Anúncio

Bolo de Café com Rapadura: experimente essa receita deliciosa e fácil de fazer

Esse bolo aposta em sabores diferentes que, quando somados, são uma verdadeira surpresa positiva ao paladar

Anúncio


A rapadura é um dos doces típicos do Nordeste, fazendo muito sucesso também em Minas Gerais, onde o café é uma tradição. E, que tal juntar essas duas tradições em um só prato? É isso que a receita do bolo de café com rapadura propõe. Aprenda como fazê-lo hoje, 04/02, no Receitas Fáceis do Folha GO.

Continua depois da publicidade

Uma receita muito simples, porém cheia de personalidade. Assim, ela tem tudo para conquistar o seu paladar com uma mistura entre o amargo do café e a doçura intensa da rapadura. Diferente, ela é muito fácil, leva apenas 50 minutos para ficar pronta e rende 10 porções.

Assim, para garantir um acompanhamento que inova um clássico no seu café da manhã ou da tarde, continue lendo e veja todos os ingredientes e, também, o passo a passo do modo de preparo desse bolo. Você não vai se arrepender!

Também veja: Receita De Broinha De Fubá De Canjica Para O Café Da Manhã

Como fazer bolo de café com rapadura

É bastante surpreendente como essa receita consegue ser, ao mesmo tempo, diferente e fácil. Afinal, exige pouco tempo para ficar pronta e ainda rende diversas porções. Por isso, não deixe de considerá-la quando quiser algo diferente para seu paladar.

Receita de Bolo de café com rapadura
Bom de café com rapadura. Foto: Canva Pro

Igualmente, note como essa é uma bela homenagem aos estados nordestinos e à proximidade com Minas Gerais. Com sabores típicos dessas regiões, traz riqueza ao paladar e, também, muita história. Por isso, veja agora mesmo seus ingredientes e como fazê-lo.

Continua depois da publicidade

Ingredientes

Para fazer esse bolo de café com rapadura você precisará de:

  • 01 xícara de chá de leite
  • 02 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 02 xícaras de chá de raspas de rapadura (350 g)
  • 1/2 xícara de chá de café solúvel
  • 02 colheres de sopa de maionese
  • 01 colher de sopa de canela em pó
  • 03 ovos
  • 01 colher de sopa de fermento em pó

Caso você tenha se surpreendido com a presença de maionese em uma receita de bolo, não se preocupe! Aqui, ela se apresenta para deixar a massa ainda mais fofinha. Por isso, não sobrepõe os demais ingredientes e não deixa seu prato salgado.

Modo de preparo do bolo de café com rapadura

O preparo desse bolo é incrivelmente fácil, você verá. Para começar, pré-aqueça o forno. Também, lembre-se de untar uma forma com manteiga (ou margarina) e polvilhe farinha. Então, é o momento de preparar a massa.

Para isso, primeiro leve o leite, os ovos e o óleo à batedeira, liquidificador ou processador. Caso queira, ainda, é possível misturá-los à mão. Junte à mistura a maionese, os grãos de café solúvel, a canela em pó, a farinha e o óleo.

Bata-os até que formem uma mistura homogênea. Então, por fim, adicione o fermento e o misture com o auxílio de uma colher, delicadamente. Despeje a massa do bolo de café com rapadura na forma untada e leve-o para assar a 200ºC por cerca de 30 minutos.

Não deixe de fazer o teste do palito para saber se ele está pronto. Para isso, abra o forno após 25 a 30 minutos e espete a massa do bolo. Se o palito sair com fiapos o bolo ainda não está pronto. Por outro lado, caso saia seco, a receita está pronta.

Outras receitas de bolos fáceis: Bolo Nega Maluca De Liquidificador: Uma Receita Prática E Sem Erro

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais