Anúncio

Bolo de cenoura: o clássico repaginado pelas mãos da chef Kiki Felipe; confira

Essa deliciosa opção de lanche não tem cobertura, mas sim, uma calda de chocolate incrível

Anúncio


O bolo de cenoura é um clássico, e todos sabem disso. Mas, nas mãos da chef Kiki Felipe, o quitute tornou-se ainda mais saboroso. A repaginada vai ser mostrada aqui, pelo Receitas Fáceis, do Folha Go, hoje, terça-feira, 09 de março. Portanto, continue conosco, e não perca a oportunidade de aprender com uma das melhores chefs pâtisserie, a fazer em casa essa maravilha, que demora apenas 1 horinha para ficar pronta, rendendo 10 porções.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer o bolo de cenoura

Kiki Felipe é chef de cozinha, mais especificamente, de confeitaria. Formou-se pela escola Le Cordon Bleu em Paris, na França. Hoje em dia, ela é professora de redução alimentar e culinária, portanto, tem uma base forte para poder ensinar como fazer um bolo de cenoura divino.

Este sabor de bolo nunca é negado por ninguém, sendo até mesmo o preferido por muita gente. Ele é rico em diversas especiarias, ficando com a massa fofinha e, por muitas vezes, úmida.

O quitute, apresenta-se, por vezes, com cenouras raspadas ou até mesmo nozes picadas. Mas, a combinação mais popular em todo mundo é o chocolate, seja em cobertura ou recheio.

O fascínio do bolo, como concorda a chef Kiki, é a cor alaranjada da cenoura, além de sua textura e doçura. Talvez seja por isso que o sabor torna-se imbatível diante de outros, tornando-o uma ótima opção para qualquer hora do dia.

Assim, saiba mais: Taco Mexicano: Aprenda Com O Chef De Cozinha Dalton Rangel A Fazer Um Maravilhoso Prato Cultural

Continua depois da publicidade

Ingredientes da massa

  • 4 cenouras de tamanho médio descascadas, bem como cortadas (rodelas mais grossas);
  • 1 xícara de chá do óleo da canola;
  • 2 xícaras de chá do açúcar cristal;
  • 4 ovos inteiros;
  • 2 xícaras de chá da farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa do fermento em pó.

Ingredientes da calda

  • 170 gramas do chocolate tipo meio amargo;
  • 190 gramas do creme de leite fresco;
  • 25 ml do conhaque (mas é opcional).

Passo a passo da massa do bolo de cenoura

Este sabor de bolo nunca é negado por ninguém, sendo até mesmo o preferido por muita gente
Este sabor de bolo nunca é negado por ninguém, sendo até mesmo o preferido por muita gente – Foto: Canva Pro

Pré-aqueça seu o forno com a temperatura de 180º C. Enquanto isso, bata em um liquidificador o óleo, assim como a cenoura, os ovos e o açúcar até que a mistura se torne bem homogênea.

Em um vasilhame grande, vá peneirando a farinha para que ela fique fininha. Em seguida, ligue a batedeira na velocidade média, adicionando a mistura da cenoura lentamente junto com a farinha.

Quando tudo estiver integrado, acrescente o fermento também peneirado. Assim, bata um pouco. Unte e enfarinhe uma forma, colocando a massa e levando para assar. O tempo de forno será de mais ou menos uns 50 minutos.

Para saber se está assado, faça aquele famoso teste do palitinho. Enfie um palito no bolo. Caso saia seco, está pronto. Quando amornar, é a hora de desenformar.

Passo a passo da calda do bolo de cenoura
Com a ajuda de uma faca, despedace todo o chocolate, colocando-o no processador de alimento para ficar bem moído. Deixe reservado.

Em uma panela, coloque a embalagem de creme de leite, aquecendo até chegar ao ponto da fervura. Adicione este creme de leite ao processador ligado, mas bem devagar, até que a mistura fique homogênea. Entretanto, tome cuidado para que não seja batido em excesso.

Em seguida, a calda deve ser transferida para um vasilhame a fim de que esfrie. Quando estiver em temperatura ambiente, bem encorpada, mas líquida, será o momento certo para usá-la derramando sobre o bolo.

Sugestão de consumo

O bolo de cenoura, receita da chef Kiki Felipe, pode ser consumido com suco de frutas e refrigerante em qualquer hora do dia. Contudo, não recomendamos comer juntamente com café, pois o doce do chocolate pode interferir no adocicado desse tipo de bebida. No mais, bom apetite!

Portanto, confira mais: Bolinho De Batata: A Receita Simples E Deliciosa É Da Chef Alana Rox; Confira

Dicas para o bolo perfeito

Janaína Barros entrevista a confeiteira gourmet Fabíola Melo sobre dicas muito especiais para quem quer fazer um bolo muito especial.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais