Bolo de Natal: conheça um pouco da história e a receita desse prato tradicional
Nada melhor do que seguir as tradições das festas de fim de ano fazendo um bolinho especial
As comemorações do fim do ano chegaram. Assim, com elas, vieram também as tradições da época. Sabendo disso, o Receitas Fáceis, do Folha Go, trouxe hoje (24/12), uma receitinha de bolo de Natal para você se deliciar.
Nascido em Portugal, esse bolo delicioso existe há mais ou menos uns 2000 anos. Ele nada mais é do que um pão adocicado de ovos, assim como recheado com passas, nozes e algumas frutas cristalizadas.
Quer saber mais de como o prato surgiu e como fazê-lo? Continue com a leitura até o final e se surpreenda.
Portanto, leia mais: Pizza caseira para o Natal; ceia descomplicada e prática
Como esse bolo é consumido?
Além do inigualável sabor, esse bolo natalino tem uma conotação toda especial. Comumente, ele representa o que os 3 Reis Magos deram de presente para Jesus:
- A sua crosta dá simbolismo ao ouro;
- As frutas simbolizam a mirra;
- O aroma simboliza o incenso.
O formato e a decoração com frutas cristalizadas geralmente lembram uma espécie de coroa. Mas, isso não quer dizer que seja uma via de regra. A imaginação pode rolar solta nessa hora.
Reza a tradição que esse bolo de Natal deve ser consumido do dia 25/12 até o dia 06/01, que é dia de Reis. Por conta disso que, inicialmente, ganhou o nome “bolo rei”.
Nos dias atuais, existem muitas variantes da receita original. Você pode acrescentar alguns ingredientes, assim como trocar pelos que são da sua preferência.
Também é possível servir na ceia como parte da decoração especial. Além do mais, pode-se entregar aos convidados um pedaço dentro de uma embalagem bonitinha. Seria algo como “lembrancinha de Natal personalizada”. Interessante, não?
Ademais, confira também: Popcake para decorar a mesa de Natal: aprenda uma receita incrível de pinheirinho
Receita de bolo de Natal
Essa receita rende aproximadamente 8 generosos pedaços, sendo que demora somente 1 horinha para ficar pronto. Vamos lá?
Ingredientes do bolo
Confira a lista do que é preciso:
- 1/2 xícara de chá do leite de coco;
- 5 ovos inteiros;
- 2 xícaras de chá e 1/2 da farinha de trigo;
- 1 colher de sopa do fermento em pó;
- 1 xícara de chá das frutas cristalizadas;
- 2 colheres de sopa cheias de tâmaras picadas;
- 1 xícara de chá das uvas passas;
- 2 colheres de sopa cheias de nozes picadinhas;
- Cerejas o quanto quiser para decorar.
Ingredientes da cobertura
Confira a lista do que é preciso:
- 2 xícaras de chá do açúcar refinado;
- ½ xícara de chá de leite.
Modo de preparar o bolo de Natal
Em um liquidificador, bata o leite de coco, os ovos, bem como o açúcar. Em um vasilhame, coloque essa mistura batida juntamente com o fermento e o trigo, misturando bem.
Na 3ª vasilha separada, coloque as frutas cristalizadas, nozes, uvas passas e tâmaras em refratário. Nesse mix de frutas, misture 3 colheres de sopa de farinha de trigo, de forma que não afundem dentro da massa.
Uma todas as misturas, transferindo para a forma redonda, que já esteja untada, mas também enfarinhada. Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180° C. Assim, leve para assar por mais ou menos 40 minutos.
Enquanto isso, para fazer a cobertura, vá juntando o leite de pouco em pouco ao açúcar. Se preferir, leve ao micro-ondas para encorpar por mais ou menos 10 segundos. Em seguida, espalhe bem em cima de todo o bolo, terminando de decorar com as cerejas.
Gostou da receita de bolo de Natal? Tem outra receita dessas de família que queira compartilhar conosco? Pois, fique à vontade para deixar seu comentário!
Dessa forma, você também pode gostar: Torta de nozes com doce de leite: uma receita deliciosa de sobremesa
Comentários estão fechados.