Anúncio

Bombocado: aprenda a tradicional sobremesa para servir 08 porções maravilhosas

Esse doce encanta crianças e adultos, por isso não pode faltar no seu caderno de receitas

Anúncio


Bombocado é uma sobremesa muito tradicional que basicamente “desapareceu” em razão das muitas receitas da indústria gourmet. Entretanto, quem conhece esta sobremesa, sabe como é deliciosa e pode reconhecer o sabor infantil que evoca. Por isso, o Receitas Fáceis, do Folha Go, vai ensinar hoje 12/11, como fazer bem simples, sem nenhum grau de dificuldade. Em 40 minutos, você terá 8 porções maravilhosas à sua disposição para servir. Vamos lá aprender?

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer bombocado para sobremesa

Para fazer o bombocado da maneira tradicional, é preciso usar ovos e açúcar. Há outros ingredientes que podem melhorar a fórmula. Tal como leite de coco, queijo parmesão e até tapioca, em alguns casos muito especiais.

Mas, veja abaixo uma receita básica para essa deliciosa sobremesa. Isso porque é hora de voltar aos clássicos e preparar o melhor da nossa gastronomia nacional. Afinal, doces especiais que crianças e adultos adoram, devem ser eternizados, não é mesmo?

Pois bem, essa sobremesa teve origem em um mosteiro português, onde os religiosos inventaram os primeiros doces feitos de ovos. Deram a estes doces nomes estranhos no início, tal como: travesseiros, argolas, etc.

Aqui no Brasil, a receita vem mudando e se adaptando conforme costumes e produtos locais. E até  se destaca ainda mais na festa junina. No início era feito com uma calda espessa, depois de resfriada, onde misturava-se gema, um pouco de farinha, manteiga e amêndoas picadas, assando posteriormente na forma de muffin.

Hoje em dia são poucos os poucos ingredientes originais, apenas ovos, açúcar e leite. A farinha deu lugar ao fubá e à mandioca. O queijo foi substituído pelo coco. As amêndoas sumiram. Enfim, houve uma repaginada, mas nada que alterasse a base da gostosura.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Receita De Bombocado De Liquidificador; Confira O Passo A Passo Sem Erro

Continua depois da publicidade

Ingredientes da receita

  • 3 ovos;
  • 1 colher das de sopa da margarina;
  • 2 xícaras das de chá do leite integral;
  • 3 xícaras das de chá do açúcar cristal;
  • 50 gramas do parmesão ralado;
  • 100 gramas do coco ralado;
  • 5 colheres das de sopa da farinha de trigo;
  • Sal ao seu gosto;
  • 1 colher das de sopa do fermento biológico em pó.

Passo a passo do bombocado

Bombocado de sobremesa
Bombocado: aprenda a tradicional sobremesa para servir após qualquer refeição – Foto: Canva

O preparo do bombocado é incrivelmente simples. Primeiramente, no liquidificador, adicione os ingredientes todos que estão listados acima. Enquanto bate, vá untando uma assadeira de tamanho médio com um pouco de margarina ou de manteiga, polvilhando com um pouco de trigo. Dessa forma, leve a travessa para assar no forno a 180º C e aguarde sua sobremesa crescer e corar. Prontinho!

Sugestão de consumo da receita

O bombocado é sim uma sobremesa, mas há quem aprecie essa delícia no lanche, sabia? Assim, consome-se com sucos e até mesmo com um cafezinho passado na hora. Experimente e nos conte o que mais agradou o seu paladar.

Portanto, veja mais: Bolo De Limão Com Coco: Aprenda A Fazer Um Bolo Com O Equilíbrio Perfeito Entre O Cítrico E O Doce

Bolo de paçoca com cobertura de doce de leite

Quer aprender a fazer essa guloseima perfeita de festa junina, mas que serve para degustar sempre que tiver vontade de um bolo delicioso? Assista o vídeo e veja como é prático.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais