Anúncio

Bolo simples de fubá bem cremoso: aprenda receita fácil e deliciosa para seu café da manhã

A receita fica pronta em apenas 45 minutos e rende 10 porções

Anúncio


Neste sábado, 19 de fevereiro de 2022, o Receitas Fáceis vai te ensinar como preparar um delicioso bolo de fubá, que apesar de muito simples, fica perfeito para o café da manhã ou naquele chá da tarde. Portanto, não deixe de conferir, o passo a passo completo do bolo de fubá cremoso. A receita fica pronta em apenas 45 minutos e rende 10 porções.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer Bolo simples de Fubá bem cremoso para café da manhã

O tradicional Bolo de Fubá tem suas origem remontada a época colonial, onde a farinha de trigo era algo raro, além do produto ser bastante caro.

Assim, as receitas com o milho e seus derivados eram comum, se espalhando pelas regiões Nordeste e Sudeste, pois tinham a maior concentração populacional.

A receita de bolo de fubá possui algumas variações, uma delas é o bolo de fubá cremoso, sendo a que vamos ensinar hoje. Mas existe também o bolo de fubá tradicional perfumado com sementes de erva doce.

Um detalhe, é que esse bolo não leva cobertura e por ser um bolo simples, satisfaz o paladar de todos. Além disso, fica perfeito para acompanhar um café quentinho e feito na hora ou aquele delicioso chá da tarde.

Portanto, não deixe de conferir a seguir a lista de todos os ingredientes necessários, bem como o passo a passo completo de como fazer a receita de Bolo de Fubá Cremoso. Vamos lá?

Continua depois da publicidade

Leia também: Bolo simples de laranja: receita deliciosa que rende 16 porções!

Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de fubá;
  • 3 xícaras (chá) de leite integral;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo (peneirada);
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 3 ovos inteiros;
  • 50 gramas de parmesão ralado;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Passo a passo do Bolo simples de Fubá bem cremoso

Bolo simples de fubá bem cremoso: aprenda receita fácil e deliciosa para café da manhã
Bolo simples de fubá bem cremoso para café da manhã – CANVA Pro

Primeiro, quebre os ovos um a um em um tigela. Isso evita que se estiver algum estragado, não prejudique a receita.

Desse modo, em um liquidificador adicione os ovos, a manteiga, o leite, o açúcar, o fubá, a farinha de trigo e o queijo parmesão ralado.

Na sequência, leve para bater por cerca 2 minutos ou até que fique uma mistura bem homogênea em velocidade alta.

Dica: Você também pode bater os ingredientes dentro de uma tigela, usando um batedor de arame. Contudo, o tempo utilizado para esse processo será maior, cerca de 10 a 15 minutos.

Por fim, adicione o fermento em pó e misture delicadamente, até agregar bem o fermento. Nesse ponto, você pode usar a função “pulsar” do liquidificador.

Em seguida, despeje a massa ne uma forma untada com manteiga e polvilhada com fubá e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente de 40 minutos ou até dourar.

Importante: como este é um bolo cremoso, quando realizar o teste do palito, ele não sairá completamente limpo. Desse modo, tenha cuidado para não queimar o bolo.

Assim, quando o bolo estiver dourando, retire do forno com cuidado e deixe esfriar para desenformar. Depois é só servir acompanhado de um delicioso café ou chá. Bom apetite!

Ademais, você pode gostar também: Bolo de Banana na Caneca: confira receita simples e deliciosa

Dicas matadoras para o bolo perfeito!!!

Janaína Barros entrevista a confeiteira gourmet Fabíola Melo. Ela dá dicas muito especiais para quem quer fazer um bolo muito especial.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais