Anúncio

Bolo de milho de latinha: aprenda a receita fácil que rende 10 deliciosos pedaços

Anúncio


Quem nunca comeu um bolinho feito com milho, daqueles bem cremosos, que quase derretem na boca? O Receitas Fáceis, do Folha Go, sabe que esse quitute é muito amado pela maioria das pessoas, então, pensou em trazer hoje (15/01) uma receita bem mais simples  e gostosa do que a tradicional: o bolo de milho de latinha.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Bolo de chocolate fit: uma receita para comer sem culpa; e sem fugir da dieta

Essa receita é ótima para comer acompanhada de um cafezinho passado na hora
Essa receita é ótima para comer acompanhada de um cafezinho passado na hora – Foto: Canva Pro

Comumente, esse bolo é servido nas festas juninas e nas cidades interioranas. Mas, seu sabor é tão maravilhoso que sua fama se espalhou por além da data e dos limites geográficos. Na matéria que segue você vai poder conhecer as origens de uma das melhores opções de lanche, e a forma de prepará-la. Ah, sem esquecer do cafezinho para acompanhar! Confira!

O bolo de milho e seu “nascimento”

O bolo de milho é tipicamente nacional, tendo suas origens voltadas para os tupis guaranis. Essa iguaria, na cultura indígena é conhecida por “Mbojape”.

Esse era um alimento comum para os índios que tinham o costume de preparar juntamente com uma cerimônia similar ao batizado infantil que conhecemos. Já o termo “milho” – alimento também muito cultivado pelos indígenas – vem de “sustentação da vida”.

O milho não era tão conhecido e utilizado na culinária até o período do descobrimento do Brasil, bem como da sua colonização. Foi somente a partir daí que o ingrediente principal da nossa receita de bolo de milho de latinha ficou famoso, ganhando o paladar de “gregos e troianos”.

Continua depois da publicidade

Receita de bolo de milho de latinha

Sem sombra de dúvidas, esse é um ícone incomparável da gastronomia brasileira. Por isso, hoje preparamos uma receita ainda mais simples e fácil de fazer que a do bolo comum.

Continua depois da publicidade

Além de super simples é rápida, pois fica pronta em somente 50 minutos. Você vai conseguir servir um lanche delicioso, acompanhado de um cafezinho passado na hora para aproximadamente 10 pessoas.

Portanto, não perca mais tempo. Preste atenção no que terá que separar na sua dispensa e mãos à obra, quer dizer, mãos ao bolo!

Portanto, não deixe de conferir: Wrap fit de frango: uma opção saudável para o lanche do final do dia

Comumente, esse bolo é servido nas festas juninas e nas cidades interioranas
Comumente, esse bolo é servido nas festas juninas e nas cidades interioranas – Foto: Canva Pro

Ingredientes

Confira a lista de tudo o que será preciso:

  • 1 latinha do milho verde, mas sem água;
  • A mesma medida do leite integral;
  • 1 latinha do açúcar cristal;
  • 1 latinha do flocão de milho;
  • 3 ovos;
  • ½ medida da latinha de óleo;
  • 2 colheres de sopa cheias de coco ralado;
  • 1 colher de sopa do fermento químico em pó;
  • Farinha e margarina o suficiente para untar.

Modo de preparar o bolo de milho de latinha

Para fazer o bolo de milho de latinha, primeiramente escorra toda a água do milho, usando a lata para as medidas, como citamos na lista de ingredientes. Em seguida, unte uma forma e a enfarinhe bem.

Preaqueça seu forno a uma temperatura de 180º C. Enquanto isso, bata no liquidificador: o milho, açúcar, leite, flocão, ovos e o óleo. A mistura deve ficar bem homogênea.

Dessa forma, adicione o coco ralado e também o fermento, pulsando o liquidificador por 3 vezes. A mistura deve ser despejada na massa e levada para assar por mais ou menos 40 minutos.

Depois que o bolo de milho de latinha esfriar, basta desenformar e servir! Essa é ou não é uma receita muito simples de fazer? Se gostou, compartilhe para que outras pessoas possam conhecer. Deixe seu comentário também para que possamos saber o que achou do nosso conteúdo!

Ademais, você também pode gostar: Coxinha de massa de batata doce: o lanche da tarde perfeito e muito saboroso

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais