Anúncio

Bolo de fubá fofinho: receita que rende quase 20 porções; faça hoje mesmo

Esse quitute é perfeito para o café da manhã ou lanche da tarde.

Anúncio


Quem não ama um bolinho recém assado, quentinho e que deixa a cozinha super cheirosa? E se  ainda for um bolo de fubá fofinho, que rende bastante e delicioso combinado com um café passado na hora? Maravilha, não? Pois é exatamente o que o blog Receitas Fáceis, do Folha Go traz hoje (21/01) para você.

Continua depois da publicidade

Portanto, leia mais: Bolo De Milho De Latinha: Aprenda A Receita Fácil Que Rende 10 Deliciosos Pedaços

Esse bolo fica perfeito com um cafezinho
Esse bolo fica perfeito com um cafezinho – Foto: Canva Pro

Nessa matéria, será possível aprender uma receitinha popular e gostosa, típica da culinária rural brasileira. Sem demora e sem processos difíceis, assim, você vai poder reproduzir imediatamente na sua casa esse quitute. Vamos lá?

Um pouco da história do quitute com fubá

A história do bolo de fubá fofinho remete à época Colonial do Brasil, quando a utilização do trigo na culinária ainda não era muito popular no país. Então, as receitas dos bolos feitos com milho, comumente se tornavam mais difundidas.

Desse modo, especialmente no Sudeste e Nordeste do Brasil, naquela época, houve um “estouro” de formas de preparo diferentes de receita. Cada um queria inovar e, com o passar do tempo, conseguiu-se estruturar um quitute perfeito!

No período Colonial, entretanto, esse tipo de bolo não era tão cremoso quanto o que conhecemos hoje em dia. Isso porque sua massa não continha queijo.

Continua depois da publicidade

As produções e consumo dos laticínios em nosso país, só foram se popularizar lá no século XIX, mas não é sabida a data certa. Assim, o surgimento desse bolo de fubá fofinho, não tem local e nem um momento exato.

Continua depois da publicidade

No entanto, diversos historiadores comentam que o provável nascimento do quitute tenha acontecido nas fazendas de Minas Gerais. Quanto ao século supõe-se que seja XX, com o auge da produção de leite no Estado.

Como citamos, de lá para cá, foram várias releituras da receita original. Dessa forma, hoje encontramos bolos feitos com ingredientes, como o leite de coco, coco ralado, bem como leite condensado e muito mais.

Dessa forma, confira também: Bolo De Chocolate Fit: Uma Receita Para Comer Sem Culpa; E Sem Fugir Da Dieta

A história do bolo de fubá fofinho remete à época Colonial do Brasil
A história do bolo de fubá fofinho remete à época Colonial do Brasil – Foto: Canva Pro

Receita de bolo de fubá fofinho

Essa receita demora 50 minutos para ficar pronta e rende mais ou menos 18 porções, dependendo do tamanho. Agora, confira os ingredientes:

  • 480 ml de leite;
  • 2 ovos;
  • 370 gramas de açúcar cristal;
  • 370 gramas de fubá mimoso;
  • 240 ml de óleo;
  • 370 gramas da farinha de trigo;
  • 2 colheres de chá do fermento químico em pó.

Modo de preparo:

Em um liquidificador, na velocidade mais alta, bata o óleo, os ovos, assim como o açúcar e o leite. Assim que a mistura estiver bem homogênea, acrescente, de pouco em pouco, o fubá e a farinha.

Quando a massa começar a engrossar, ajude a misturar tudo com a colher de pau. Em seguida, adicione o fermento, misturando bem outra vez. Unte e polvilhe açúcar em uma forma redonda com buraco no centro.

Preaqueça o forno a 200º C, levando a massa para assar por mais ou menos 40 minutos. Para saber se ele está bem assado, além de ficar dourado, use a técnica do palito. Enfie um palito de dente no bolo e, se sair limpo, já está pronto.

Assim que o bolo de fubá fofinho estiver frio, desenforme e sirva com um delicioso cafezinho! Gostou da receita? Se sua resposta foi sim, compartilhe-a com mais pessoas! Experimente também fazer na sua casa e deixe um comentário nos contando como ficou!

De igual modo, você pode gostar: Bolo De Milho Com Requeijão: Aprenda Uma Receitinha Deliciosa; E Descubra Ainda Como Cortar Bolo…

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais