Anúncio

Bolo de banana molhadinho e gostoso: aprenda agora como fazer

Anúncio


Quem não ama aquele bolinho acompanhado com café no meio da tarde? E se for um bolo caseiro, fica ainda melhor. Por isso, hoje 01/01/2021, o Receitas Fáceis do Folha GO te ensina a fazer um bolo de banana delicioso, molhadinho e com direito a caramelização das bananas. E então, vamos para a receita?

Continua depois da publicidade
bolo de banana
Bolo de banana molhadinho e gostoso: Aprenda como fazer (Foto: Pixabay)

Também veja: Bolo gelado de chocolate: uma sobremesa ou opção de lanche que serve 6 pessoas; confira

Aprenda a fazer um bolo de banana perfeito 

Enfim chegou a hora do lanche e você está procurando algo na geladeira e não acha nada? Pois agora é a sua chance de fazer um bolo fácil e que só leva uma hora para ficar pronto. O bolo de banana é ideal para quem quer uma receita gostosa e rápida. Na lista a seguir, separamos ingredientes suficientes para fazer um bolo que rende 12 porções. 

Ingredientes para a massa

  • 3 ovos médios;
  • 3 colheres de sopa de margarina;
  • 1 xícara e meia de chá de açúcar (se preferir o bolo menos doce, use apenas 1);
  • Canela a gosto (opcional);
  • 1 xícara de chá de leite (240ml);
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento;
  • 1 pitada de sal.

Ingredientes para a cobertura

  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 4 a 5 bananas médias.

Prepare sua massa de bolo

A princípio, a massa do bolo de banana é a etapa mais complexa da receita. Porém não é um bicho de 7 cabeças e se você seguir tudo certinho, nada vai dar errado. Então, vamos lá!

Separe as gemas das claras e bata as claras numa batedeira até que elas fiquem em ponto de neve. Em seguida, reserve-as. Logo depois, em outra vasilha, misture as gemas com o açúcar e a margarina com a ajuda da batedeira. Bata até que o açúcar se dissolva completamente.

Logo depois misture a farinha, o leite, o sal e por último o fermento também na batedeira junto com a mistura de ovos, margarina e açúcar. Dica extra: Para misturar a farinha à mistura, peneire antes e vá incluindo aos poucos. Isso vai trazer mais fofura para seu bolo. 

Continua depois da publicidade

Após se tornar uma mistura homogênea, pare de bater e misture tudo às claras em neve com uma espátula delicadamente. A dica é ser muito delicado, para que o bolo fique bem fofinho.

Se você quiser colocar canela no bolo, pode acrescentar agora à massa. Pronto, reserve e vamos fazer a cobertura do seu bolo de banana.

Leia mais: Bolo mesclado para o café: aprenda a receita de liquidificador que fará sucesso nos lanches

Prepare a calda de banana

Sem dúvida, a calda e a banana caramelizada dará um toque a mais no seu bolo, não é mesmo? Então, vamos caprichar.

Coloque a xícara de açúcar em uma panela no fogo baixo e espere derreter. Não mexa o açúcar, assim, ele não cristaliza e vai derreter e ficar com uma cor linda.

Após derreter todo o açúcar e chegar ao ponto de calda, despeje-a na forma do bolo. Logo depois, fatie as bananas como preferir e coloque todas elas no fundo da forma, junto à calda. Certifique-se de preencher todos os espaços do fundo.

Forno e finalização

Na mesma forma que você colocou a calda e as bananas, despeje a massa que preparou antes, com cuidado para que ela não se misture à calda do seu bolo de banana.

Então asse em forno prequecido a 180º C por cerca de 30 minutos, ou até que seu bolo fique douradinho. Agora, seu bolo está prontíssimo!

bolo de banana
Bolo de banana molhadinho e gostoso: Aprenda como fazer (Foto: Pixabay)

Para desenformar, não espere que o bolo esfrie. Assim, a calda vai soltar com mais facilidade do fundo. A beleza desse bolo é sem igual! Para apresentar, polvilhe um pouco de canela por cima das bananas caramelizadas e pronto, é só saborear.

Talvez você também goste de: Bolo-pudim: duas delícias em uma só que você aprende agora como fazer

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais