Anúncio

Bolo de rolo; aprenda a preparar em casa

Saiba como fazer esse preparo fácil e gostoso

Foto do revisor (Larissa Gusmão Ambrósio)
Revisado por: (Larissa Gusmão Ambrósio)
Anúncio


Salvador, 13 de agosto de 2022, por Ana Cláudia Oliveira – Que tal aprender, agora, a fazer um bolo de rolo delicioso para servir no café da manhã? Trata-se de um preparo fácil, saboroso e de baixo custo para turbinar a sua primeira refeição do dia ou, até mesmo, servir como lanche.

Continua depois da publicidade

Veja, a seguir, todos os detalhes da receita que rende 12 porções e fica pronta em 1 hora e 10 minutos. Tudo isso, aqui, no blog Receitas Fáceis!

Como fazer bolo de rolo

Essa receita é tradicional da região Nordeste do Brasil, mais especificamente do estado de Pernambuco. É um preparo gostoso, fácil de fazer e perfeito para dar mais uma opção de alimento para o café da manhã.

Então, siga na leitura para conferir, nesta matéria, a lista com todos os itens necessários para fazer o preparo e, também, o passo a passo detalhado do bolo de rolo.

Ingredientes

200 gramas de farinha de trigo;
6 gemas de ovos;
200 gramas de açúcar;
2 claras em neve;
200 gramas de margarina;
500 gramas de goiabada;
1/2 xícara de água.

Modo de preparo

Bolo de rolo
O bolo de rolo é fácil de fazer e gostoso para consumir no café da manhã. Foto: Canva Pro

Em primeiro lugar, coloque, na batedeira, a margarina e o açúcar. Bata por alguns minutos até que se forme um creme. Logo depois, acrescente apenas as gemas dos ovos e bata novamente até que fique com uma consistência mais cremosa.

Continua depois da publicidade

Adicione a farinha de trigo e coloque, outra vez, para bater para, assim, ir integrando os ingredientes. E, por fim, visando formar uma massa homogênea, acrescente as claras em neve até que fique tudo bem incorporado.

Para preparar o recheio, basta colocar a goiabada em uma panela, no fogo, com água e mexer até que ela amoleça, ficando com consistência de geleia.

Agora, para fazer a montagem do bolo de rolo, coloque, em uma assadeira, a massa. Ela já deve estar untada com margarina e enfarinhada. Deixe por apenas cinco minutos no forno aquecido previamente a 180ºC. Uma ótima dica é deixar a massa bem fininha nesse primeiro momento.

Coloque um pano úmido sobre a bancada, vire a assadeira e deixe a massa ficar por cima do pano. Polvilhe açúcar e passe, com uma colher, uma camada do recheio de goiabada. Depois, basta enrolar a massa e fazer uma espécie de rocambole.

Por fim, quando o bolo estiver todo enroladinho, corte em pedaços, polvilhe açúcar e leve para servir.

Como servir

Sirva esse preparo como opção no café da manhã ou lanche. Se quiser deixar o preparo com um sabor um pouquinho diferente, acrescente canela na massa ou, então, polvilhe canela em pó na hora de levar para servir.

Vale a pena fazer, pois é um prato gostoso e bem simples, bastando ter atenção ao modo de execução.

Tempo de preparo: 1 hora e 10 minutos;
Quantidade: 12 porções;
Dificuldade: Fácil.

Bolo de Milho com Goiabada e Requeijão

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais