Anúncio

Caramelo perfeito; você sabe fazer? Confira o passo a passo correto para não errar

Anúncio


Essa calda vai no topo de sorvetes, tortas doces, pudins, bolos, e claro que costuma fazer muito sucesso, sendo inclusive um diferencial em muitas receitas. Ademais, seguindo os passos corretos é possível ter sua delícia em 15 minutos. Desta forma, hoje (06/01) no Receitas Fáceis aqui do Folha Go vamos mostrar detalhes de como fazer um caramelo perfeito.

Continua depois da publicidade

Leia aqui: Bolo de leite condensado divino; veja como é fácil de fazer

O que é caramelo?

 caramelo perfeito
Passo a passo para um caramelo perfeito; saiba como preparar Foto -Receitas da mama

Todo mundo já errou um caramelo, ou queimou demais ou ainda tentou ajustar para melhorar e piorou tudo! Você começa combinando açúcar e água em uma panela pequena e levando à fervura para que o açúcar se dissolva, mas se não prestar atenção na mistura, tudo vai por água a baixo.

Saiba como fazer um caramelo perfeito

caramelo perfeito
Passo a passo para um caramelo perfeito; saiba como preparar Foto – Fuji doces

Para fazer a receita, os ingredientes são os seguintes:

  • 10 colheres de açúcar;
  • 1 copo de água quente;

Modo de preparo

Para você

Pudim sem forno; sobremesa simples para preparar…

Continua depois da publicidade

Brownie com caramelo; sobremesa para provar agora…

Continua depois da publicidade

Primeiramente, em uma panela larga e com cabo, adicione o açúcar e leve ao fogo médio. Então, vá aos poucos mexendo a panela em movimentos circulares sobre o fogo até derreter o açúcar. Adicione a água quente aos poucos, e mantenha no fogo até formar um caramelo que se desprenda do fundo da panela. Por fim, deixe esfriar.

Como posso saber quando o caramelo está pronto para desligar o fogo?

Esta é a maneira mais fácil de sempre lembrar quando estiver pronto: você deseja que a mistura tenha uma cor profundamente dourada que se assemelhe a uma moeda de cobre. Depois de ver isso, desligue o aquecimento.

Como fica cremoso?

Depois que a mistura de açúcar e água estiver cozida na cor certa, retire do fogo e acrescente a manteiga e o creme de leite (é opcional)- é isso que o transforma no caramelo que você conhece e adora. Seja cuidadoso! A mistura de açúcar estará MUITO quente e sempre borbulha, por isso tome cuidado ao mexer.

Dicas e perguntas sobre calda de caramelo

  • Quanto tempo vai durar a calda de caramelo caseiro? Ao guardar na geladeira por pelo menos um mês.
  • Você pode congelar calda de caramelo? Sim, por alguns meses. Descongele na geladeira ou em banho-maria antes de servir.
  • A calda de caramelo precisa ser refrigerado? Sim, por causa do creme e da manteiga. Ele ficará muito espesso à medida que esfriar, então reaqueça conforme necessário.
  • Você pode reaquecer a calda de caramelo? Sim, no micro-ondas ou no fogão. Aquecer o caramelo irá torná-lo mais fino e mais fluido.

Enfim, saiba mais dicas de calda de caramelo

  • Por que o caramelo cristaliza? Normalmente o que acontece é que você obtém alguns pontos de açúcar cristalizado nas laterais da panela, onde a água evaporou e os grânulos de açúcar se transformaram em cristais novamente, e isso desencadeou uma reação em cadeia em toda a panela.
  • Como você evita que o caramelo cristalize? A maneira mais fácil de começar é evitar que qualquer cristalização nas laterais aconteça, usando um pincel úmido para lavar o açúcar das paredes da panela. Uma alternativa é tampar a panela por um ou dois minutos quando vir a formação de cristais, que usarão o vapor / condensação da tampa para lavar as laterais. Outra opção é usar um pouco de xarope de milho (2 colheres de sopa) para evitar a cristalização. No entanto, muitas pessoas não gostam de adicionar xarope de milho e você não precisa dele para fazer caramelo. Finalmente, nunca mexa o caramelo antes de adicionar o creme.
  • Você pode consertar caramelo cristalizado? SIM! Você não precisa começar de novo ou jogá-lo fora. Adicione 1/4 de xícara de água e leve o açúcar novamente para ferver. Aquecê-lo com a água deve dissolver novamente e umedecer os cristais. Depois, você pode prosseguir com a receita e começar a dar cor ao açúcar.

Portanto, veja também: Bolo de limão fofinho: saiba como preparar essa delícia

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Ler mais