Anúncio

Bolo de rapadura: da roça para sua mesa, receita para festa junina caseira

Esse bolo é tudo de bom e vai deixar a sua casa no clima junino perfeito!

Anúncio


A rapadura é um doce muito popular no Brasil, e é a cara das festas juninas. E você não precisa abrir mão dessa comemoração do mês de junho em razão da pandemia. Afinal, é possível preparar uma festa junina em casa com muitas guloseimas. Assim, aprenda aqui, no Receitas Fáceis do Folha Go hoje, 23/06, como fazer um bolo de rapadura e sirva do café da manhã à sobremesa. Fica pronto em 01 hora e rende 12 porções. Confira e já vá preparando as bandeirinhas e a música!

Continua depois da publicidade

Como fazer bolo de rapadura: pode ir a sua mesa no café da manhã, como no lanche ou sobremesa

Infelizmente a pandemia ainda é uma realidade no Brasil e, por isso, atrapalha pelo 2º ano consecutivo as comemorações juninas. Entretanto, você pode fazer sua própria festa em casa com sua família. Para isso, basta apostar no sabor de algumas receitas especiais como esse bolo que ensinaremos, o bolo de rapadura. Então, veja como fazer.

Confira, ainda, outras delícias com milho: Curau De Milho Verde: Sobremesa Típica De Deixar Todos Com Água Na Boca

Ingredientes para a receita

Para a massa do bolo de rapadura:

  • 02 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 01 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
  • 02 xícaras (chá) de rapadura;
  • 01 xícara (chá) de água;
  • 04 ovos;
  • 200 g de manteiga;
  • 01 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 01 lata de leite condensado;

Ainda, para cobertura:

  • 01 lata de leite condensado;

Passo a passo de como fazer bolo de rapadura

Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade
bolo de rapadura para café da manhã, lanche ou sobremesa
Bolo rápido e perfeito para sua festa junina em casa. ideal ainda para o café da manhã, lanche ou sobremesa – Foto: Freepik

Vamos ao preparo do bolo de rapadura? Primeiramente leve os pedaços doce ao fogo junto à água. Deixe-os ferver por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Depois, desligue o fogo e coe o líquido, reservando o caldo.

Para continuar, separe os ovos e reserve as gemas. Assim, bata as claras em neve e as reserve. Na sequência, bata conjuntamente uma xícara de chá do caldo de rapadura (e reserve o restante), e bata com a manteiga e as gemas. Adicione, também a farinha, peneirando-se previamente, bem como o bicarbonato de sódio e o fermento.

Por fim, acrescente as claras em neve e incorpore delicadamente. Então, derrame essa mistura em uma forma untada, e leve assar por cerca de 40 minutos ou até que faça o teste do palito e o mesmo saia seco.

Para a cobertura basta levar ao fogo o leite condensado junto ao restante do caldo da rapadura que estava reservado. Cozinhe, mexendo sempre, por pouco menos que 10 minutos. Quando estiver pronto basta derramar sobre todo o bolo e se deliciar!

Sugestão de acompanhamento

Pois bem, os acompanhamentos que separamos para o bolo de rapadura são tipicamente juninos. Com isso, você garante sucesso e muito sabor na sua festa junina em casa. Assim, não deixe de conferir uma seleção completa.

Primeiramente, veja como fazer essa pipoca gourmet sem segredo. Confira, igualmente, como preparar um cachorro-quente assado e diferente. Por fim, não deixe de ver como preparar massa fácil para pastel. Com eles sua festa junina fica incrível!

Delicioso bolo de milho na palha: Outras receitas para sua festa junina caseira

Aprenda outra deliciosa receita para fazer uma festa junina em casa completa e perfeita!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais