Anúncio

Canjica tradicional: uma receita típica junina que faz sucesso o ano todo

Anúncio


A canjica tradicional é um prato tipicamente do Nordeste, indispensável nas festas juninas. Mas, sabendo que a iguaria é deliciosa, e que é bastante apreciada por muitos brasileiros, o Receitas Fáceis, do Folha Go, resolveu trazer  hoje (14/01) uma receita simples, ideal para ser preparada mesmo em outras épocas do ano.

Continua depois da publicidade

Assim, confira também: Bolachinha de maisena com leite condensado; aprenda uma receita especial para o lanche

A canjica não é preparada somente nas festas juninas
A canjica não é preparada somente nas festas juninas – Foto: Canva Pro

Se você também é um apaixonado pelo doce e quer conhecer mais de sua história, aprendendo como fazê-lo, continue conosco na leitura. Afinal, coisa boa a gente gosta é todo dia, não é mesmo?

De onde veio a canjica?

A canjica é tida como um maravilhoso manjar, mas ninguém tem certeza de como ela surgiu na gastronomia brasileira. Não se faz ideia se a iguaria se origina da Ásia, África ou do Brasil. De igual modo às origens controversas, seu nome também entra na roda.

Alguns pesquisadores gastronômicos dizem que nossa canjica tradicional tem a procedência nativa. Assim, seria, na verdade, uma herança dos Tupinambás.

Eram eles quem habitavam os litorais do Brasil na época  do descobrimento feito pelos portugueses, no século XVI. Contudo, para outros estudiosos, o prato originou-se da África.

Continua depois da publicidade

Dizem que a palavra canjica, sofreu alterações vindas do termo “kanzika”, que, em um dialeto africano, quer dizer “papa engrossada do milho cozido”. Mas, há aqueles ainda que afirmam que o doce é oriundo da Índia.

Continua depois da publicidade

Em suma, no fim das contas, ninguém tem certeza de nada. Apenas que a receita que apresentaremos hoje, possui forte influência portuguesa. Isso porque substituiu-se o arroz por uma porção de milho, assim como a água por uma quantidade considerável do leite de coco.

Ah, lembrando que esse patrimônio da gastronomia brasileira serve 15 pessoas e fica pronto em 1 hora e meia. Veja mais!

Dessa forma, leia mais: Qual é o manuseio adequado dos ovos: aprenda o que fazer depois de comprá-los no mercado

Segundo pesquisadores, antigamente fazia-se a receita com canjica de arroz e água
Segundo pesquisadores, antigamente fazia-se a receita com canjica de arroz e água – Foto: Canva Pro

Receita de canjica tradicional

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá da canjica do milho;
  • 1 xícara de chá do açúcar cristal;
  • 1 litro do leite integral;
  • 2 litros aproximadamente de água;
  • 100 gramas do coco ralado;
  • Canela em pau e cravo ao seu gosto;
  • 1 embalagem do leite condensado;
  • 1 embalagem do creme de leite.

Modo de preparar:

Para fazer a canjica tradicional, coloque-a no molho com água por mais ou menos 1 dia. Em seguida, leve para cozinhar na panela de pressão com os 2 litros d’água.

Acrescente canela e cravo, cozinhando a canjica por aproximadamente 45 minutos. Depois desse tempo, adicione o leite, açúcar, coco e leite condensado. Dessa forma, deixe ferver sem a tampa até engrossar o caldo.

Retire do fogo, adicionando o creme de leite. Assim, misture bem e transfira para um refratário. Se preferir, polvilhe um pouco de canela em pó, decorando também com canela em pau e cravo.

Muito fácil de fazer essa receita, não é? Aliás, você tem uma forma simples assim de preparar a canjica tradicional? Conte para a gente nos comentários! Vamos adorar saber!

Ademais, não deixe de verificar: Bolo de milho com requeijão: aprenda uma receitinha deliciosa; e descubra ainda como cortar bolo redondo

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais