Anúncio

Bolo de fubá com goiabada; receita de afeto com um sabor inesquecível

Anúncio


No Brasil, o bolo de fubá com goiabada já é uma paixão nacional. Aliás, é uma receita fácil e muito típica para o café da manhã ou lanche, junto com um café fresquinho. Essa receita tão tradicional é a nossa dica de hoje (04/01) aqui no Receitas Fáceis do Folha Go.

Continua depois da publicidade

O bolo de fubá é muito antigo já a inclusão da goiabada na massa é algo mais recente. Aliás, não é só modinha, é uma mistura pra lá de especial, com um sabor de roça que mexe com a memória. Uma verdadeira delícia brasileira.

Leia aqui: Bolo de leite condensado divino; veja como é fácil de fazer

Saiba como fazer o bolo de fubá com goiabada

Bolo de fubá com goiabada
Bolo de fubá com goiabada; receita de afeto e saborosa Foto – Comidinhas do Chef

Primeiramente, o tempo de preparo dessa receita é de aproximadamente 40 minutos e ela rende aproximadamente 10 porções. Os ingredientes são os seguintes:

  • 1 ovo;
  • Um copo (americano) de leite;
  • 1 copo (americano) de fubá;
  • Um copo (americano) de açúcar;
  • 1/2 copo (americano) de óleo;
  • Um copo (americano) farinha de trigo;
  • 1 colher de fermento em pó;
  • Goiabada em pedaços;
  • Erva-doce a gosto.

Modo de preparo do bolo

Primeiramente misture no liquidificador o ovo, o leite, o óleo, o açúcar, o fubá e bata bem. Em seguida despeje a mistura em uma tigela, e misture com a farinha e o fermento em pó.

Depois despeje a massa em uma forma untada com manteiga e farinha, e acrescente os cubinhos de goiabada. Repita este processo até preencher toda a forma.

Continua depois da publicidade

Por fim leve ao forno médio (180° C), preaquecido, por 40 minutos. E depois está pronto o seu bolo e é hora de apenas saborear.

Continua depois da publicidade

Dicas para o bolo de fubá ficar perfeito

Bolo de fubá com goiabada
Bolo de fubá com goiabada; receita de afeto e saborosa Foto – Comidinhas do Chef

Certamente alguns detalhes podem fazer a diferença na hora de preparar um bolo. Com o bolo de fubá não seria diferente. Confira essas dicas que selecionamos para vocês.

1.Preste atenção à receita

Isso é algo fundamental, principalmente para quem é novato em assar bolos. Dessa forma, o principal é escolher uma receita que não seja complicada e ler com atenção, pois, desta forma, você poderá acompanhar o passo a passo com mais facilidade, além de ter os ingredientes certos à mão, é claro.

Algumas pessoas usam termos em suas receitas que podem não ser familiares – sinta-se à vontade para fazer sua pesquisa antes de iniciar a receita.

2.Tenha ingredientes adequados

Não se trata apenas de ter a lista de ingredientes na bancada da cozinha, mas de garantir que sejam adequados, por exemplo:

  • Certifique-se de que os ovos estão frescos e em temperatura ambiente.
  • Quanto à manteiga, é importante que esteja em temperatura ambiente, é aconselhável retirá-la da geladeira cerca de 60 minutos antes de iniciar a receita. Outro aspecto importante é que a manteiga não tem sal.
  • A farinha utilizada deve ser peneirada, assim os grumos não serão problema.

Algo que também é fundamental é respeitar a medida adequada de cada ingrediente, pois ultrapassar qualquer um deles pode gerar um bolo mais seco.

3.Temperatura do forno

Todas as receitas costumam indicar a temperatura que o forno deve estar antes de colocar o bolo, por isso ter um termômetro de cozinha pode ser de grande ajuda. Em geral, o ideal é ligar o forno cerca de 20 ou 30 minutos antes de colocar o bolo.

4.Misture corretamente

A mistura dos ingredientes pode ser feita de acordo com o tipo. Nesse sentido, é melhor misturar os ingredientes líquidos com os líquidos, depois os secos com os secos e por fim integrá-los todos.

Portanto, seguindo essas dicas e preparando seu bolo, certamente ele ficará muito delicioso. Bom apetite!

Veja também: Bolo de limão fofinho: saiba como preparar essa delícia

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais