coloque sal, fermento e farinha, batendo mais, para que ganhe consistência e uniformidade.

Em seguida, coloque as claras em neve e bata unindo todos os ingredientes tornando-os homogêneos. Agora, iremos passar para o caramelo. Utilizando uma forma redonda, com um furo no meio, coloque o açúcar e o derreta em fogo, por completo. Assim, corte as bananas em fatias redondas e coloque sobre o açúcar derretido.

Enfim, coloque a massa na forma com o açúcar caramelizado e as bananas fatiadas, levando-a ao forno, em 180 graus preaquecido, por aproximadamente trinta minutos. Retire então e deixe esfriar, estando pronto para servir.

Sugestão de consumo da receita

O bolo de banana caramelizada fica uma delícia e você vai adorar o resultado, bem como a sua família. Serve como sobremesa, lanche da tarde ou então até mesmo para acompanhar aquele cafezinho gostoso. Caso goste de canela, vale a pena então adicioná-la à cobertura, dando um toque especial ao bolo. Canela e banana combinam muito bem! Aproveite!

Assim, leia agora: Suco poderoso de abacaxi com hortelã: bebida para refrescar e ajudar na saúde

Receita de Brownie de NESCAU

Uma receita bem fácil de fazer, com ingredientes acessíveis e que qualquer pessoa pode executar na cozinha, e o resultado é incrivelmente saboroso.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais