Anúncio

Bolo de guaraná fofinho: veja como usar o refrigerante brasileiro com muito estilo

Veja como levar a bebida para um bolo simples que fica perfeito com café!

Anúncio


Os ingredientes brasileiros inspiram vários dos pratos que o blog Receitas Fáceis do Folha GO traz diariamente para você. E hoje (15/07), isso não será diferente. Afinal, iremos ver como fazer o passo a passo de um bolo de guaraná fofinho e muito especial! Fica pronto em apenas 45 minutos e, ainda, rende 16 porções incríveis. Por isso, não deixe de conferir o preparo! Ele pode ser servido do café da manhã ao lanche da tarde.

Continua depois da publicidade

Veja como fazer a receita de bolo de guaraná fofinho

O guaraná é uma fruta que também leva o nome de uaraná, guanazeiro, guaranauva, ou guaranaína. Ela é comum da região amazônica e dá origem ao refrigerante de mesmo nome. Ele, aliás, é conhecido no mundo todo e sempre remete ao Brasil. Veja, então, como levar a bebida a um bolo especial e que poderá servir no café da manhã ou o lanche da tarde.

Além disso, confira outros bolos com ingredientes bem brasileiros: Bolo De Rapadura: Da Roça Para Sua Mesa, Receita Para Festa Junina Caseira

 Ingredientes para a receita

  • 5 ovos;
  • 200 ml de guaraná;
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 3 xícaras (chá) de açúcar;
  • 50g de coco ralado;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 1 lata de leite condensado.

Passo a passo do preparo do bolo de guaraná fofinho

bolo de guaraná para café da manhã ou lanche da tarde
Veja o passo a passo de como levar o refrigerante mais brasileiro a um café da manhã ou lanche incrível! – Foto: Ana Maria Braga
Para você

Cuscuz tradicional especial; receita simples e…

Continua depois da publicidade

Trufa caseira com cacau 70%; uma receita saudável…

Continua depois da publicidade

Para dar início à sua receita de bolo de guaraná fofinho, primeiramente preaqueça o forno a 180ºC. Também, unte uma forma. Então, comece a massa que fica pronta rapidinho, em pouquíssimos passos!

Em primeiro lugar, separe as gemas e as claras dos ovos, reservando as primeiras. Então, bata as claras em neve e depois as reserve. Logo depois, bata o açúcar com as gemas. Quando formar um creme homogêneo, adicione a farinha, previamente peneirada, e o guaraná. Faça-o alternadamente.

Quando terminar de incorporar esses ingredientes, junte as claras em neve e, depois, o fermento. Mexa delicadamente, para misturá-lo aos poucos. Por fim, derrame a massa do bolo de guaraná fofinho na forma previamente untada.

Deixe assar por aproximadamente 30 minutos ou até dourar e o palito sair seco. Enquanto isso, faça a cobertura. Basta misturar todos os ingredientes, batendo-os até que formem um creme. Ao tirar a massa do bolo do forno, fure-a com um palito ou garfo e derrame a calda. Depois, basta se deliciar!

Sugestão de acompanhamento

Nada melhor que se deliciar com uma boa fatia de bolo e uma bebida quente, não é mesmo? Especialmente nos dias frios que estamos enfrentando. Por isso, a sugestão para degustar o seu bolo de guaraná fofinho é esse cappuccino caseiro e cremoso. Tão fácil quanto a receita principal, é incrível!

Delicioso bolo de milho na palha

Aprenda, ainda, outro bolo incrível que é a cara do Brasil, uma receita típica muito saborosa e prática de fazer.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais